Extreme Ghostbusters

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Extreme Ghostbusters
Os Novos Caça-Fantasmas (BR)
Informação geral
Formato
Duração Aprox. 24 min.
Criador(es) Dan Aykroyd e Dan Angel
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Exibição
Transmissão original 1 de setembro de 19978 de dezembro de 1997
Nº de temporadas 1
Nº de episódios 40

Extreme Ghostbusters (no Brasil, Os Novos Caça-Fantasmas) foi um desenho animado norte-americano de 1997. É a sequência de outra série animada, The Real Ghostbusters e faz parte da franquia filme/TV Ghostbusters. A série foi ao ar nos EUA originalmente em 1997 e conta a história de um grupo de jovens universitários que se tornam caça-fantasmas liderados pelo veterano Egon Spengler. Inicialmente no Brasil foi exibido pela Rede Record e depois pela Rede Globo mas só para antena parabolica no programa Festival de desenhos

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Sete anos após o fim de The Real Ghostbusters, a falta de atividades sobrenaturais na cidade de Nova York deixa os caça-fantasmas fora de combate. Cada membro do time segue seu próprio caminho, exceto o Dr. Egon Spengler que ainda vive no antigo edifício do corpo de bombeiros onde funciona o quartel general dos Caça-fantasmas, continuando com suas pesquisas sobre acontecimentos paranormais e dando aulas em uma universidade local. Quando começam a aparecer fantasmas na cidade novamente, Egon é forçado a recrutar quatro estudantes para auxiliá-lo como novos caça-fantasmas. Esses estudantes são Kylie Griffin, uma garota gênio e especialista em ocultismo. Eduardo Rivera, um latino cínico e relaxado, Garrett Miller, um jovem atleta de cadeira de rodas e Roland Jackson, um jovem gênio especialista em maquinaria. Seguindo o grupo ainda estão presentes Janine Melnitz, a ex-secretária dos caça-fantasmas que retorna ao antigo emprego e Geléia, o monstro de gosma verde, mascote do time.

A série mostra as aventuras dessa nova geração de caça-fantasmas, continuando a saga na cidade de Nova York novamente sendo alvo de atividades paranormais. A série segue um estilo ainda de comédia misturada a ficção, porém, diferentemente de sua predessessora, ela tem um nível mais caótico e sombrio. Isso se reflete, por exemplo, na música tema, uma nova versão do clássico de Ray Parker Jr. com arranjos que misturam funk e rock. A premissa do desenho segue nas dificuldades que nos novos caça-fantasmas tem em trabalhar em equipe, o interesse amoroso de Janine em Egon, a relação de amor e ódio entre Kylie e Eduardo e os frequentes problemas que eles enfrentam com inimigos fantasmas.

O mais notável episódio é o, divido em duas partes, "Back in the Saddle" (De Volta a Sela), quando os três antigos integrantes do grupo fazem uma participação especial no episódio. Peter Venkman, Winston Zeddemore e Ray Stantz reaparecem, sendo que na versão americana, com seus antigos dubladores Dave Coulier, Busters Jones e Frank Welker, respectivamente.

O programa fez parte de uma série de antigas animações de sucesso da década de 1980 que ganharam novas versões, como He-man e Tartarugas Ninjas, todos com novas sequências, nem tão bem sucedidas como as anteriores.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Egon Spengler[editar | editar código-fonte]

O único caça-fantasma do time original retorna sendo regular na série. Egon recruta um grupo de estudantes para serem os novos caça-fantasmas, diante das novas atividades sobrenaturais que tomam conta da cidade. Ele ainda vive no antigo quartel general do grupo, um velho edifício do corpo de bombeiros ao lado de Geléia. Ele geralmente não entra em combate, sendo a retaguarda por rádio para os novos pupilos.

Janine Melnitz[editar | editar código-fonte]

A antiga recepcionista dos caça-fantasmas também retorna depois de se reunir com Egon na Universidade de Columbia. Assim como Egon, ela dá assistência ao novo time, sendo considerada por Egon como uma contadora e coletora para o grupo.

Eduardo Rivera[editar | editar código-fonte]

Preguiçoso, sarcástico e relaxado, Eduardo faz parte do grupo por ser corajoso e estrategista. Seu personagem tem semelhanças no estilo de Peter Venkman, principalmente pelo jeito irônico com que leva algumas situações e sua atração por mulheres. Eduardo vive uma relação de amor e ódio com Kylie. Suas frases mais marcantes são "Talvez ele(a) esteja morto(a)" (mesmo quando não há indícios, ou quando alguém simplesmente some) e "Nós somos cientistas", parafraseando Venkman. No episódio "Rage" (Raiva) ele revela ter um irmão que trabalha na polícia de Nova York, que o odeia por ser um caça-fantasma.

Roland Jackson[editar | editar código-fonte]

O mecânico do grupo. Roland é dotado de muita inteligência e astúcia com máquinas, eventualmente auxiliando Egon com novos equipamentos e a reparar a mochila de prótons e o carro Ecto-1. Ele tem um ponto de vista particular sobre acontecimentos paranormais e revela no episódio "Fear Itself" (Sinta Medo de Você Mesmo) que seu único temor é ter seu equipamento quebrado. Seu personagem tem características muito semelhantes a Winston Zeddemore.

Garrett Miller[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser um cadeirante, Garrett é o mais ágil e forte do grupo, por isso sua cadeira de rodas trás bastantes vantagens apesar de não poder andar. Sua força de vontade e entusiasmo sempre ajudam em difíceis situações que eles enfrentam. No episódio "Grease" (Engordurar) ele revela que nasceu com problemas para andar e constantemente faz piadas e brincadeiras com sua situação. No episódio "Fear Itself", ele revela sofrer de claustrofobia. Ele é o único personagem de toda a franquia que nunca teve um brinquedo fabricado.

Kylie Griffin[editar | editar código-fonte]

A única do grupo que já tinha conhecimento sobre paranormalidade antes de se reunir com os caça-fantasmas, Kylie parece ser uma pupila de Egon no começo da série, mas depois se afasta. Sua relação com Eduardo é sempre conturbada, quase sempre com discussão entre os dois. Ela tem um estilo gótico, sempre com batom escuro e cabelo desfeito. No episódio "Grease", ela revela que seu pais se divorciaram e que ela foi viver sózinha com seu gato.

Geléia[editar | editar código-fonte]

O antigo mascote do grupo retorna com humor e características muito semelhantes ao seu passado. Somente seu visual ganhou alguns novos detalhes.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Dubladores da versão americana:

Episódios[editar | editar código-fonte]

1. Escuridão no meio-dia parte 1

Os trabalhadores da construção liberaram inadvertidamente Achira, um fantasma que pudesse espalhar a doença. Únicos que poderiam parar este fantasma são o caça fantasmas, mas eles têm por muito tempo desde licenciado. De facto, somente Egon está ainda em nova york. Está ensinando agora uma classe da faculdade, mas seus quatro estudantes podem provar muito útil de encontro a este fantasma desagradável.

2. Escuridão no meio-dia parte 2

Egon constrói o equipamento rebentando novo e melhorado do fantasma para a equipe nova. Quando procurararem por Achira, Eduardo vê outra vez Kylie, que foi possuído por Achira.

3. A cara verdadeira de um monstro

Um Rabbi' o filho de cria um Golem para defender de encontro ao vandalismo do templo. Mas o Golem vem forte para ser controlado, forçando o EGB para vir acima de encontro a esta força violenta.

4. Medo próprio

O EGB terá que enfrentar seus demónios internos quando vêm acima de encontro a um fantasma que possa trazer medos dos povos à vida.

5. Deadliners

Os caráteres de uma novela do horror estão atacando povos inocentes.

Merchandising[editar | editar código-fonte]

video caseiro[editar | editar código-fonte]

Em 1998 foi lançado um VHS pela Columbia TriStar Home Video (hoje, Sony Pictures Home Entertainment). O VHS foi lançado em três volumes, com dois episódios cada. Não há planos para o lançamento em DVD.

VHS lançados, somente em inglês:

  • Volume 1: "Darkness at Noon, Part 1", "Darkness at Noon, Part 2"
  • Volume 2: "The Infernal Machine", "Grundelesque"
  • Volume 3: "Back in the Saddle, Part 1", "Back in the Saddle, Part 2"

videogame[editar | editar código-fonte]

Três jogos baseados na série foram lançados, dois para o portátil Game Boy Color e um para Playstation.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]