F1 Challenge ’99-’02

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de F1 Challenge '99-'02)
F1 Challenge ’99–’02
Desenvolvedora(s) Image Space Incorporated
Publicadora(s) EA Sports
Série EA Sports F1 series
Plataforma(s) Windows
Lançamento Windows
Gênero(s) Corrida (Fórmula 1)
Modos de jogo Single-Player, Multiplayer
F1 2002

F1 Challenge ’99–’02 é um jogo eletrônico de corrida baseado nas Temporadas de Fórmula 1 de 1999, 2000, 2001 e 2002, foi desenvolvido pela Image Space Incorporated e publicado pela EA Sports. Foi lançado para Windows.[1][2] Para os consoles (PlayStation 2, Xbox, GameCube) foi lançado como F1 Career Challenge.[3] Embora seja um jogo já antigo, há criadores de modificações que estão sempre inovando graficamente e fisicamente o game. Apesar de existir outros simuladores no mercado de games, o F1 Challenge é um jogo que se mantém ativo há mais de 20 anos.

Modos de Jogo[editar | editar código-fonte]

O F1 Challenge tem uma interface gráfica detalhada durante as partidas offline ou online, essa interface permite aos jogadores controlar a configuração mecânica dos carros, conversar com outros jogadores e entrar em corridas com o seu carro. O carro do jogador pode ser conduzido a partir de várias câmeras, mas as duas mais populares são chamadas de visão do cockpit (equivalente aos olhos do piloto) e swingman (acima e atrás do veículo, ou o que seria a câmera de TV) e que só pode ser utilizada através de uma alteração feita em uma das pastas do jogo. O veículo é melhor controlado utilizando um volante de computador, apesar de joysticks e teclados poderem ser utilizados. Esse último, durante as corridas, também é usado para algumas ações, como solicitar o serviço pit e ajustar os níveis de freio.

O jogo é dividido em quatro modos, sendo eles corrida, campeonato, multiplayer e dia de testes.

Corrida[editar | editar código-fonte]

No modo corrida é possível simular todo um fim de semana que ocorre na Fórmula 1, isso inclui: treinos de quinta-feira e sexta-feira, a classificação de sábado, a seção de warm-up, e a corrida de domingo.

Assim como nos modos campeonato e multiplayer, é possível simular e ajustar várias condições de uma corrida, tais como duração de voltas, condições climáticas, o uso de regra de bandeiras, desgaste dos pneus, o consumo de combustível, e falhas mecânicas.

Campeonato[editar | editar código-fonte]

No modo campeonato, o jogo permite todas as configurações do modo corrida, porém seguindo todo o calendário da Fórmula 1 do ano escolhido. Ao final de cada fim de semana, o jogador pode acompanhar em uma tabela, o sistema de pontuação do campeonato, que define ao final da temporada o campeão dos pilotos e o campeão de construtores.

Multiplayer[editar | editar código-fonte]

O modo multiplayer permite ao jogador disputar corridas online contra outros jogadores de F1 Challenge, este modo é utilizado por ligas de automobilismo virtual, que simulam com regras e condições, um campeonato de Fórmula 1.

Atualmente, devido a desativação dos servidores oficiais, é apenas possível jogar o modo Multiplayer através de programas de terceiros.

Dia de Testes[editar | editar código-fonte]

O modo simula um treino livre, sendo possível ajustar seu carro e melhorar seu tempo de volta sem nenhum outro adversário na pista, ou até para conhecer o circuito.

Modificações[editar | editar código-fonte]

Em adição aos veículos e circuitos originais das temporadas de 1999, 2000, 2001 e 2002 da Fórmula 1, um fluxo constante de modificações não oficiais tornaram se disponíveis, tais quais procuram recriar uma novas temporada do automobilismo, incluindo novos carros e pistas, seja ela mais antiga ou mais nova em relação as temporadas oficiais do jogo.

Equipes e pilotos[editar | editar código-fonte]

Temporada de 1999

Temporada de 2000

Temporada de 2001

Temporada de 2002

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «F1 Challenge '99–'02 (PC)» (em inglês). IGN. Consultado em 7 de junho de 2012 
  2. «F1 Challenge '99–'02» (em inglês). GameSpot. Consultado em 7 de junho de 2012 
  3. «F1 Career Challenge» (em inglês). GameSpot. Consultado em 7 de junho de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.