Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade do Porto
Logoup.jpg
Faculdades

Arquitectura
Belas-Artes
Ciências
Ciências Biomédicas
Ciências da Nutrição e Alimentação
Desporto
Direito
Economia
Engenharia
Farmácia
Letras
Medicina
Medicina Dentária
Psicologia e Ciências da Educação

Outras Unidades

Business School
UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto
Instituto Arquitecto José Marques da Silva
Coral do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto
Coral de Letras da Universidade do Porto
Orfeão Universitário do Porto
Sociedade de Debates da Universidade do Porto
Teatro Universitário do Porto

editar

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) é um estabelecimento de Ensino Superior da Universidade do Porto dedicada ao ensino das ciências naturais e exactas.

Tem actualmente 11 licenciaturas das quais se destacam as de Astronomia, Matemática, Física, Química, Biologia, Ciência de Computadores bem como a de Bioquímica (que funciona com a colaboração do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto).

Tem também 2 Mestrados Integrados (Licenciatura + Mestrado) em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos e em Engenharia Física.

A FCUP oferece também uma vasta gama de Pós Graduações, Mestrados e Doutoramentos, sendo considerada uma das mais conceituadas em Portugal e na Europa.

Presentemente a Faculdade já se encontra adaptada ao Processo de Bolonha.

Apresentação[editar | editar código-fonte]

Departamento de Matemática da FCUP.

A Faculdade de Ciências (FCUP) é, desde a sua formação, em 1911, a Escola da Universidade do Porto responsável pelo Ensino das Ciências Exactas e Naturais. Ao longo dos tempos, o ensino ministrado tem sido acompanhado cada vez mais de perto por actividades de investigação e desenvolvimento, o que possibilita a consolidação do rigor científico que caracteriza a sua actividade de formação a nível graduado e pós-graduado.

A Faculdade de Ciências, continuando a ser responsável por licenciaturas em áreas das Ciências Exactas e Naturais, como a Matemática, a Física, a Química, a Biologia e a Geologia, apresenta actualmente uma abordagem transdisciplinar no ensino-aprendizagem, de forma a assegurar uma formação adequada às exigências e expectativas do mundo moderno. Assim, surgem licenciaturas em áreas mais aplicadas, algumas delas com carácter marcadamente tecnológico, outras reúnem competências transversais, constituindo exemplos recentes as de Arquitectura Paisagista, Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos e de Ciências e Tecnologia do Ambiente.

Em termos de formação pós-graduada, a Faculdade de Ciências apresenta uma oferta diversificada a nível de cursos de prós-graduação, mestrados e doutoramentos nas várias áreas do saber.

Os seus docentes e investigadores integram um conjunto de unidades de investigação caracterizado por um elevado nível de internacionalização que constitui, sem dúvida, um pólo de atracção para jovens interessados em dar início à sua actividade científica. É importante sublinhar o reconhecimento da excelência das suas unidades de investigação e da sua produção científica, bem como a contribuição que desempenham na actualização constante do ensino que ministram.

As actividades de investigação e de interface com a comunidade promovem a integração da Faculdade de Ciências no tecido sócio-económico e cultural da Cidade e da Região, constituindo-se como um dos motores do seu desenvolvimento, ao actuar como um veículo de transferência de conhecimento e de tecnologia.

As novas instalações no Pólo III da Universidade do Porto (Campo Alegre), proporcionam condições para um ensino moderno e uma vivência plena entre alunos e docentes, necessárias a um percurso académico de sucesso. De referir, ainda, que a Faculdade de Ciências, pela qualidade dos seus laboratórios, pelo acervo da sua Biblioteca, bem como pelo moderno sistema de informação que desenvolveu, proporciona acesso aos mais recentes avanços do conhecimento. A qualidade e diversidade de interesses do seu corpo docente não só asseguram o carácter transdisciplinar da formação oferecida e a permanente actualização de conteúdos e de métodos de ensino-aprendizagem, como permitem complementar as óptimas condições de acolhimento que a Faculdade de Ciências oferece aos seus alunos.

Organização[editar | editar código-fonte]

Entrada da Biblioteca do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP.

A Faculdade de Ciências está funcionalmente organizada em 6 Departamentos que correspondem a domínios da Ciência [1] .

Departamentos
  • Departamento de Biologia
  • Departamento de Ciência de Computadores
  • Departamento de Física e Astronomia
  • Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
  • Departamento de Matemática
  • Departamento de Química e Bioquímica

Os Departamentos são unidades orgânicas, de ensino graduado e pós-graduado, de investigação, de apoio ao desenvolvimento tecnológico, de prestação de serviços à comunidade e de divulgação da cultura nos domínios que lhe são próprios, compreendidos nos fins da Faculdade.

Até 2009 havia 8 Departamentos (Botânica, Ciência de Computadores, Física, Geologia, Matemática Aplicada, Matemática Pura, Química, e Departamento de Zoologia e Antropologia) e uma Secção Autónoma (Engenharia das Ciências Agrárias).

Unidades de Investigação[editar | editar código-fonte]

Unidades de Investigação e de Desenvolvimento reconhecidos pela Fundação para Ciência e Tecnologia que integram Docentes e Investigadores da Faculdade de Ciências.

Referências

  1. Página oficial. Página da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (em português). Visitado em 19 de janeiro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

AEFCUP

Grupos de Investigação

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.