Exsicata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Exsicata é uma amostra de planta prensada e em seguida seca numa estufa (herborizada)[1] [2] , fixada em uma cartolina de tamanho padrão acompanhadas de uma etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal e o local de coleta, para fins de estudo botânico. Exsicatas são normalmente guardadas num herbário.

Cuidados na preparação de uma exsicata[editar | editar código-fonte]

Devem ser coletadas plantas que contenham estruturas reprodutivas como flores ou frutos, para facilitar a identificação, no caso de plantas de pequeno porte, devem ser retiradas inteiras, junto com a raiz. No caso de arbustos ou árvores, devem ser coletados ramos com cerca de 30 cm, onde estão as flores e frutos. A secagem do material deve ser feita à sombra, com o material prensado em jornal, e se a secagem for realizada a temperatura ambiente, o jornal deve ser trocado todos os dias, para evitar o crescimento de fungos. Devem ser anotados dados da coleta, como nome da planta, data da coleta, etc. Após a secagem, a planta deve ser fixada em papel ou cartolina, de preferência com linha e agulha. À direita da planta devem ser anexados os dados da planta, em uma etiqueta contendo nome cientifico, nome popular, local e data da coleta, nome do coletor e o nome do botânico que identificou.

Referências

  1. Exsiccatae of the Bryophytes of Taiwan, Shan-Hsiung Lin, The Bryologist, Vol. 84, No. 3 (Autumn, 1981), pp. 359-362
  2. Abraham Gagnebin de la Ferrière, Fragment pour servir à l'histoire scientifique du Jura bernois et neuchâtelois pendant le siècle dernier, Porrentruy, Victor Michel, 1851, p. 18
Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.