Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
FACED
Fundação 16 de dezembro de 1968 (55 anos)
Instituição mãe Universidade Federal do Ceará
Tipo de instituição Unidade acadêmica
Localização Fortaleza, Ceará,, Brasil
Diretor(a) Professora Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Vice-diretor(a) Professor José Arimatea Barros Bezerra
Docentes 109 (2012)
Total de estudantes 1 152 (2012)
Graduação 830 (2012)
Pós-graduação 322 (2012)
Campus Campus do Benfica
Página oficial faced.ufc.br

A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED) é uma unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará, localizada no Campus do Benfica, em Fortaleza. A Faculdade de Educação foi criada em 16 de dezembro de 1968, iniciando suas atividades em 1969.

No nível de graduação, a FACED é responsável pelos cursos de graduação em Pedagogia (diurno e noturno) e pela oferta de disciplinas pedagógicas obrigatórias para os cursos de licenciatura de toda a UFC. A Faculdade também é responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB), além de pesquisas e projetos de extensão universitária.

História[editar | editar código-fonte]

O curso de Pedagogia da UFC surgiu como parte da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), criada pela Lei Nº 3.866, de 25 de Janeiro de 1961. O curso começou a funcionar no primeiro semestre de 1963, tendo sua aula inaugural ministrada pela professora Zélia Sá Viana Camurça. Sua primeira turma ingressou no primeiro semestre de 1963, formando-se em 1966.

Iniciada a Reforma Universitária, determinada pelo Decreto-Lei 53/1966, o Departamento de Educação desligou-se da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que viria a se tornar o Centro de Humanidades, para formar a Faculdade de Educação em 16 de dezembro de 1968. A princípio, a Faculdade funcionava com um departamento, Teoria e Fundamentos, e depois com dois departamentos, Teoria e Fundamentos e Método e Técnicas. O primeiro diretor da FACED foi o professor Antônio Gomes Pereira. Concluída a Reforma, em 1973, a Faculdade de Educação foi extinta e transformada novamente em Departamento de Educação, agora vinculada ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). Em 1976, foi criado o Mestrado Acadêmico em Educação.

Em 1984, ocorre a extinção do CESA. Surge novamente a Faculdade de Educação, dirigida pelo professor Antônio Carlos de Almeida Machado e constituída por seus três departamentos atuais.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Departamentos[editar | editar código-fonte]

  • Estudos Especializados
  • Fundamentos da Educação
  • Teoria e Prática de Ensino

Laboratórios[editar | editar código-fonte]

  • Laboratório de Informática do Projeto de Acessibilidade
  • Laboratório de Pesquisa, Avaliação e Medida - LABPAM
  • Laboratório de Pesquisa Multimeios
  • Laboratório de Educação Matemática - LEDUM
Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.