Extrema (Rondônia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Extrema de Rondônia é um distrito de Porto Velho, capital de Rondônia, Brasil, que encontra-se na luta para transformar-se no 53º município do Estado. O plebiscito consultando a criação do novo município já foi realizado, resultando em 170 004 eleitores votando pelo "sim" e apenas 18 853 pelo "não". Apesar de já ter sido criado através da Lei 2.264/2010, em março de 2010 e ter orçamento aprovado para sua implantação, até o momento não houve manifestação do Governo do Estado de Rondônia efetivando o município de Extrema (de Rondônia). Caso seja realmente criado, o município será formado pelos distritos de Extrema (sede), Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã. Possui uma área de 5.515,87 km², cerca de 2,32% da área total do Estado e sua população estimada é de 9.847 habitantes. O plenário do STF, concedeu medida cautelar em ADI para suspender a eficácia da Lei 2.264/2010, tendo em vista a ausência de Lei Complementar Federal autorizando a criação de municípios, conforme art. 18, §4º da Constituição Federal.

Localizado na divisa de Rondônia com o Acre, devido as dificuldades que a Prefeitura de Porto Velho enfrentava para administrar e levar benefícios para estes distritos localizados a mais de 300 Km da capital, após um estudo da Fundação Getúlio Vargas e plebiscito[1] foram desmembrados da capital e em 28 de fevereiro de 2010 foi criado o município de Extrema.

Localização e acesso[editar | editar código-fonte]

Extrema faz parte da Microrregião I – Porto Velho que contém os municípios de Porto Velho, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã do Oeste e Nova Mamoré. Faz limite ao Norte com o estado do Amazonas, ao sul com Nova Mamoré e Buritis, a leste com Candeias do Jamari e Alto Paraíso, a oeste com Nova Mamoré, República da Bolívia e o estado do Acre. O acesso rodoviário faz-se partindo de Cuiabá pela BR-070 com prolongamento à BR-174 e BR-364, de Rio Branco pela BR-364 e de Manaus pela BR-319.

Notas e referências

  1. "RESOLUÇÃO Nº 35 DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009", (10 de dezembro de 2009) (em português).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios de Rondônia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.