Futbolniy Klub Metallurh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de FC Metalurg Donetsk)
Metallurg Donetsk
Nome Futbolniy Klub Metallurh
Alcunhas MetaDon
Fundação 17 de junho de 1996
Extinção 10 de julho de 2015
Estádio Metalurh Stadium
Capacidade 5,300
Presidente Ucrânia Serhiy Taruta
Treinador(a) Ucrânia Sergei Tashuyev
Material (d)esportivo Alemanha Adidas
Competição Campeonato Ucraniano
Website [1]
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

FC Metallurg Donetsk (Em ucraniano: ФК «Металург» Донецьк) foi um clube de futebol ucraniano. Foi fundado em 1996 na cidade de Donetsk, e extinto no ano de 2015. O clube tinha o apelido de "MetaDon" e mandava seus jogos no Shakhtar Stadium.

História[editar | editar código-fonte]

O Metallurg Donetsk foi criado a partir do FC Antratsyt Kirovske. O clube disputava a terceira divisão do campeonato ucraniano. Em 1993, foi promovido para a segunda divisão e mudou o nome para FC Medita Shahtarsk. Dois anos depois, após ficar em segundo lugar na segunda divisão, o time foi promovido para a primeira divisão da Ucrânia e passou a chamar-se FC Metallurg Donetsk. Em 1997, o Metallurg Donetsk venceu a primeira divisão, chamada Persha Liha.

Estádio[editar | editar código-fonte]

Metalurh tem seu próprio estádio pequeno com o nome do clube, Metalurh Stadium. Na maioria dos jogos do campeonato nacional , o clube joga no estádio, que só dificilmente ultrapassa a marca de 5.000. Quando é esperado para um próximo jogo um público significativamente maior, Metalurh joga no Shakhtar Stadium, que é a propriedade do Shakhtar Donetsk. O Estádio do Shakhtar é usado principalmente para as competições europeias. Um novo estádio com capacidade de 17.500 está em construção em Makiivka, perto de Donetsk. Ela seria a nova casa do Metalurh Donetsk.

Ídolos[editar | editar código-fonte]

Um dos grandes jogadores da história do clube é o atacante da Georgi Demetradze, que jogou pelo clube e foi artilheiro do campeonato com 18 gols na temporada 2003/04.

  • Ucrânia Serhiy Atelkin
  • Ucrânia Serhiy Shyschenko
  • Ucrânia Yuri Virt
 
  • Geórgia Georgi Demetradze
  • Geórgia Gocha Jamarauli
  • Peru Andres Mendoza
   

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de UcrâniaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol ucranianos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.