FF

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
proa do baralho
Informação geral
Nome completo Fernando João Duarte do zaralho Abrantes Fernandes
Nascimento 3 de Maio de 1987 (27 anos)
Origem Lisboa
País  Portugal
Gênero(s) Pop
Instrumento(s) Vocais
Extensão vocal Barítono
Período em atividade 2005 - presente
Outras ocupações Actor
Gravadora(s) Farol
Página oficial FF
Assinatura de FF.gif

Fernando João Duarte do Carmo Abrantes Fernandes, mais conhecido pelo seu nome artístico FF (Lisboa, 3 de maiô de 1987)[1] é um músico português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Lisboa e morou em Almada até aos sete anos de vida. Com os pais mudou-se para o Alentejo, pois a mãe do cantor já tinha lá família e o pai de ter o seu próprio terreno. Fez a terceira e quarta classe em Vila Nova da Baronia.

Em 1999 teve o seu primeiro contacto com os palcos, participando no concurso televisivo da SIC "Bravo Bravíssimo", para jovens talentos chamado, do qual saiu vencedor.

A partir desse momento decidiu apostar na sua formação musical, tirando um curso básico de instrumento (canto, piano e violino) com a duração de três anos, na Escola Profissional de Évora. No final desse curso teve a oportunidade de protagonizar um musical idealizado pelos seus professores de violino e piano - "Um Sonho Magico" - iniciando assim a sua experiência de representação no CCB.

A paixão pela representação ganha então um papel decisivo e, em 2002, Fernando Fernandes decide mudar-se novamente para Lisboa para tirar um curso de representação na Escola Profissional de Teatro de Cascais. No final do curso fez um casting para a série "Morangos com Açúcar" e começa a pôr em pratica tudo aquilo que tinha aprendido nos últimos seis anos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Desempenhou na série Morangos com Açúcar a personagem "Tomé" um jovem recatado que tinha o secreto gosto pela música, nomeadamente de cantar, mas não o conseguia fazer em público.

Esteve um ano na série e depois acaba por passar a ser conhecido como FF (inicias do seu nome) e assina contrato com a editora discográfica portuguesa Farol. Iniciou uma digressão para promover o seu primeiro álbum de estúdio, "Eu Aqui", que atinge vendas superiores a 80.000 unidades.

Seis meses mais tarde é lançado o registo FF Live Tour que atingiu o disco de ouro em Portugal.

"A Música Nasce", editado em 2007, é o nome do seu segundo álbum de originais.

Faz vários trabalhos em musicais como o "Fame", no qual interpretou a personagem Nick Piazza e "High School Musical 2 - O espectáculo" em que fez de personagem principal, Troy Bolton. Em 2010 lança o álbum "O Jogo Recomeça".

Em 2012 participou na 2.ª edição do programa da TVI "A Tua Cara Não Me É Estranha", tendo terminado em 2.º lugar na final. Venceu depois a Grande Final das duas edições de "A Tua Cara Não Me É Estranha". Participou, juntamente com Vanessa Silva, no programa da TVI "A Tua Cara Não Me É Estranha - Duetos", tendo resultado vencedor na final.

A Tua Cara não me é Estranha[editar | editar código-fonte]

  • Na edição especial interpretou:

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Biography for Fernando Fernandes (IV)" (em inglês) IMDb. Página visitada em 21 de Novembro de 2009.

Predefinição:Ligações de &&&[editar | editar código-fonte]