Faculdade de Artes do Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
FAP
Faculdade de Artes do Paraná
Fundação 1956
Tipo de instituição Pública, estadual
Total de estudantes c. 1.000
Diretor(a) Rosane Schlögel
Vice-diretor(a) Eulide Jazar Weibel
Estado Paraná
Página oficial www.fap.pr.gov.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Faculdade de Artes do Paraná (FAP) é uma instituição pública de ensino superior que integra a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Exclusivamente voltada à formação artística, a FAP é mantida pelo governo do estado do Paraná, com sede na cidade de Curitiba.
Com nove cursos de graduação e três de pós-graduação, a FAP atua na formação do artista, do pesquisador e do professor de artes, e é a única instituição de nível superior do Paraná que disponibiliza cursos de graduação em praticamente todas as áreas de artes. Alguns cursos, como os de Musicoterapia, Dança, Artes Cênicas, Licenciatura em Teatro e Cinema e Vídeo tem caráter pioneiro no Estado, e são ofertados com exclusividade pela FAP.

História e vocação[editar | editar código-fonte]

Clotilde Leinig, aluna da Academia de Música do Paraná, fundada em 1931, projeta, em 1956, o Conservatório de Canto Orfeônico. Em 1966, já como diretora do Conservatório, Clotilde inicia o projeto para transformar o Conservatório em Faculdade de Educação Musical do Paraná, a FEMP. Naquela época, o único curso disponível era o de Licenciatura em Música, que logo mudou para Educação Artística. Dali em diante, vários outros cursos foram sendo abertos, inclusive o curso pioneiro de Musicoterapia. Com a criação dos cursos Artes Visuais, Música e Musicoterapia, a Faculdade amplia o leque de opções, mostrando uma vocação mais genérica para a área de Artes. Em 1991, por conta dos novos cursos, a instituição transforma-se na Faculdade de Artes do Paraná - FAP. Ao longo dos anos, surgem novos cursos nas áreas de Teatro e Dança, ampliando ainda mais a atuação da instituição na área de Artes. E em 2005, surge o curso, também pioneiro, de Cinema e Vídeo, único de Curitiba e do todo o Estado do Paraná. Nos últimos anos, a Faculdade vem intensificando sua atuação na área de pesquisa, abrindo novos cursos de Pós-Graduação e firmando contratos com instituições de fomento, consolidando assim sua vocação interdisciplinar no campo das Artes. Contando com mais de mil alunos regulares, biblioteca especializada, cursos de extensão, laboratórios audiovisuais e corpo docente formado por Mestres e Doutores, a FAP vem se firmando no cenário acadêmico curitibano.

Campus[editar | editar código-fonte]

A FAP conta com dois campus principais: o campus central, criado em 1997 e sediado no bairro Cabral, que situa-se Rua dos Funcionários, 1357, em Curitiba; e o campus CINETVPR, que está localizado no Parque Newton Freire Maia, Estrada da Graciosa, em Pinhais, na Grande Curitiba. A Faculdade conta ainda com salas específicas para Teatro, que também ficam na Rua dos Funcionários, no número 1758, próximo ao campus central.

Cursos[editar | editar código-fonte]

Atualmente, além de cursos de extensão e aperfeiçoamento, a FAP conta com nove cursos de graduação e três de pós-graduação, que se distribuem nas modalidades licenciatura e bacharelado, conforme o enfoque profissional desejado. Como a maioria dos cursos de bacharelado ofertados no território nacional, os cursos da FAP (Artes Cênicas - Direção Teatral, Artes Cênicas - Interpretação Teatral, Cinema e Vídeo, Música Popular e Musicoterapia) têm duração de quatro anos, estão voltados para o mercado de trabalho e habilitam os alunos ao desenvolvimento de uma atividade profissional de nível superior. Por sua vez, os cursos de licenciatura da FAP (Artes Visuais, Música, e Teatro), também com duração de quatro anos, habilitam os alunos a exercerem o magistério nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O Curso Superior em Dança ofertado pela FAP é o único da instituição que oferta a possibilidade ao aluno de além de cursar o bacharelado fazer uma complementação curricular e obter também o título de licenciado.

Graduação[editar | editar código-fonte]

Pós-Graduação[editar | editar código-fonte]

  • Especialização em Dança
  • Especialização em Música Popular Brasileira
  • Especialização em Artes e e Ensino das Artes

Biblioteca[editar | editar código-fonte]

A Biblioteca Octacílio de Souza Braga (BOSB) é especializada na área de Humanas, com ênfase na área de Artes. O acervo é constituído de livros, periódicos, folhetos, recortes, catálogos, pesquisas folclóricas, produção acadêmica (trabalhos de conclusão de curso e monografias da pós-graduação), fotocópias de textos de teatro, vinis, compactos, CDs, K7s, fitas VHS, CD-ROMs e DVDs.

Publicações da FAP[editar | editar código-fonte]

A FAP conta atualmente com duas publicações acadêmicas periódicas voltadas exclusivamente à difusão do conhecimento sobre artes: a Revista Científica da FAP e a revista O Mosaico. As duas publicações contam com um Conselho Editorial formado por professores doutores de diversas instituições de ensino do país.

  • Revista Científica da FAP. É uma publicação indexada (Qualis) e impressa, de caráter profissional e de periodicidade semestral que existe desde 2006 e resulta da produção de docentes pesquisadores das mais diversas Instituições de Ensino Superior do país.
  • O Mosaico: revista de pesquisa em artes. É uma publicação eletrônica voltada à divulgação dos resultados de pesquisas em artes no âmbito dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica e Especialização.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]