Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Edifício da Fafich no campus da UFMG
Entrada principal do edifício da Fafich

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi fundada no dia 21 de abril de 1939[1]. É formada pelos cursos de graduação de Filosofia (diurno e noturno), Ciências Sociais (diurno), História (diurno e noturno), Psicologia (diurno), Comunicação Social (diurno e noturno), Antropologia (noturno), Ciências Socioambientais (noturno), Gestão Pública(noturno), além de cursos de Pós-Graduação e Extensão. Alunos de outros cursos, como Direito, Administração e Geografia, estudam obrigatoriamente pelo menos um semestre nesta faculdade.

No dia 28 de abril de 2014 a Fafich celebrou seus 75 anos de fundação em cerimônia presidida pelo reitor Jaime Arturo Ramirez. Na cerimônia foram feitas homenagens e depoimentos sobre sua trajetória de resistência e pluralidade tanto no cenário mineiro quanto brasileiro.[2]

Pós-graduação[editar | editar código-fonte]

No âmbito da pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, a Fafich oferece formação nas seguintes áreas: Antropologia[3], Ciência Política[4], Sociologia[5],Comunicação Social[6], Filosofia[7], História[8][9] e Psicologia[10].

Extensão[editar | editar código-fonte]

A Fafich também oferece cursos de extensão, como o curso de línguas estrangeiras do Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS-UFMG).

Eventos acadêmicos[editar | editar código-fonte]

A Fafich tem se destacado por sediar encontros de importância nacional, como da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)[11], da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP)[12]. Além disso, os discentes organizam eventos acadêmicos, como as Semanas de Ciências Sociais, organizadas pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais e a Semana da Consciência, organizada pelo Centro Acadêmico da Filosofia (Cafca) e os alunos do curso, que todo ano recebem vários professores e pesquisadores de todo o país e do mundo para palestras, mesas redondas e debates. Também são comuns encontros internacionais, como o Colóquio Hume, realizado pelo Departamento de Filosofia e pelo Grupo Hume.

Ex-alunos destaque[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]