f(x) (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
f(x)
f(x) na celebração do 40º aniversário da Cultura Coreana e Serviço de Informação (Kocis) em dezembro de 2011. Da esquerda para a direita: Victoria Song, Amber Liu, Krystal Jung, Sulli e Luna
Informação geral
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s) K-pop, electropop, dance-pop
Período em atividade 2009 – presente
Gravadora(s) Coreia do SulSM Entertainment
JapãoAvex[1]
República da ChinaAvex Taiwan
Afiliação(ões) SM Town
Página oficial Página oficial
Integrantes Victoria Song
Amber Liu
Luna
Sulli
Krystal Jung

f(x) (em coreano: 에프엑스) é um girl group sul-coreano, criada pela SM Entertainment em 2009. O grupo consiste em Victoria Song, Amber Liu, Luna , Sulli e Krystal Jung. O grupo fez sua estréia em 5 de setembro de 2009, com o lançamento do single digital "LA chA TA". Elas são conhecidas por sua música sendo muito eletrônica. f(x) lançou seu primeiro EP, Nu ABO em 2010. Eles lançaram seu primeiro álbum de estúdio, Pinocchio em 2011. O primeiro single do álbum, "Pinocchio (Danger)", ganhou sua primeira vitória em um programa de música, e foi a sua primeira canção a conquistar a tríplice coroa.

Elas lançaram seu segundo EP, Electric Shock em 10 de junho de 2012. Electric Shock alcançou o primeiro lugar nos EUA e Canadian iTunes Electronic Albums Chart logo após seu lançamento.[2] O single fora de seu EP ganhou popularidade e aclamação significativa, varrendo internamente gráficos digitais.[3] Seu segundo álbum de estúdio, Pink Tape, foi lançado em 29 de julho de 2013. Em julho de 2014, o grupo lançou seu terceiro álbum de estúdio, Red Light, sendo um sucesso comercial e de crítica.

História[editar | editar código-fonte]

2009: Debut, o primeiro álbum single, e colaborações[editar | editar código-fonte]

f(x) performando "Chocolate Love" no LG CYON Showcase.

A SM lançou pela primeira vez um teaser do grupo no YouTube em 24 de agosto, apresentando-o como "Grupo Pop de Dança da Ásia". Durante cinco dias, a SM lançou individualmente informação através de portais de notícias e postou fotos de cada membro em no site oficial da SM Town, começando com a coreana Sulli em 26 de agosto, a taiwanês-americana Amber em 27 de agosto, a coreana-americana Krystal em 28 de agosto, a coreana Luna em 29 de agosto e, finalmente, a chinesa Victoria em 30 de agosto.

Em 1 de setembro, o primeiro single do grupo "LA chA TA" foi lançado digitalmente. Após a sua primeira apresentação no Centro de Moda Samseong-dong em 2 de setembro, o videoclipe foi exibido e lançado online no dia seguinte. A primeira performance de "LA chA TA" foi realizada no Show! Music Core da MBC em 5 de setembro.

Em 7 de outubro, o grupo também lançou a versão electro-pop do single digital, "Chocolate Love", ao lado de suas companheiras de gravadora Girls' Generation.[4] O single foi lançado para a promoção do telefone, LG Chocolate (BL40).

Em 9 de novembro, f(x) lançou seu primeiro álbum single, "Chu~♥", que consiste em três músicas.

Em 19 e 20 de dezembro, f(x) apareceram como convidados especiais na turnê do grupo Girls' Generation ,Into the New World, no Olympic Fencing Gymnasium.

2010: Nu ABO, hiato de Amber, e SMTown World Tour[editar | editar código-fonte]

Em 2 de janeiro, o grupo lançou o single chinês, "Lollipop", uma versão cover da canção de 1958 "Lollipop" - escrito por Julius Dixson ae Beverly Ross, em parceria com a boy band chinesa MIC, para promover o telefone LG Cyon. O vídeo da música foi lançado digitalmente em 12 de janeiro de 2010, elas também fizeram uma versão coreana da música com seus companheiros gravadora SHINee, mas nenhum vídeo da música foi feito.

Em 27 e 28 de fevereiro, o grupo apareceu mais uma vez como convidados especiais na Into the New World no Olympic Fencing Gymnasium.

Em 4 de maio, f(x) lançaram seu primeiro mini-álbum, Nu ABO, composto por seis faixas. O primeiro single, "Nu ABO", apareceu em gráficos como Monkey3, Dosirak e Bugs.[5] A canção foi número no gráfico no Gaon Chart. O videoclipe para a canção foi lançada em 6 de maio. O grupo fez seu retorno ao vivo no Music Bank em 7 de maio, no Music Core em 8 de maio e no Inkigayo em 9 de maio.[6]

Amber entrou em hiato em junho devido a uma lesão no tornozelo. As atividades restantes do grupo do ano de 2010 foram realizadas sem ela.

Em 17 de julho, o grupo começou a tocar seu próximo single promocional, "Mr. Boogie", de seu mini-álbum, Nu ABO. Elas fizeram sua primeira performance para a música no Music Core.

f(x) também participou da SMTown Live '10 World Tour ao lado de seus companheiros de gravadora em 21 de agosto no Estádio Olímpico de Seul. Eles também se apresentaram em Tóquio, Xangai, Los Angeles e Paris, em datas posteriores.[7] Isso marca a primeira vez que f(x) e seus companheiros de gravadora se apresentaram fora da Ásia.

Em 24 de novembro de 2010, Avex Entertainment, bem como SM Entertainment no Japão, divulgou um comunicado sobre a renovação dos contratos dos artistas da SM assinados a Avex. Ele afirmou que f(x) assinou contrato com a Avex, e seus álbuns serão lançados no âmbito do referido rótulo no Japão, Taiwan, China e Hong Kong.[1]

2011: Pinocchio e Hot Summer [editar | editar código-fonte]

Foi anunciado pela SM Entertainment que Amber voltou dos EUA depois de uma longa licença desde junho de 2010 e que f(x) estava planejando lançar um álbum de estúdio no primeiro semestre do ano.[8]

A primeira foto teaser para o álbum intitulado Pinocchio foi lançada em 7 de abril de 2011, no site oficial do f(x). O teaser do MV para o primeiro single, "Pinocchio (Danger)" (um remake de Kristine Elezaj, da canção "Razor"),[9] foi lançado em 15 de abril de 2011. O álbum foi lançado em 20 de abril de 2011, o grupo realizou sua primeira volta aos palcos no Music Bank em 22 de abril de 2011.

O grupo alcançou 8-wins com "Pinocchio (Danger)" dos shows de música, ou seja, M! Countdown, Music Bank e Inkigayo.

Em 8 de junho, foi anunciado que f(x) iria lançar um álbum repackaged de Pinocchio, intitulado "Hot Summer", no dia 14. Ele inclui todas as 10 músicas de seu primeiro álbum e a nova canção "Hot Summer" (uma regravação da banda Monrose),[9] escrita por Thomas Troelsen e Remee), sua canção da trilha sonora para "Paradise Ranch" e os singles digitais "Chu" e "LA chA TA".[10]

Em agosto de 2011, f(x) lançou um OST chamado "Garagabana" para o jogo online "Bust-a-Move".[11]

Em 13 de dezembro de 2011, f(x) lançou uma canção em inglês intitulada "1, 2, 3", como parte do álbum 2011 Winter SMTown – The Warmest Gift.[12]

2012: SMTown Tour, Electric Shock e estréia japonesa[editar | editar código-fonte]

F(x) participou da turnê SMTown Live World em Anaheim no Honda Center em 20 de maio de 2012 e em Hsinchu, Taiwan no Hsinchu County Stadium em 9 de junho de 2012 com os seus colegas de gravadora.

f(x) sem Sulli no Yeosu World Expo Pop Festival em julho de 2012.

Foi confirmado que f(x) estaria fazendo seu retorno em junho ou julho. No entanto, a SM confirmou mais tarde em 5 de junho de 2012 que as meninas iriam lançar um novo mini-álbum intitulado Electric Shock em sites de música, como o iTunes em 10 de junho de 2012.[13] Em 5 de junho, a SM Entertainment lançou uma imagem teaser da Krystal Jung para seu retorno com o mini-álbum Electric Shock.[14] No dia seguinte, SM lançou fotos de Victoria Song e Sulli.[15] No dia seguinte SM lanço a capa do álbum e fotos no M! Countdown.[16] Em 8 de junho, a SM lançou fotos de Luna e Amber Liu. No mesmo dia, eles lançaram um teaser do vídeo de "Electric Shock".

Depois de lançar uma série de imagens, f(x) lançou o EP Electric Shock digitalmente em 10 de junho 2012.[17] f(x) começou as promoções de "Electric Shock" no M! Countdown em 14 de junho e também cantou "Jet", como parte de uma fase especial de retorno. O grupo performou "Electric Shock" em vários programas musicais, como Music Bank, Music Core e Inkigayo.

O grupo começou suas promoções japonesas, com seu hit Hot Summer, em meados de agosto. A faixa foi escolhida como a música de fundo para o Uminoie Resort, dando aos fãs no Japão uma primeira oportunidade de ouvir a faixa corajosa.[18]

Em 27 de junho de 2012, f(x) lançou o site oficial japonês.[19] f(x) encerrou as promoções de Electric Shock em 15 de julho, e começou a se preparar para sua estréia japonesa. Representantes da SM Entertainment publicaram, "Embora não tenhamos saído com um cronograma definido ainda, vamos estar preparando f(x) para a sua estreia oficial no japonês durante a segunda metade do ano". O preview de seu primeiro single japonês, um remake de seu hit coreano de 2011, "Hot Summer", foi lançado em 31 de julho de 2012.[20]

2013: SXSW e Pink Tape[editar | editar código-fonte]

Em 29 de janeiro de 2013, a conferência de imprensa para 10th Annual Korean Music Awards, anunciou que as músicas Electric Shock" e "Jet", ambas canções do segundo EP foram nomeadas para a mesma categoria, "Melhor Dança e Música Eletrônica. No que diz respeito às duas músicas sendo nomeados na mesma categoria, um representante do KMAs disse: "Isto é devido as músicas correspondentes com excelentes críticas de música e, em vez de ignorar-las, porque é do mesmo artista, optamos por reconhecer a sua excelência. O 10th Annual KMAs foi realizado no dia 28 de fevereiro.[21] [22]

Foi revelado pela imprensa em 11 de fevereiro de 2013 que f(x) iria se apresentar no 2013 SXSW South By Southwest realizada em Austin, Texas. SXSW é um das maiores conferências anuais de música e eventos do festival nos Estados Unidos. O evento foi realizado de 8 á 17 março, e f(x) foi o primeiro artista de K-pop á se apresentar no SXSW.[23] O canal de TV Fuse listou f(x) como um dos 30 Must-See Acts at SXSW 2013.[24] [25] f(x) voou para Los Angeles para participar do SXSW, e ensaiar a coreografia para o seu segundo álbum com Kevin Maher. Maher e Amber depois twittaram fotos deles ensaiando. O assistente de Maher, Sohey Sugihara também postou duas fotos dele e Maher com f(x) no Instagram.[26] Em seu último dia nos EUA o grupo filmou para o Funny or Die com Anna Kendrick.

No final de maio de 2013, um representante da SM disse que, "Um retorno durante este primeiro semestre do ano, parece difícil para f(x). Estamos no pico da produção do álbum para um retorno durante a segunda metade do ano". Em 1 de julho se apresentaram no 2013 Hong Kong Dome Festival, com novos penteados. Em 17 de julho de 2013, f(x) divulgou um trailer promocional para o seu segundo álbum Pink Tape, que foi lançado em 29 de julho de 2013 tendo como single principal a canção Rum Pum Pum Pum. O álbum alcançou a posição a posição número um em várias paradas musicais, inclusive internacionais como, Billboard], Gaon e Hanteo. f(x) começou promoções para "Rum Pum Pum Pum" e "Pink Tape", no M! Countdown em 25 de julho de 2013. O showcase 'f(x) Music Spoiler - Play! Pink Tape' foi realizado por meio do Naver Music em 29 de julho às 11:11 KST. f(x) introduziu e cantou músicas de seu segundo álbum "Pink Tape", bem como revelou o making-of do vídeo de "Rum Pum Pum Pum". f(x) interpretou a canção "Airplane" como o estágio especial no M! Countdown e Show Champion. Durante o ciclo de promoção, f(x) obteve quatro vitórias com "Rum Pum Pum Pum" em vários shows de música.

Em 6 de novembro de 2013, a SM Entertainment anunciou seu festival de música de uma semana chamado SM Town Week.[27] Então, em dezembro de 2013, o influente influente canal de música america Fuse escolheu Pink Tape como um dos únicos álbuns de K-POP para "Os 41 Melhores Álbuns de 2013".[28] Além disso, Rum Pum Pum Pum foi classificada na posição #3 em "20 Melhores Músicas de K-Pop de 2013" da Billboard.[29]

f(x) e EXO apresentaram seu concerto conjunto intitulado 'SMTOWN WEEK f(x) & EXO 'Christmas Wonderland', no KINTEX, Ilsan em 24 de dezembro às 20:00 (KST) e em 25 de dezembro de 18:00 (KST). f(x) apresentou suas canções de sucesso, e faixas do segundo álbum "Pink Tape", incluindo o "Step" e "No More" e várias performances especiais com EXO.[30]

2014: Controvérsia de No More e Red Light[editar | editar código-fonte]

No início de 2014, f(x) ganhou o "The Group Artist" na premiação 20th Korean Entertainment Arts Awards,[31] "Disk Bonsang" no 28th Golden Disk Awards,[32] , bem como o "Melhor Artista de Desempenho" no Yin Yue Feng Yun Bang Awards realizado na China.[33] Durante a cerimônia de Golden Disk Awards, Krystal, Luna e Amber fizeram um cover da canção do Girls' Generation "The Boys".[34]

Em 15 de maio de 2014, Ariana Grande enviou uma versão de estúdio da canção "Boyfriend Material". A faixa foi gravada para o álbum de estréia da diva pint-sized "Yours Truly", mas não foi incluída no tracklist final. Fãs de K-pop que ouviram a música perceberam que soava familiar. E foi revelada como uma versão em inglês da música "No More", gravado por f(x) para o seu segundo álbum de estúdio. Embora as letras para as duas versões das músicas sejam diferentes, ambos os artistas optaram por manter a estrutura, melodia e o som. A versão de Ariana detalha sua excitação sobre finalmente encontrar um cara que se encaixa no que ela está procurando em um companheiro, ao contrário da versão de f(x), fala de uma garota obcecada por garotos que está pronta para deixa seu amigo de lado, quando um novo garoto aparece.[35]

O terceiro álbum de estúdio do grupo, Red Light, foi lançado em 7 de julho de 2014, em 2 versões: Type A (Sleepy Cats) and Type B (Wild Cats).[36] Desde o seu lançamento, o álbum e o single "Red Light" superou todas as nove paradas musicais na Coréia do Sul. Além do primeiro single, outras faixas como “Milk”, “All Night”, “Butterfly”, “Paper Heart” e “Rainbow” também assumiram pontos no top 10 dos gráficos Genie, Olleh e Bugs.[37] Red Light é do gênero electronic house com a mensagem significativa de se parar um pouco, em seguida, pode-se desfrutar as coisas preciosas da vida. O álbum contem experimentos com sons diferentes e um total de onze faixas.[38] No entanto, no meio das promoções, a SM Entertainment postou um comunicado na página oficial do grupo em 24 de julho de 2014 informando que Sulli estaria enterando em hiato temporário da indústria do entretenimento devido ao estresse emocional e físico causado por "comentários maliciosos e falsos rumores", mas que ainda era um membro do grupo.[39]

Em relação a algumas críticas mistas em relação ao conceito escuro e misterioso do álbum, as integrantes falaram que elas próprias veem o álbum como um novo desafio. Krystal ainda acrescentou que ela gosta desse conceito, porque muitas vezes ela está em papéis bonitos, mas só desta vez ela queria algo que pudesse fazê-la parecer mais obscura e diferente.[40]

A Fuse TV descreveu o grupo como um dos principais descolados do K-Pop, tendo o seu vídeo musical de Red Light atingindo mais de 2 milhões de visualizações no YouTube no primeiro dia.[41] [42] O vídeo musical também foi classificado como um dos vídeos de K-pop mais vistos na América e em todo o mundo durante o mês de julho.[43]

Em 17 de julho de 2014, f(x) se apresentou no M! Countdown sem Sulli, com a SM Entertainment dizendo que Sulli estava doente e, portanto, não foi capaz de se apresentar.[44] No entanto, quando Sulli não apareceu nas performances posteriores, o cronograma de apresentações promocionais foi abruptamente cancelado pelo resto do mês, o que levou à especulação de que Sulli estaria deixando o grupo (ou que o próprio grupo estaria se dissolvendo).[45]

Em 24 de julho, a SM Entertainment postou um comunicado na página oficial do grupo, afirmando que, devido a Sulli está "mentalmente e fisicamente exausta, e por comentários maliciosos e falsos rumores", ela estaria entrando em hiato temporário da indústria do entretenimento, embora ela ainda continua-se sendo um membro do grupo.[46] [47] [48] Os membros restantes agora iriam se concentrar em suas atividades solo e continuar quaisquer atividades em grupo sem Sulli por enquanto.[49] No mês de agosto, itchfork listou "Shadow", "Rum Pum Pum Pum" e "Red Light", como parte das melhores 20 músicas de K-pop nos últimos anos,[50] [51] e a SM Entertainment recebeu oito prêmios da premiação Germany's "2014 Red Dot Design Awards, e um dels foi pelos álbuns do f(x) Pink Tape e Electric Shock. [52]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Nome artístico Nome de nascimento Data de nascimento Local de nascimento Posição
Victoria Song Sòng Qiàn 2 de fevereiro de 1987 (27 anos)[53] República Popular da China Qingdao, Shandong Líder, Dançarina Principal, Vocalista Guia.
Amber Liu Amber Josephine Liu[54] 18 de setembro de 1992 (22 anos)[55] Estados Unidos Los Angeles, California Rapper Principal, Vocalista de Guia.
Luna Park Sun-young 12 de agosto de 1993 (21 anos)[56] Coreia do Sul Seul, Coreia do Sul Vocalista Principal e Dançarina Líder.
Sulli Choi Jin-ri 29 de março de 1994 (20 anos)[57] Coreia do Sul Busan, Coreia do Sul Vocalista Guia, Rapper Guia e Visual.
Krystal Jung Chrystal Soo Jung[58] 24 de outubro de 1994 (19 anos)[59] Estados Unidos San Francisco, California Vocalista Líder, Dançarina Guia, Rapper de Apoio e Maknae.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
EPs

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Notas
2012 I AM. Documentário da SMTown Live '11 World Tour em Nova York.
SMTOWN Live in Tokyo Special Edition in 3D Show da SM Town em Tóquio.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Notas
2010 Hello f(x) Viagem de f(x) para a África, Tailândia e Japão.
2010–2011 f(x)'s Koala Amber não participou devido a uma lesão no tornozelo.
2010-presente Star King As integrantes têm papéis recorrentes na série.
2013 Amazing f(x) Viagem de f(x) para a Nova Zelândia.
Go! f(x) Viagem de f(x) para Austin, Los Angeles e Hollywood

Referências

  1. a b S.M. Entertainment Japan, Avex Group Strengthen Ties www.avex.co.jp. Avex Group (December 7, 2010).
  2. http://news.naver.com/main/read.nhn?mode=LSD&mid=sec&sid1=106&oid=076&aid=0002223903
  3. http://my.entertainment.yahoo.com/news/f-x-1-on-u-s-and-canada-061013046.html
  4. (em coreano)소녀시대·에프엑스 ‘뉴초콜릿폰’ CF, "전혀 다르네" ibtimes.co.kr. IBT (October 9, 2009). Página visitada em November 16, 2010.
  5. f(x)’s NU ABO is already No. 1 on the charts allkpop.com (May 5, 2010). Página visitada em September 7, 2011.
  6. omonatheydidnt: f(x) Nu ABO MV to be released on May 6th! Community.livejournal.com (May 4, 2010). Página visitada em June 20, 2010.
  7. SM Entertainment to launch world tour koreatimes.co.kr. The Korea Times (July 2, 2010). Página visitada em July 5, 2010.
  8. 엠버 f(x) 복귀 2월 컴백설 ‘솔솔’ news.mk.co.kr. (January 15, 2011). Página visitada em January 19, 2011.
  9. a b f(x)’s "Hot Summer" will be a remake. Bad idea? Probably. Seoul Beats. (June 12, 2011). Página visitada em July 12, 2011.
  10. "f(x), 신곡 ‘Hot Summer’로 ‘피노키오’ 열기 이어간다", Naver News, June 8, 2011. Página visitada em July 12, 2011. (em Korean)
  11. "f(x) reveals OST for ‘Puzzle Bubble’ online game", allkpop.com, August 14, 2011. Página visitada em September 11, 2011.
  12. "SMTOWN’s Warm Present for Global Music Fans! 2011 SMTOWN Winter – The Warmest Gift will be Released on the 13th!", December 6, 2011.
  13. 에프엑스, '핫 썸머' 이후 다시 돌아온 '일렉트릭 쇼크' 컴백 news.nate.com (June 4, 2012). Página visitada em June 4, 2012.(em coreano)
  14. f(x) reveals Krystal’s teaser photo for ‘Electric Shock’. Allkpop.com (June 5, 2012).
  15. f(x) releases Victoria & Sulli’s teaser photos for ‘Electric Shock’. Allkpop.com (June 6, 2012).
  16. f(x)’s ‘Electric Shock’ album covers out + sneak peek of Amber and Luna’s teaser photos from ‘M! Countdown’. Allkpop.com (June 7, 2012).
  17. f(x) releases ‘Electric Shock’
  18. f(x) to Make It a ‘Hot Summer’ in Japan – Yahoo! OMG! Philippines. Ph.omg.yahoo.com (July 19, 2012).
  19. f(x) JAPAN official TEASER SITE SMTown facebook (June 27, 2012).
  20. f(x) releases short PV for Japanese “Hot Summer”. allkpop.com. July 31, 2012. Retrieved on July 31, 2012.
  21. http://news.koreanindie.com/2013/01/29/nominees-for-the-10th-korean-music-awards-announced/#more-4225
  22. http://www.koreanmusicawards.com/2013/list001.html
  23. http://sxsw.com/music/news/k-pop-night-out-sxsw
  24. http://www.fuse.tv/galleries/2013/02/sxsw-2013-must-see-bands-south-by-southwest#17
  25. http://www.kpopstarz.com/articles/21903/20130303/us-media-fuse-thinks-f-x-is-a-must-see-at-sxsw-2013-in-austin.htm
  26. http://instagram.com/p/XQPK1pJ-sn/
  27. SM Entertainment Presents Its First Music Festival, "SMTOWN Week" news.nate.com. Página visitada em 20 December 2013.
  28. The 41 Best Albums of 2013: Fuse Staff Picks. Página visitada em 15 February 2014.
  29. 20 Best K-Pop Songs of 2013 Billboard.. Página visitada em 15 February 2014.
  30. More details about f(x) and EXO's concert 'Christmas Wonderland' allkpop.
  31. EXO, f(x), A Pink and more win awards at the '20th Korean Entertainment Arts Awards' Allkpop (February 8, 2014). Página visitada em May 27, 2014.
  32. Winners from the '28th Golden Disk Awards' Allkpop.com (January 16, 2014). Página visitada em May 27, 2014.
  33. f(x) and Super Junior-M pick up awards at China's 'Yin Yue Feng Yun Bang Awards' Allkpop.com (April 15, 2014). Página visitada em May 27, 2014.
  34. EXO & f(x) cover TVXQ, Super Junior, and Girls' Generation at '28th Golden Disk Awards' (January 16, 2014). Página visitada em May 27, 2014.
  35. K-Pop Group f(x)'s 'No More' Was Originally Ariana Grande's 'Boyfriend Material': Listen Billboard (May 15, 2014).
  36. f(x) Krystal's intense teaser image for new album News.nate.com (June 26, 2014).
  37. f(x)’s Red Light Achieves All-kills on all 9 Music Charts Koreaboo.com (July 7, 2014).
  38. f(x) Tops Eight Music Charts with “Red Light” Soompi (July 6, 2014). Página visitada em July 7, 2014.
  39. f(x)'s Sulli to take a temporary hiatus from her activities + 'Red Light' promotions revealed to have come to an end Allkpop (July 24, 2014).
  40. Krystal clarifies the dark transformation of f(x) "Even if we are not pretty..." (em korean) (July 4, 2014).
  41. f(x) Are K-Pop's Top Hipsters With New Single "Red Light" Fuse.tv (July 3, 2014).
  42. f(x)’s ‘Red Light’ video surpasses 2m hits on first day Koreaherald.com (July 4, 2014).
  43. [1] Billboard (August 7, 2014).
  44. f(x) Grabbed the First Place While Sulli Absent from the Show The Korea Bizwire (July 17, 2014).
  45. Fans Fear f(x) Disbandment Due To Sulli's Absence And SM Contract Expiration KpopStarz (July 24, 2014).
  46. f(x)'s Sulli to take a temporary hiatus from her activities + 'Red Light' promotions revealed to have come to an end Allkpop.com (July 24, 2014). Página visitada em July 27, 2014.
  47. SM Releases Official Statement Announcing f(x) Sulli Will Stop All Promotional Activities Mwave.interest.me (July 25, 2014).
  48. f(x)'s Sulli to take a temporary hiatus from her activities + 'Red Light' promotions revealed to have come to an end Allkpop (July 24, 2014).
  49. Breaking: f(x) Sulli to take break from entertainment industry, f(x) to end all promotions Blog.koreaboo.com (July 2014). Página visitada em July 27, 2014.
  50. Pitchfork - Top 20 Essential K-pop songs (Page 1) Pitchfork.com (August 2014). Página visitada em August 7, 2014.
  51. Pitchfork - Top 20 Essential K-pop songs (Page 3) Pitchfork.com (August 2014). Página visitada em August 7, 2014.
  52. http://www.allkpop.com/article/2014/08/sm-entertainment-wins-8-awards-at-germanys-2014-red-dot-design-award-with-exo-super-junior-shinee-girls-generation-fx-albums
  53. (em coreano) "Victoria Naver Profile", Naver, 2012-05-07. Página visitada em May 7, 2012.
  54. The Birth of Amber Liu California Birth Index. Página visitada em 5 May 2014.
  55. (em coreano) "Amber Naver Profile", Naver, 2012-05-07. Página visitada em May 7, 2012.
  56. (em coreano) "Luna Naver Profile", Naver, 2012-05-07. Página visitada em May 7, 2012.
  57. (em coreano) "Sulli Naver Profile", Naver, 2012-05-07. Página visitada em May 7, 2012.
  58. The Birth of Chrystal Soo Jung California Birth Index. Página visitada em 3 July 2014.
  59. (em coreano) "Krystal Naver Profile", Naver, 2012-05-07. Página visitada em May 7, 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre F(x) (banda)