Exército Novo (Inglaterra)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Catecismo do Soldado.
Recriação histórica de uma batalha da Primeira Guerra Civil Inglesa.

O Exército Novo ou Novo Exército Modelo (em língua inglesa "New Model Army") foi um exército da Grã-Bretanha formado ao tempo da Guerra civil inglesa.

História[editar | editar código-fonte]

O Exército Novo foi formado em 1645 pelo Parlamento e dissolvido em 1660 após a Restauração. Era diferente dos demais exércitos à época, uma vez que foi concebido como uma força responsável pelo serviço em todo o país, ao invés de estar circunscrito a uma única área ou guarnição. Como tal, era constituído por soldados em tempo integral, ao invés da milícia usual à época. Além disso, possuía militares de carreira, não tendo assento em qualquer das Casas (dos Lordes ou dos Comuns) e, portanto, não eram ligados a nenhuma facção política ou religiosa entre os parlamentares.

Oliver Cromwell remodelou o Exército e, a frente dele, venceu várias batalhas, os soldados passaram a ser promovidos com base na competência e não mais pelo nascimento em uma família de prestigio. Ou seja, o critério de nascimento foi substituído pelo de merecimento, Esse novo Exercito (New Model Army) venceu o Exercito do rei na Batalha de Naseby (1645), que pôs fim à luta. O Rei Carlos Ι foi condenado à morte e executado. A republica foi proclamada e Oliver Cromwell assumiu o governo do seu país.[1]

Referências

  1. Alfredo Boulos Júnior (2009). História - Sociedade & Cidadania, p. 75. Editora FTD S/A ISBN 978-85-322-7081-8