Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
FMJ
Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
Tipo de instituição Particular
Mantenedora Sociedade de Ensino Superior, Médio e Fundamental Ltda - IREP
Orçamento anual R$ 14.405.839
Total de estudantes 700 (aproximadamente)
Diretor(a) Drª. Ângela Massayo Gimbo-Lima
Estado Ceará
Página oficial Website
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ), é uma instituição de ensino superior particular, localizada no interior do Ceará, tendo sido a primeira faculdade privada de medicina do nordeste.

A FMJ é mantida pela Sociedade de Ensino Superior, Médio e Fundamental Ltda - IREP.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1968, a Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte aprovou a Lei Municipal nº 2.315 criando a Faculdade de Medicina, porém a viabilidade da mesma não encontrou respaldo em instâncias superiores. Em 1998, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, após persistente luta, decidiu apresentar um projeto de criação de uma Faculdade de Medicina, cuja missão estivesse em consonância com as necessidades de saúde da Região Nordeste e, em especial, a do Cariri.

A implantação da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte – FMJ deu-se então no ano de 1998, a partir de um estudo das condições geográficas do município, o perfil sócio-econômico e a demanda da comunidade pelo ensino na área médica.

Em 2000 o MEC, através da Portaria nº 1337, autorizou a primeira turma. Hoje a FMJ já formou 275 médicos com perfil de competência compatível com a atuação em qualquer área da medicina, imbuídos de espírito ético e humanístico, com percepção de sua responsabilidade social e da estrutura e funcionamento do sistema de saúde do País.

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

A FMJ possui 08 salas de aula com capacidade para 60 alunos cada, Laboratório de Informática, Sala de Vídeo Conferência, Laboratórios de Biofisiologia, Laboratório de Manipulação Farmacêutica, Laboratórios de Anatomia, Laboratórios de Histologia, anfiteatro para aulas práticas de Biofisiologia, Anatomia Humana e Anatomia Patológica, Biotério, Mini-horto de plantas fitoterápicas, Laboratórios Multidisciplinares (Parasitologia, Microbiologia, Genética, Imunologia), com salas em anexo de preparação e apoio, Laboratório de Cirurgia Experimental, com finalidade dar apoio às disciplinas de Clínica Cirúrgica e Cirurgia Ambulatorial, Laboratório de Anatomia Patológica, onde funciona o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Os laboratórios são utilizados também como ambiente de apoio aos projetos de pesquisa, em desenvolvimento na Instituição.

A Biblioteca é totalmente informatizada com acesso à Internet, salão para estudo e leitura individual, salas para estudo em grupo, sala de vídeo e sala de internet. O acervo é periodicamente ampliado para atender a demanda dos alunos e solicitação dos docentes.

Possui o Centro Acadêmico Professor José Afonso Bruno (CAPJAB), auditório com capacidade para 300 lugares, serviços de reprografia, refeitório e área de lazer.

Próximo ao campus, está o Hospital Escola Santo Inácio (HESI), onde são ministradas as aulas práticas das disciplinas clínicas e cirúrgicas. A FMJ, em parceria com as prefeituras municipais de Juazeiro do Norte e Crato, contribui para o funcionamento de diversos hospitais e postos de saúde dos municípios citados.

Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado[editar | editar código-fonte]

Doutorado Interinstitucional em Neurociência (UNIFESP/FMJ)

  • Residência Médica nas áreas de:
    • Clínica Médica
    • Cirurgia
    • Pediatria
    • Ginecologia e Obstetrícia
    • Medicina de Família

Mestrado Interinstitucional em Saúde Coletiva (UNIFESP/FMJ)

Doutorado Interinstitucional em Neurociências (UNIFESP / FMJ / UFC)

Sustentabilidade[editar | editar código-fonte]

A FMJ, por sua atuação na área educacional, se insere no projeto de desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará e planeja ampliar a oferta de vagas e programas voltados para a demanda em saúde da Região. É uma das instituições fundadoras e participa regularmente do Pólo de Educação Permanente em Saúde do Cariri, com sede no Crato-Ce.

Pesquisa e Extensão[editar | editar código-fonte]

Os projetos de pesquisa da FMJ visam formar profissionais capacitados e atualizados, promovendo a ciência e a cultura. Os cursos de Extensão da FMJ são aberto para os alunos e demais interessados que desejem expandir seus conhecimentos.

Ensino a distância (EAD)[editar | editar código-fonte]

A Estácio proporciona aos seus alunos uma formação de qualidade, adequada à realidade do mercado de trabalho, baseada em um formato totalmente inovador. No polo EAD da FMJ estão disponíveis os cursos de Administração - Bacharelado e Letras - Enfermagem - Licenciatura em Língua Portuguesa.