F.E.A.R. (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"F.E.A.R."
Canção de Ian Brown
do álbum Music of the Spheres
Publicação 17 de Setembro de 2001
Gravação 2001
Gênero(s) britpop, indie rock
Duração 4:29
Gravadora(s) Polydor
Composição Ian Brown
Produção Ian Brown,
Dave McCracken
Faixas de Music of the Spheres
Último
Último
"Stardust"
(2)
Próximo
Próximo


F.E.A.R. é o primeiro single do terceiro álbum do cantor americano de indie rock e britpop Ian Brown, com seu trabalho solo. Canção do álbum Music of the Spheres. Lançado em 17 de setembro de 2001, que colocou # 13 no UK Singles Chart e foi um sucesso de crítica e comercial. No final de 2002, ele ganhou um prêmio no Muso Award de Melhor Single. Em outubro de 2011, a NME colocou no número 67 em sua lista de "150 Melhores Faixas dos últimos 15 anos".[1]


Influências[editar | editar código-fonte]

A música incorpora um esquema lírico criativo onde cada verso acróstico forma o "F.E.A.R." (Por exemplo, "Para cada, um caminho" e "impérios caídos estão governando"). Em uma entrevista à revista Clash, Brown indicou que uma influência principal de "FEAR" foi Autobiografia de Malcolm X, que pregou o estudo da etimologia, de modo que um poderia ter "controle sobre as pessoas através do uso da linguagem." Brown passou a criar centenas de siglas a partir da palavra "fear (medo em português)". Brown revisitou o conceito no título da faixa Solarized, "Time Is My Everything", que é muitas vezes abreviado por com a sigla "T.I.M.E." em setlists de shows. Versões remixadas e instrumentais de "F.E.A.R." também apareceu no álbum de remixes, Remixes of the Spheres. Um clipe de 30 segundos de a versão instrumental aparece no final da versão de 12 de Music of the Spheres; Esta é uma homenagem a Marvin Gaye What's Going On que também contou com um clipe da faixa principal no final do álbum.

Referências Culturais[editar | editar código-fonte]

A canção aparece no episódio CSI "A Night at the Movies", onde Nick, Warrick e Sara processam a cena do crime. Essa música é destaque no vídeo game F1 2010.

Faixas[editar | editar código-fonte]

CD single[editar | editar código-fonte]

  1. "F.E.A.R." (versão do álbum)
  2. "F.E.A.R." (with Dann)[1]
  3. "Hear No See No Speak No"
  4. "F.E.A.R." (CD-ROM video)

7" single[editar | editar código-fonte]

  1. "F.E.A.R."
  2. "F.E.A.R. (instrumental)"

12" single[editar | editar código-fonte]

  1. F.E.A.R. (UNKLE remix)

Release details[editar | editar código-fonte]

País Data Gravadora Formato Catálogo
Reino Unido 17 de Setembro de 2011 Polydor CD 587 284-2
Reino Unido 17 de Setembro de 2011 Polydor 7" 587 284-7
Reino Unido 2001 Polydor CD 5" IBPRO102[2]
Holanda 2004 white label 12"

Vídeo da Música[editar | editar código-fonte]

O vídeo da música "F.E.A.R." marcou a estréia diretorial de Brown. Ele apresentava imagens da cantora lentamente andando de bicicleta pelas ruas movimentadas de Soho e Chinatown em Londres, que foi, então, revertido para dar a impressão de ser montado para trás. O caminho seguido foi de Berwick Street para Gerrard Street.


Referências