FL Studio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

FL Studio (originalmente Fruity Loops Studio.) É um DAW desenvolvido pela empresa belga Image Line. O FL Studio possui uma interface gráfica com base em um sequenciador de música. O programa está disponível em quatro edições diferentes para o Windows, incluindo FL Studio Express, Fruity Edition, Producer Edition, e Signature Bundle.

A Image-Line oferece atualizações gratuitas ao programa, ou seja, os clientes recebem todas as atualizações futuras do software gratuitamente. Image-Line também desenvolve FL Studio Mobile para iPod Touch, iPhone, iPad e dispositivos Android. O FL Studio pode ser usado como um instrumento VST noutros programas de estações de trabalho de áudio e também funciona como um cliente ReWire. A Image-Line também oferece outros instrumentos VST e aplicações de áudio. FL Studio é usado por produtores de música eletrônica, House, Progressive House, Hip-Hop, Trance, drum and bass, etc.

O FL Studio é muito popular para criação de instrumentais de Rap e Hip-Hop. Beatmakers de todo o mundo utilizam o FL Studio para produzir beats por sua grande facilidade em sequenciamento MIDI. Beat's podem ser vendidos comercialmente para MC's comporem suas músicas e gravarem. Um exemplo de Beatmaker que faz beat's no FL Studio é o FA Beat'z (clique e veja).

Atualmente o FL Studio está na versão 11.1 e já existe uma versão 12 em fase de testes (Alpha).

Usuários Famosos[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

A primeira versão do FruityLoops (1.0.0) foi desenvolvido por Didier Dambrin para a empresa belga Image-Line e foi parcialmente liberado em dezembro de 1997. Dambrin tornou-se arquiteto chefe do Software e rapidamente passou por uma série de grandes melhoramentos que fizeram do Fruty Loops popular e complexo. O FL Studio sofreu dez grandes atualizações desde a sua criação, e o FL Studio 11 foi lançado em abril de 2013. O Notável programador Arguru contribuiu para várias edições do FL Studio.

Visão Geral do Software[editar | editar código-fonte]

Edições[editar | editar código-fonte]

  • FL Studio Express - Esta versão permite sequenciador só de edição e é principalmente adequado para a criação de loops de 64 etapas. Cada pattern pode ser composto por um número ilimitado de instrumentos tanto de samples nativos ou instrumentos VST. Instrumentos no pattern pode ser encaminhado para a ferramenta Mixer para o processamento de efeitos, e os efeitos a partir da versão 10.0 incluem: Delay, Delay Bank, Equo, Flangus, Love Philter, Vocoder, Parametric EQ & EQ2, Multiband Compressor, Spectroman, Stereo Enhancer, Wave Candy, Wave Shaper, and Soundgoodizer. Não há piano roll, playlist, automação, gravação de áudio, ou VST / Client ReWire.
  • Fruity Edition - O Fruity Edition permite aos usuários acessar a playlist, piano roll, e recursos de automação de eventos, que permitem um complexo e demorado sequenciamento. Há também suporte VST / ReWire para que FL Studio possa ser usado como um instrumento em outros hospedeiros, como Cubase, Sonic Solutions, Logic e outros softwares. A partir da versão 10.0 está incluido o Simsynth Live instrumento sintetizador, o DrumSynth Live sintetizador de percussão, o sintetizador DX10FM, e o Wasp/Wasp XT sintetizadores. Não há recurso de gravação de áudio. Porém não há recurso de gravação de áudio.
  • Producer Edition - O Producer Edition (Português: Edição de Produtor)inclui todas as características do Fruty Edition, assim como o registo completo de ferramentas de pós-produção de áudio interna e externa. Incluem o plugin Edison, Slicex, Vocodex e Synthmaker. Ele também permite a visualização da forma de onda de áudio e a capacidade de adicionar pontos de sinalização.
  • Signature Bundle - Esta edição inclui a edição de Produtor (Producer Edition), bem como uma série de plugins, como Sytrus, Maximus, o Fruity Video player, DirectWave Sampler e o Hardcore Guitar Effects Suite.
  • Versão Demo - A versão demo gratuita inclui todos os recursos do programa e a maioria dos plugins e permite aos usuários renderizar os seus projeto para WAV, MIDI, MP3 e OGG.

Requisitos do Sistema[editar | editar código-fonte]

FL Studio 11.1 funciona no Windows 2000/XP/Vista/7/8 (32-bit ou 64-bit) ou em Macs com Boot Camp. Ele exige um AMD de 2 GHz ou Intel Pentium 3 com suporte SSE1 completo. Ele requer 1 GB de espaço livre no HD e pelo menos 1 GB de RAM é recomendado.

Onde aprender?[editar | editar código-fonte]

O programa Fruity Loops não é um programa muito simples de ser utilizado. É utilizado, muitas vezes, por profissionais e por cursos cujos objetivos sejam formar os alunos em produção de música eletrônica, ou seja, existem cursos específicos para o aprendizado do Fruity Loops, com isso prova que é um programa complexo.

Para aprender a usar o programa, deve-se reservar vagas em cursos de Produção Musical que trabalhem com tal software. No entanto, esses cursos geralmente são raros e caros, por isso, a grande maioria das pessoas aprendem através de amigos, de tutoriais disponíveis em diversos lugares na internet (principalmente no YouTube), ou simplesmente "fuçando" (em caso de usuário auto-didata).

Existem muitos tutoriais em vídeos disponíveis em português, complementos, samples, Plugins e muito mais em um site totalmente em português. Confira: FL Studio Full (clique para abrir).

Compre o FL Studio com 10% de Desconto![editar | editar código-fonte]

A Image-Line disponibiliza por meio de afiliação um cupom onde novos usuários tem 10% de desconto na compra de licenças do FL Studio. Caso queira comprar o FL Studio com 10% de desconto você pode clicar aqui. Ou acessar o site da Image-Line e usar o cupom: BBAFAGBA534

Edições de demonstração e registrada[editar | editar código-fonte]

A edição de demonstração (demo) tem várias limitações, entre elas a impossibilidade de salvar o projeto, porém pode-se exportar a música em alguns formatos como WAV e MP3. Existem diferentes edições registradas, algumas contendo mais recursos e outras menos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.