Fabian Jeker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Outubro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Fabian Jeker (Oberdorf, 28 de Novembro de 1968) é um antigo ciclista da Suíça, que venceu a Volta a Portugal em 2001.

Ao longo de toda a sua carreira Fabian Jeker acumulou 28 vitórias como profissional, incluindo 6 vitórias em competições por etapas, participou ainda em todas as grandes voltas, por quatro vezes no Tour de France e no Giro d'Italia e por oito vezes na Vuelta a España, que conseguiu terminar em 13º em 2001, o mesmo ano em que triunfou na Volta a Portugal.

Representou por onze vezes a Suíça (entre 1990 e 2004) nos campeonatos do mundo da modalidade, na sua primeira participação, em 1990 em Utsumonia, Japão, alcançou o 5º lugar ainda como amador.

Após o renomado escândalo de doping que abalou a equipa da Festina em 1998, veio para Portugal, onde, ao serviço da Milaneza/MSS comandada por Manuel Zeferino, venceu a Vuelta a Valencia e a Volta a Portugal, para no ano seguinte ganhar o Tour de Romandie.

Enquanto corredor, Fabian Jeker sempre foi um especialista no contra-relógio, como o provam as suas diversas vitórias em etapas deste tipo, destacando-se também na montanha, o que se pode observar nas suas boas prestações nas crono-escaladas da Volta a Espanha e noutras etapas de alta-montanha.

Carreira desportiva[editar | editar código-fonte]

Palmarés[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]