Faculdade de Enfermagem Nova Esperança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
FACENE
Faculdade de Enfermagem Nova Esperança
Tipo de instituição Privada
Diretor(a) Eitel Santiago silveira
Vice-diretor(a) Kátia Maria Santiago Silveira
Estado Paraíba
Página oficial www.facene.com.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE) é uma instituições de ensino superior da Paraíba.

História[editar | editar código-fonte]

A Escola Nova Esperança foi fundada no dia 13 de janeiro de 1999. A instituição funcionava em um prédio localizado na avenida Camilo de Holanda, Centro de João Pessoa. As primeiras turmas do Curso de Auxiliar em Enfermagem, mas, dentro de alguns meses, foram preenchidas também turmas nos cursos técnicos em enfermagem, atendente de farmácia e agente comunitário.

Atráves da Escola, surgiu o interesse de criar uma faculdade de enfermagem. Isso ocorreu no dia 4 de julho de 2001, quando foi fundada a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. O primeiro vestibular foi realizado em setembro de 2001, oferecendo 100 vagas. Porém, a faculdade só foi inaugurada oficialmente no dia 18 de novembro de 2001, com o início das aulas. No dia 19 de julho de 2006, o Ministério da Educação autorizou o aumento de 250 vagas, nos turnos diurno e noturno, para o Curso de Enfermagem. A Instituição, então, passou a disponibiliar 400 vagas.

A FACENE começou a funcionar em um prédio, instalado à Avenida Tabajaras, Centro de João Pessoa. Porém, com a chegada de novos alunos, se fez necessário transferir a instituição para um espaço mais amplo. Daí surgiu a ideia de erguer um centro de ensino universitário. Isso ocorreu em janeiro de 2005, quando a Faculdade se mudou para o novo endereço no bairro do Valentina de Figueiredo.

A Instituição[editar | editar código-fonte]

Comprometida em oferecer um ensino de ponta com o mais alto grau de qualidade, a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE) tem buscado, desde a sua criação, a excelência na propagação do conhecimento. Para tanto, a Instituição tem investido esforços intensivos para disponibilizar aos seus alunos as melhores condições de infraestrutura física, bem como o melhor corpo docente, formado por mestres e doutores, com vasta experiência acadêmica e profissional, que nas atividades pedagógicas são auxiliados por técnicos qualificado, reunindo assim as condições ideais para a construção compartilhada do aprendizado na área de Enfermagem.

A preocupação com as condições materiais disponibilizadas estão expressas nas modernas instalações e equipamentos de vanguarda, colocados à disposição da comunidade acade,ica da FACENE. Tais condições materiais unidas nas estratégias de Orientação Didático-Pedagógica (de atendimento individualizado), de Nivelamento e de Orientação para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), garantem a melhor preparação dos seus alunos para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo. Prova disso tem sido o sucesso conseguido pelos egressos do Curso de Enfermagem da FACENE, que já se encontram inseridos nos diversos cenários da assistência à saúde (aprovados em concursos). A FACENE orgulha-se, também, de ter ex-alunos como professores cursando Mestrado e Doutorado em universidades públicas.

O Curso[editar | editar código-fonte]

Reconhecido e com diploma garantido pelo MEC, o Curso de enfermagem da FACENE tem como finalidade construir compartilhadamente os conhecimentos, competências e habilidades necessárias à boa performance profissional.

Entre seus objetivos, está o de desenvolver o senso crítico nos alunos, facilitando a redefinição do seu papel face às exigências sociais e da assistência prestada ao indivíduo, família e comunidade, além de ampliar a oferta de oportunidades educacionais de nível superior, visando à formação do profissional, de maneira a capacitá-lo a prestar assistência sistematizada de Enfermagem individual e coletiva, mediante ações integradas de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde em todas as fases do ciclo vital.

O Curso de Enfermagem da FACENE tem a duração mínima de 4 (quatro) anos e máxima de 6 (seis) anos, com carga horária total de 4.120 horas, sendo oferecido nos turnos da manhã, tarde e noite.

Mercado de trabalho e atuação profissional[editar | editar código-fonte]

O Curso de Enfermagem da FACENE oferta aos seus acadêmicos uma estrutura educacional completa, que favorece a uma capacitação de vanguarda sob todos os aspectos da profissão. Na Instituição, o futuro Enfermeiro conta desde o início da graduação com um amplo suporte para o aprendizado, composto de apoio pedagógico, biblioteca atualizada, bem como participação em atividades ligadas à responsabilidade social. Tais ações são necessárias para que o aluno seja inserido em situações que irão influenciar na qualidade dos serviços prestados na futura vida profissional.

Por conta disso, o egresso do Curso de ENFERMAGEM da FACENE tem um caminho promissor na vasto campo da saúde em nível local, regional e nacional. O profissional ENFERMEIRO pode desempenhar suas funções em múltiplos cenários assistenciais, considerando as áreas de assistência à saúde de nível primário, secundário e terciário. Neste contexto, deve-se considerar as oportunidades de trabalho no setor público e privado, e nas atividades de gestão, auditoria e produção e comercialização de materiais médico-hospitalares.

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.