Fábrica de software

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o portal:


Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Setembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Fábrica de software é um conjunto de recursos (humanos e materiais), processos e metodologias estruturados de forma semelhante àqueles das indústrias tradicionais, utilizando as melhores práticas criadas para o processo de desenvolvimento, testes e manutenções dos softwares.

Utiliza em sua operação indicadores de qualidade e produtividade em cada etapa do ciclo de desenvolvimento de software, bem como busca maximizar a re-utilização de componentes anteriormente desenvolvidos.Tornou-se uma prática comum com o objetivo de massificar a produção de software pela redução de custos. O termo “fábrica de software” nasceu da adoção do conceito de fábrica tradicional ao processo de desenvolvimento de sistemas e aplicações, ou seja, fábrica de software é a estrutura formada pelo conjunto de profissionais, recursos materiais, processos e metodologias para o desenvolvimento de sofwares, sistemas e aplicações, englobando desde a análise de requisitos até a fase de manutenção.

Com mais de 25 anos de experiência em tecnologia da informação, a Stefanini possui fábrica de software formada por equipes altamente especializadas, que atuam em projetos dos mais diversos tipos e tamanhos, inclusive globalmente. A Stefanini ainda mantém parcerias estratégicas e Centros de Excelência das principais tecnologias do mercado, como mainframe, SAP, Java, .Net e mobilidade entre outras.

Os projetos realizados pela fábrica de software da Stefanini são desenvolvidos sob medida, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, atendendo as melhores práticas de mercado (CMMI, MPS.Br, PMI, ISO, ITIL, etc) e alinhados ao negócio do cliente.

Fábrica de Software: um ciclo de vantagens

Cada empresa possui necessidades específicas, sejam operacionais ou de negócios. Porém, desenvolver uma solução eficaz, dentro do tempo adequado, com mão-de-obra especializada e tecnologia atualizada, requer um grande investimento por parte da organização, o que pode afetar sua competitividade.

Por possuir extensa expertise na construção de soluções e no desenvolvimento dos mais diversos tipos de componentes, a fábrica de software acumula não apenas experiência, mas também os próprios elementos integrantes de sistemas e aplicações. Assim, além da redução do tempo usado no desenvolvimento da solução em si, esta variedade de componentes e de expertise em diferentes mercados pode oferecer uma visão mais abrangente e, consequentemente, contribuir com o aproveitamento de soluções em diferentes situações de forma inovadora.

Outra consequência importante que a parceria com uma fábrica de software proporciona é em relação aos custos. Além de o conjunto de expertise e de soluções da fábrica de software diminuir os custos de programação e desenvolvimento de programas, a empresa que conta com a fábrica de software pode reduzir, ou até mesmo eliminar, investimentos e gastos com infraestrutura de software e hardware, com espaço físico para o departamento de TI, com contratação de profissionais e com toda a gestão de desenvolvimento sistemas e aplicações.

Dessa forma, a busca pela redução de custo das empresas leva à parceria com fábricas de software, que, pela diversidade de clientes atendidos eleva sua expertise, o que acarreta na redução de custo de desenvolvimento, reforçando a fábrica de software como a melhor opção.

A abrangência da Fábrica de Software Os serviços prestados pela fábrica de software da Stefanini abrangem desde o desenvolvimento de módulos avulsos ou sistemas completos até a toda a manutenção adequada às soluções oferecidas, incluindo a integração de aplicações em sistemas já existentes, a incorporação de novas tecnologias para atualização do sistema e a conversão de aplicações para outros ambientes, assim como melhorias de performance.

Para garantir a qualidade de seus serviços, a fábrica de software da Stefanini conta com equipes especializadas em consultoria, para entender as necessidades e requisitos do cliente e dos usuários do sistema e atendê-los da forma mais adequada; equipes de planejamento e controle da execução, com PMO, para realizar a alocação de recursos e definir entregas; desenvolvedores especialistas das mais diversas linguagens, plataformas e ambientes do mercado e testers experientes, para assegurar que o produto final atenda a todas as especificações.

Todas as etapas do ciclo de desenvolvimento das operações da fábrica de software são realizadas utilizando indicadores de qualidade e produtividade, de acordo com metodologia própria, ferramentas de gestão e processos estruturados para que todos os prazos, custos e requisitos sejam rigidamente seguidos.

As certificações que garantem a qualidade da Fábrica de Software Stefanini

Assim como para as fábricas tradicionais, de onde saiu seu conceito, para a fábrica de software existem certificações e conjuntos de boas práticas que regem os processos e legitimam a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, como oMPS.Br e CMMI.

Investindo constantemente na melhoria de seus processos, a fábrica de software da Stefanini possui algumas das mais importantes e exigentes certificações – nacionais e internacionais – do segmento, como ISO, CMMI, MPS-Br e Moprosoft.

Além da fábrica de software: a Stefanini também possui expertise em Outsourcing de Infraestrutura, Outsourcing de Aplicações e BPO, com forte atuação nos mais diversos segmentos de mercado. A empresa também possui um amplo leque de Smart Solutions. - Glaudiston Marques de Oliveira.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.