FXS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O FXS (Foreign eXchange Subscriber) é uma interface que fornece sinalização para um telefone analógico ou digital.


Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

O que significam os termos FXS e FXO?

FXS e FXO são as portas usadas por linhas de telefonia analógica (também conhecidas por POTS – Sistema de Telefonia Tradicional ).

FXS - Foreign eXchange Station É a interface que fornece a linha analógica ao assinante. Em outras palavras, é o “plug na parede” que fornece o tom de discagem, corrente de energia e som.

FXO - Foreign eXchange Office É a interface que recebe a linha analógica. É o plug no telefone ou aparelho de fax, ou o(s) plug(s) no seu sistema de telefonia analógica.

Indica se o telefone está no gancho/fora do gancho (circuito fechado). Como a porta FXO está ligada a um dispositivo, tal como fax ou telefone, esse dispositivo é normalmente chamado de ‘dispositivo FXO’.

FXO e FXS estão sempre em pares, de modo semelhante a um plug macho / fêmea.

Sem um PBX, um telefone fica conectado diretamente à porta FXS fornecida por uma companhia telefônica.

FXS / FXO com PBX

Se você tiver um PBX, as linhas fornecidas pela companhia telefônica estarão conectadas a um PBX, assim como os telefones. Portanto, o PBX deve ter tanto as portas FXO (para conectar com as portas FXS fornecidas pelas companhias telefônicas) quanto portas FXS (para conectar os aparelhos de telefone e fax).

FXS & FXO & VoIP Você vai se deparar com os termos FXS e FXO quando decidir comprar equipamentos que permitam a conexão de linhas analógicas ao sistema de telefonia VoIP, telefones analógicos ao sistema de telefonia VoIP ou PBXs tradicionais ao provedor de serviços VoIP, ou um ao outro via Internet.

O gateway FXO

Para conectar linhas telefônicas analógicas a um IP-PBX, você precisa de um gateway FXO. Isso permite que você conecte a porta FXO (do telefone analógico ou PABX) à porta do gateway, o que transforma uma linha telefônica analógica em uma ligação VoIP.

-- Porque "Gateway FXO"? Sendo que quem origina o tom é a operadora através de uma porta FXS?

Chama-se "Gateway FXO", porque, para o PABX IP, ele (o gateway) é um "Dispositivo FXO", pois pega o sinal que o telefone analógico não entende do PABX (como se fosse um dispositivo FXO pegando sinal de uma porta FXS) e converte para um sinal analógico. As portas de saída do "Gateway FXO" para o telefone analógico são FXS.

O gateway FXS

O gateway FXS é usado para conectar uma ou mais linhas de um PBX convencional a um sistema de telefonia VoIP ou a um provedor. É preciso um gateway FXS para conectar as portas FXO (que normalmente estão conectadas à companhia telefônica) à Internet ou a um sistema VoIP.

Adaptador FXS (ou ATA - Adaptador de Telefone Analógico)

O adaptador FXS é usado para conectar o telefone ou fax analógico a um sistema de telefonia VoIP ou a um provedor VoIP. É necessário porque é preciso conectar a porta FXO do telefone ou aparelho de fax ao adaptador.

Conexão

Procedimentos FXS/ FXO – funcionamento técnico Se quiser saber mais detalhes técnicos sobre o funcionamento das portas FXS/ FXO, esta é a seqüencia exata:

Ao realizar uma chamada:

Tire o telefone do gancho (dispositivo FXO). A porta FXS detecta que o telefone está fora do gancho. Digite um número de telefone, que é transmitido à porta FXS em Tom Duplo de Multifrequência (DTMF).

Ligação interna: A porta FXS recebe a ligação, e então envia um impulso tônico (som) ao dispositivo FXO anexado. O telefone toca. Assim que alguém atende, pode responder a chamada. Finalizando uma ligação – normalmente a porta FXS conta com qualquer dispositivo FXO conectado para finalizar a ligação.

Nota: A porta FXS recebe uma tensão de aproximadamente 50 volts DC . É por isso que alguns sentem um ‘leve’ choque ao tocar numa linha telefônica conectada. Isso permite que a ligação continue em caso de interrupção de energia


Ver também[editar | editar código-fonte]