FV 09 Weinheim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
FV 09 Weinheim
FV 09 Weinheim.png
Nome FV 09 Weinheim
Fundação 1909
Competição Extinto
Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

Fußballverein 09 Weinheim e.V. foi uma agremiação esportiva alemã, fundada em 1909, sediada em Weinheim, no estado de Baden-Württemberg.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1909, a equipe esteve ativa até declarar falência em 1997. Os futebolistas do FV fizeram parte do TSG Weinheim a partir de 2011, jogando como TSG 62/09 Weinheim.

O momento mais notável do clube ocorreu a 4 de agosto de 1990, quando bateu o Bayern de Munique por 1 a 0, na primeira rodada da Copa da Alemanha, em Weinheim, diante de 8.000 espectadores. Foi a primeira vez desde a estréia do Bayern no certame, em 1957, que o clube da Baviera fora eliminado na fase de abertura da competição. O feito foi prontamente repetido no ano seguinte contra o FC 08 Homburg.

O primeiro clube chegou a se fazer notar no início de 1930 e, em 1933, perdeu a oportunidade de avançar para a primeira divisão, a Gauliga Baden, quando capitulou no play-off pelo MFC 08 Lindenhof.

Após a Segunda Guerra Mundial, o FV fez parte do menor nível de concorrência até avançar em 1951 para a Amateurliga Nordbaden (III), na qual jogou apenas uma única temporada, antes de ser rebaixado pelo saldo de gols. O time conquistou o seu caminho de volta para a Amateurliga em 1954, na qual permaneceu cinco temporadas. O FV retornaria novamente para a mesma divisão, em 1962, conquistando o título daquele ano para iniciar o período de maior sucesso na história da associação. A conquista foi repetida, em 1970, e por pouco não avançou para a Regionalliga Süd (II), quando terminou em segundo lugar em seu grupo de play-off.

Em 1972, participou da fase de abertura do campeonato amador alemão, mas foi eliminado na primeira fase pelo Normannia Gmünd. A equipe fez sua primeira aparição na DFB Pokal, a chamada Copa da Alemanha, em 1974, ao perder por 4 a 2 na prorrogação para o então partícipe da segunda divisão, Bayer 05 Uerdingen. Na temporada seguinte, a equipe foi estrondosamente derrotada pelo Hertha Berlin por 7 a 1 na fase de abertura da competição.

Em 1978, as quatro Amateurligen de Baden-Württemberg foram fundidas para formar a Amateur-Oberliga Baden-Württemberg (III). O FV passou a fazer parte desse novo circuito após falhar no play-off de qualificação à 2. Bundesliga Süd (II). Logo no início o clube teve uma seqüência de quatro melhores colocações, mas caiu para 16º lugar em 1982, e foi relegado para a Verbandsliga Nordbaden (IV) por uma única temporada. Apesar dos maus resultados, desfrutou do sucesso na DFB Pokal, derrotando o SpVgg 07 Ludwigsburg por 2 a 1 na prorrogação, antes de sair na segunda fase ao capitular diante do VfL Osnabrück.

O Weinheim lutou um pouco até capturar o título da Amateur-Oberliga em 1988. No entanto, não conseguiu na sua tentativa subseqüente ganhar a promoção para a Bundesliga 2. Essa decepção foi diminuída um pouco quando bateu o Bayern de Munique pela DFB Pokal por 1 a 0 na fase de abertura, através de um pênalti convertido, aos 26 minutos, por Thomas Schwechheimer depois de uma falta em Thomas Strunz, que foi expulso pelo árbitro. Na fase seguinte, o FV foi eliminado pelo então partícipe da segunda divisão, Rot-Weiss Essen.

A decadência ocorreu no início de 1990 quando o time desceu para a Verbandsliga na qual encontraram o histórico rival local TSG Weinheim. Em 1997-1998, o FV entrou em falência e teve de abandonar o seu posto. Os atletas de FV e TSG fizeram uma espécie de combinado jogando como TSG 62/09 Weinheim. Essa equipe ganhou a promoção para Oberliga (IV), em 2000, e atuou durante a temporada de 2000-2001 na Oberliga (IV-V).

Títulos[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]