FIFI Wild Cup

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

FIFI Wild Cup é uma Copa do Mundo alternativa à versão oficial da FIFA e organizada pela FIFI (Federation of International Football Independents - Federação Internacional de Futebol Independente). FIFI é uma organização constituída pelos países de Futebol Não-FIFA (que não são reconhecidos pela FIFA) e aqueles cuja logística impedem que eles possam estar representado futebolísticamente.

FIFI Wild Cup 2006[editar | editar código-fonte]

O torneio inaugural de 2006 foi organizado pela FIFI em conjunto com a diretoria do FC St. Pauli - clube de Hamburgo ligado à boemia e que disputa a Segunda Divisão alemã. A FIFI Wild Cup 2006 foi patrocinada por um consórcio de empresas que viram no torneio uma oportunidade para fazer publicidade. A competição aconteceu no bairro de St. Pauli, em Hamburgo, Alemanha, entre os dias 29 de maio e 3 de junho de 2006. O estádio Millerntor sediou todas as partidas do torneio.

No discurso de abertura do torneio, o organizador Jorg Pommeranz disse que a FIFI estava preparada para enfrentar pesos-pesados como a FIFA e a embaixada chinesa na Alemanha. O conteúdo da mensagem se explica pelo fato de que oficiais chineses enviaram uma carta à FIFI exigindo que ela desconvidasse Tibete e a FIFA declarou-se competente para cancelar o torneio.

A seis equipes participantes foram separadas em dois grupos. O primeiro foi constituído do Tibete, Gibraltar e a fictícia República de St. Pauli, representada pelo FC St. Pauli, enquanto que o segundo grupo foi composto pela Groelândia, Zanzibar e República Turca de Chipre do Norte.

A seleção da Groenlândia começou como a favorita da competição, mas, apesar disto, não chegou sequer a disputar as quartas de final.

O terceiro lugar foi disputado entre as seleções da República de St. Pauli e Gilbratar, o qual ganhou por 2-1. Ao final da competição chegaram as seleções da República Turca de Chipre do Norte e de Zanzibar. Terminada a partida em 0-0, a seleção da República Turca de Chipre do Norte venceu por 4-1, sendo a primeira campeã desta competição.

FIFI Wild Cup 2010[editar | editar código-fonte]

A Groelândia foi escolhida para sediar a próxima FIFI Wild Cup.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]