Fabio Fernandes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fabio Fernandes (Rio de Janeiro, 19 de agosto de 1962) é um publicitário e empresário, formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atualmente, é presidente e diretor de criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi, multipremiada nos principais festivais de propaganda do mundo, entre eles o Festival de Cannes, quando em 2001, também foi apontada Agência do Ano, por ter sido a agência mais premiada de todo o mundo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Conhecido internacionalmente, Fabio Fernandes está há 19 anos na presidência da F/Nazca, sua própria agência, em sociedade com a rede inglesa Saatchi & Saatchi.

Seus trinta anos de carreira são compartilhados com a paixão pelo Club de Regatas Vasco da Gama, onde foi vice-presidente do Departamento de Marketing entre 2009 e 2011. Fabio iniciou sua carreira em 1982, no Rio de Janeiro, como redator da antiga MPM Propaganda. Aos 23, foi diretor de criação da Artplan, também no Rio. Em 1989, aos 27 anos, tornou-se vice-presidente de criação da Young & Rubicam, em São Paulo. Em ranking publicado pela americana Ad Age Global, em 2002, Fabio foi citado como um dos 100 melhores executivos de comunicação e marketing do mundo.

Líder empresarial, foi eleito na primeira edição do prêmio Executivo de Valor, concedido pelo jornal Valor Econômico, o melhor executivo de propaganda e marketing em 2000. Em 1999, em eleição promovida pela Gazeta Mercantil, Fabio foi escolhido pelos anunciantes um dos três profissionais mais criativos e cobiçados do mercado.

É membro da Berlin-School of Creative Leadership, que reúne importantes nomes da propaganda, da mídia, do marketing e da indústria de entretenimento do mundo todo, ao lado de outros publicitários brasileiros como Marcello Serpa e Washington Olivetto.

Desde 1998 a F/Nazca está entre as 20 maiores agências brasileiras, segundo o ranking “Agências e Anunciantes”, publicado anualmente pelo Jornal Meio & Mensagem. Entre seus clientes mais famosos estão Skol, P&G, Claro, Sadia, Trident, Honda Automóveis, etc.

Na publicação mais importante da Publicidade mundial, a F/Nazca já foi eleita The Agency of the Year for the Americas e The Runner Up International Agency of the Year 2011.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Fabio Fernandes já ganhou todos os prêmios nacionais e internacionais de propaganda, entre eles mais de 5 dezenas de Leões no Festival de Cannes, além de outros prêmios no New York Festival, Clio Awards, D&AD, The One Show, Art Director, London Festival e FIAP.

No Brasil recebeu incontáveis Grand Prix, prêmios máximos de um festival, além de inúmeras medalhas no Clube de Criação de São Paulo, o mais prestigiado prêmio do mercado criativo brasileiro, Prêmio Abril e Profissionais do Ano, entre outros. Por três vezes conquistou o Prêmio Caboré, considerado o Oscar da propaganda brasileira: a primeira, em 1996, como Melhor Profissional de Criação; em 1999, na categoria Agência do Ano; em 2000, como Empresário da Indústria da Comunicação. Em 2007 foi eleito Publicitário do Ano pela ABP (Associação Brasileira de Propaganda).

Referências[editar | editar código-fonte]

F/Nazca é Agência do Ano em Cannes 2001, Meio & Mensagem [1]

Prêmio Executivo de Valor 2001, Valor Online [2]

Clube de Regatas Vasco da Gama, Globo Esporte [3]

F/Nazca é Agência do Ano da ABP pela sexta vez consecutiva, PropMark [4]