FASTECH 360

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um FASTECH 360 S na estação de Sendai.

O FASTECH 360 é um comboio protótipo para a geração seguinte de material circulante Shinkansen, e pode atingir velocidades até 405km/h. O seu nome é uma concatenação das palavras Fast, Technology e 360 km/h (a velocidade de cruzeiro a que circularão os comboios quando entrarem em serviço). Estes comboios esperam-se entrar em serviço em 2011, e serem operados pela East Japan Railway Company.

Existem 2 tipos:

  • FASTECH 360S (Séries E954)
Serão usados apenas em linhas de carrís Shinkansen, em unidades de 8 carruagens que iniciaram a fase de testes na linha Tōhoku Shinkansen em Junho de 2005.
  • FASTECH 360Z (Séries E955)
Serão usados em linhas de carrís Shinkansen e mini-Shinkansen, em unidades de 6 carruagens devido aos testes iniciarem-se apenas em 2006.

Os comboios FASTECH 360 estão equipados com travões aéreos tal como num avião, semelhantes às orelhas de um gato. Este comboio ganhou rapidamente a alcunha de Nekomimi Shinkansen (ねこみみ新幹線?), que significa literalmente "Shinkansen orelhas-de-gato", mas também se refere a um fenómeno muito divulgado de nekomimi nas séries anime e manga.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.