Restaurante Fasano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fabrizio Fasano)
Ir para: navegação, pesquisa

Fasano é um restaurante localizado nos Jardins, em São Paulo, e que anteriormente se localizava no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, na mesma cidade.

Foi fundado em 1930 por Vittorio Fasano no centro antigo de São Paulo. Posteriormente, o Restaurante Fasano abriu uma filial na avenida Paulista.[1] Ruggero Fasano abriu neste espaço gastronômico uma confeitaria e um jardim de inverno.

Era, também, uma casa de espetáculos, desfilaram nomes famosos como o cantor americano Nat King Cole, o ator inglês David Niven, a atriz alemã Marlene Dietrich e a atriz americana Ginger Rogers. O príncipe de Gales, Eduardo VIII, o presidente americano Dwight Eisenhower e o presidente da República de Cuba, Fidel Castro.[2] [3] Nos finais de ano, o salão do restaurante era ocupado por bailes de formatura animados pelas melhores orquestras do Brasil, entre elas se destacava a do maestro Silvio Mazzuca.[4] [5]

O Restaurante Fasano deixou a avenida Paulista em 1982, tendo sido sucedido pela Liquigás e hoje ocupa um espaço no inédito e sofisticado Hotel Fasano, à rua Vitório Fasano, nos Jardins, sendo aclamado, desde sua inauguração, pela grande crítica.

É um dos restaurantes mais premiados pela revista Veja São Paulo[6] e é considerado um dos maiores e mais conceituados restaurantes de São Paulo,[7] [1] [8] [9] sendo eleito em 2012 como o melhor restaurante de São Paulo pelo público e o melhor restaurante italiano pelo júri em pesquisa feita pela Datafolha.[10] [11]

O restaurante tem uma filial em Ipanema, no Rio de Janeiro.[8]

Referências

  1. a b Planos saborosos IstoÉ Independente (28 de novembro de 2001). Visitado em 25 de março de 2013. "A idéia já empolgava o meu avô Ruggero, que seguiu o caminho aberto em 1903 pelo meu bisavô Vittorio e administrou o restaurante Fasano entre 1948 e 1969, primeiro no centro antigo de São Paulo e depois na região da avenida Paulista. [...] Rogério Fasano comemora boa fase de seu mais famoso restaurante e anuncia um hotel de luxo para 2002 [...] um dos templos da gastronomia italiana em São Paulo"
  2. [http://www.robertoseciosp.flogbrasil.terra.com.br/foto10958354.html Conjunto Nacional um marco na cidade de São Paulo
  3. Fasano traz boa comida e luxo até nos detalhes Portal Terra. Visitado em 26 de março de 2013. "O príncipe de Gales, Fidel Castro e o ex-presidente norte-americano Dwight Eisenhower já desfrutaram de uma noite no Fasano."
  4. Chave da memória, A longa jornada de lutas e dificuldades das jornalistas por Cecília Prada
  5. Linhas do destino ou a força da determinação? Por Euclydes Barbulh
  6. Restaurante Fasano Veja São Paulo.
  7. Folha de S.Paulo - Abre 1: Luciano Boseggia abre casa de cozinha mediterrânea Folha.com (14 de julho de 2011). Visitado em 25 de março de 2013. "por sua história no Fasano, onde permaneceu por 15 anos, Luciano Boseggia chegou ao Brasil justamente para comandar o que viria a ser um dos maiores restaurantes da cidade."
  8. a b Conheça 8 hotéis com restaurantes famosos no Brasil Terra Networks. Visitado em 9 de janeiro de 2013. "situado no coração de Ipanema, o Hotel Fasano Rio de Janeiro se transformou rapidamente em um dos endereços mais sofisticados da cidade. Com vista para o mar, o restaurante Fasano al Mare mantém o alto nível gastronômico e o legado do restaurante original de São Paulo."
  9. Farinaci, Antonio (18 de novembro de 2010). Críticos indicam cinco novíssimos restaurantes e cinco "clássicos" de São Paulo Universo Online. Visitado em 25 de março de 2013. "Dos restaurantes com mais de 20 anos, o mais lembrado foi o Fasano, um dos mais antigos e conceituados da cidade."
  10. Boni, Ana Paula (24 de junho de 2012). Chef do Fasano deixa casa após ser eleito melhor restaurante Folha.com. Visitado em 25 de março de 2013. "O chef italiano Salvatore Loi, 49, refere-se a sua união com o Fasano--eleito o melhor restaurante da cidade pela pesquisa Datafolha--"
  11. Boni, Ana Paula (24 de junho de 2012). Mesmo ao lado de famosos, é possível se sentir em casa no Fasano Folha.com. Visitado em 25 de março de 2013. "Detalhe do preparo de um prato do restaurante Fasano, escolhido o melhor italiano da cidade pelo júri."

Ligações externas[editar | editar código-fonte]