Faculdade de Direito de Curitiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde novembro de 2013).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde novembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A Faculdade de Direito de Curitiba (FDC) é uma instituição de ensino superior integrante do Centro Universitário Curitiba, que ministra o curso de Direito.

História[editar | editar código-fonte]

A criação da Faculdade de Direito de Curitiba remonta ao final do século XIX, quando o Prof. Elysio de Oliveira Vianna fundou o Colégio Vianna. Mais tarde, em 1925, Elysio e sua família criaram o Ginásio Novo Ateneu, transformado em Colégio em 1943. Este veio a integrar posteriormente a Associação de Ensino Novo Ateneu (AENA), fundada em 1944.

Em 1950, sob a iniciativa do Prof. Milton Vianna, a AENA fundou a Faculdade de Direito de Curitiba, que contava com o 1º curso de direito noturno do Estado do Paraná. A autorização veio em 1951 e o reconhecimento em 1954. A FDC iniciou suas atividades letivas em março de 1952 e teve sua sede, na Rua Emiliano Perneta, inaugurada em 8 de dezembro de 1953, o Dia da Justiça, com ampla cobertura da imprensa local, quando o então Governador Bento Munhoz da Rocha Netto recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Faculdade.

Em 11 de janeiro de 1957 aconteceu a colação de grau da primeira turma da FDC, que foi festejada como importante evento social na Curitiba da década de 1950.

A FDC possui uma reconhecida tradição no ensino do direito no Paraná e em âmbito nacional, e sempre se orgulhou de ter entre seus professores e egressos notáveis nomes do meio jurídico, entre eles conhecidos políticos, famosos advogados e ocupantes de altos cargos do Poder Judiciário do país.

O conjunto arquitetônico em que esteve instalada, nos seus primeiros 54 anos de existência, foi inaugurado na esteira das comemorações do sesquicentenário da emancipação política do Paraná em linhas retas de concreto próprias do Modernismo brasileiro.

O órgão de representação dos estudantes da FDC chama-se Diretório Acadêmico Clotário Portugal (DACP), nome que homenageia um importante desembargador (Clotário de Macedo Portugal) do Poder Judiciário do estado do Paraná.

Atualmente, a Faculdade de Direito de Curitiba está inserida no âmbito do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) surgido a partir da criação em 1998 da 'Faculdade de Ciências Administrativas de Curitiba' e da 'Faculdade de Comunicação Social de Curitiba' formando as Faculdades Integradas Curitiba. A partir de maio de 2007 as Faculdades Integradas Curitiba foram elevadas ao nível de Centro Universitário criando assim o UNICURITIBA.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.