Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Faculdade da Cidade)
Ir para: navegação, pesquisa
UniverCidade
Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro
Lema À Frente do Seu Tempo
Tipo de instituição Privada, Filantrópica
Graduação 11,231 -2012
Reitor(a) Ronald Levinsohn
Estado RJ
Página oficial www.univercidade.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

O Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade) foi uma instituição de ensino superior. Sediado na cidade do Rio de Janeiro, foi um centro universitário particular fundado em 1969 e mantido pela Associação Educacional São Paulo Apóstolo. Dispunha de cursos de graduação nas áreas de humanas, exatas e biológicas, e programas de pós-graduação lato sensu.

Em janeiro de 2011, foi noticiado que a UniverCidade perderia sua autonomia administrativa no curso de Direito, devido a consecutivos resultados insatisfatórios nas avaliações do Enade, que se refletiram no Índice Geral de Cursos (IGC). Sendo assim, a instituição não pôde mais expandir vagas. A UniverCidade recebeu, por três anos seguidos, conceitos inferiores a 3 no IGC no referido curso.[1]

Sua principal unidade localizava-se no bairro de Ipanema. Além dessa, possuía outras unidades como Centro, Freguesia (Jacarepaguá), Madureira, Praça Seca, Rio das Pedras, Taquara, Campo Grande e Meier.

Em 2011, o Grupo Educacional Galileo, controlada pelo pastor Adenor Gonçalves dos Santos, comprou a UniverCidade e a Universidade Gama Filho. Os problemas se agravaram imediatamente, pois o grupo, além de ter recente fundação, não possuía nenhuma experiência com a área educacional, conduzindo as duas universidades à bancarrota. Professores foram demitidos, os outros ficaram sem pagamento durante meses, o que os levou ao estado de greve por duas vezes. As unidades da UniverCidade foram vendidas para tentar arcar os prejuízos e, no início de 2014, a rede havia sido reduzida a três unidades.

Em 13 de janeiro de 2014, devido aos problemas financeiros e à crise de gestão, o Ministério da Educação decidiu descredenciar a universidade.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituições de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.