Fórum de discussão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Exemplo de fórum

Fórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates por meio de mensagens publicadas abordando uma mesma questão.[1] Também é chamado de "comunidade" ou "board".

Organização das mensagens[editar | editar código-fonte]

Os fóruns de discussão basicamente possuem duas divisões organizacionais, a primeira faz a divisão por assunto e a segunda uma divisão desse em tópicos. As mensagens ficam ordenadas decrescentemente por data, da mesma forma que os tópicos ficam ordenados pela data da última postagem.

Registro[editar | editar código-fonte]

O processo de registro geralmente envolve verificação da idade (alguns fóruns proíbem ou restringem o registro de pessoas menores de 13 anos, 18 anos ou etc), seguida de uma declaração dos termos de serviço (outros documentos também podem estar presentes) que deve ser aceita para que o usuário possa se registrar. Depois disso, o usuário é apresentado a um formulário de registro para preencher requerente, no mínimo: um apelido (que depois pode ser mudado pelo usuário ou pela moderação), uma senha, o e-mail e o código de verificação (serve para impedir programas automáticos de se cadastrarem no fórum).

A grande maioria dos fóruns exigem que o visitante se cadastre para postar. Os usuários registrados são chamados de membros. Mesmo assim existem fóruns onde é permitido os visitantes postarem, sem necessidade de criação de conta. Ainda assim nesses fóruns, o cadastro é encorajado.

Regras[editar | editar código-fonte]

Todo fórum possui regras próprias. Mas a grande maioria dos fóruns possuem regras em comum, contra spam, fakes, flood, brigas, tópicos inúteis, double posting e ressucitar tópicos. Geralmente quando um usuário desrespeita uma dessas regras, é punido com alerta, advertência, suspensão ou banimento. No caso de usuários não cadastrados (mas também pode servir para usuários cadastrados), o bloqueio de IP também pode ser aplicado.

As regras são mantidas, executadas e modificadas pela equipe de moderação, mas os usuários também podem ajudar os moderadores via um sistema de report.

Os moderadores também possuem regras próprias. Quando um moderador desrespeita uma dessas regras, geralmente ele perde seu cargo.

Censor de palavras[editar | editar código-fonte]

Um censor de palavras é comumente incluído na plataforma do fórum. Como o próprio nome já diz, ele pega as palavras de um post de um usuário e as substitui por outras palavras, por asteriscos ou por qualquer outra coisa. Geralmente é usado para censurar palavrões, mas pode ser usado para censurar outros tipos de palavras. E nem todos os fóruns usam o censor de palavras.

Características[editar | editar código-fonte]

Todas as plataformas de fóruns possuem características (que podem ser habilitadas ou não pelos administradores) que não são comuns a todos os fóruns, mas podem facilitar o uso deste.

Mensagem privada[editar | editar código-fonte]

Uma mensagem privada (ou MP) é uma mensagem enviada em privado para um membro (ou mais). São geralmente usadas para conversas pessoais.

Anexo[editar | editar código-fonte]

Um anexo é mandado por um post. É um arquivo que é mandado para o servidor do fórum e pode ser baixado pelos outros usuários do fórum. Fóruns geralmente possuem limites (de tamanho e/ou de extensão) para os arquivos que podem ser enviados pro servidor do fórum, ou proíbem totalmente os anexos.

Emoticons[editar | editar código-fonte]

Emoticons ou smiles são símbolos ou combinações de símbolos para representar o conteúdo emocional de um post.

Enquetes[editar | editar código-fonte]

Muitos fóruns possuem um sistema de enquete para que se saiba a opinião dos usuários do fórum sobre alguma coisa. As enquetes podem permitir escolha única ou múltipla. As enquetes também podem ser feitas para expirar em uma certa data ou um número de dias após sua criação. Os membros votam na enquete e as estatísticas são exibidas de forma gráfica.

Permissões de usuários e moderação[editar | editar código-fonte]

Os status de usuários registrados num fórum geralmente variam em quatro níveis de permissão:

O membro com status de usuário possui liberdade para publicar mensagens em tópicos abertos ao debate e respondê-los independentemente de quem os publicou.

O membro com status de moderador tem a permissão de editar, mover, deletar, adequar o que for necessário na sala de tópicos a que tem permissão de moderação. Na maioria dos fóruns, cada assunto possui um ou mais moderadores os quais possuem funções diversas que variam de fórum para fórum, mas basicamente eles podem editar mensagens postadas, eliminar publicações, moderar e eliminar tópicos, como também, trocar uma mensagem que foge do assunto (chamadas de off-topic) e postá-lo no lugar correto e comunicar o usuário, entre outros. Resumindo, é um usuário cuja função é corrigir tudo o que não está bem e alertar para esses mesmos erros.

O membro com status de administrador é o que agrega as funções de administração e configuração do fórum, criação de adequação de novas salas, é quem tem permissão para enviar e-mails em massa, é quem pode bloquear, suspender ou expulsar outros membros, entre inúmeras outras funções administrativas. Às vezes, também pode-se encontrar moderadores com algumas funções de administradores (como bloquear usuários), ou administradores com permissões menores que outros.

O membro com status de banido é aquele que foi expulso do fórum por desrespeitar as regras do mesmo. Ele não pode postar nada e não pode alterar seu perfil. Geralmente os banidos não podem voltar ao fórum, mas existem fóruns em que há regras para permitir que um membro banido volte ao fórum.

Há muitos fóruns hoje em dia que possuem muito mais níveis de permissão que não se restringem apenas aos membros, administradores, moderadores ou banidos. Esses quatro níveis são apenas os essenciais.

Tipos de Fórum[editar | editar código-fonte]

Existem dois tipos de fórum: o público e o privado. No fórum de discussão público, provedores, empresas ou instituições disponibilizam espaços para discussão sobre os mais variados tópicos de interesse geral, durante um determinado período de tempo; o acesso e a participação nesse tipo de fórum é livre e irrestrito, sem limite de tempo ou espaço para a troca de mensagens escritas. Em contrapartida, no fórum de discussão privado, uma empresa ou instituição abre espaço para discussão sobre tópicos específicos relacionados à área de interesse, durante um período de tempo determinado; o usuário apenas precisa ter acesso ao sistema do fórum na web, por meio de cadastramento prévio para obtenção da senha competente.

Desvantagens[editar | editar código-fonte]

A estrutura montada com as mensagens pode levar a algumas dificuldades para a recuperação e interpretação da informação. Existem trabalhos que utilizam, por exemplo, Redes sistêmicas para organizar a informação. O fato de ser assíncrono implica uma mensagem poder ser respondida após alguns segundos, minutos ou após alguns dias.

Vantagens

-Discussão mais ampla ;

-Inúmeras questões analisadas ;

-Organização de ideias ;

-Alargamento do conhecimento ;

-Acesso público e fácil ;

-Facilidade de armazenar e expressar questões e dúvidas ;

-Esclarecimento de dúvidas ;

-Troca de diferente opiniões ;

-Fácil anexo de arquivos;

Possibilidade de construção de um texto rico , através das diferentes opiniões dos utilizadores ;

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Título não preenchido, favor adicionar vBulletin.com.. "A bulletin board is an online discussion site. It is sometimes also called a 'board' or 'forums'. It may contain several categories, consisting of forums, threads and individual posts."