Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
FATEC-ZL
Faculdade de Tecnologia da Zona Leste
FAT-BRAS.png
Fundação 1 de fevereiro de 2002 (12 anos)
Tipo de instituição Faculdade Pública Estadual
Docentes 72
Total de estudantes 1.319
Graduação 1.319
Diretor(a) Prof. Dr. Geraldo da Silva
Campi 1
Estado Brasão do estado de São Paulo.svgSão Paulo
Página oficial http://www.fateczl.edu.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

Faculdade de Tecnologia da Zona Leste (FATEC-ZL), ou Faculdade de Tecnologia de São Paulo - Campus Leste, é uma instituição pública de ensino superior localizada no município de São Paulo, no bairro Cidade Antônio Estêvão de Carvalho (distrito de Ponte Rasa)[1] . É mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do CEETEPS (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)[2] .

Criada em fevereiro de 2002[3] , é uma das 63 Faculdades de Tecnologia (FATECs) presentes no Estado de São Paulo e uma das 7 FATECs presentes na capital paulista (juntamente com as unidades do Bom Retiro, Campos Elíseos, Ipiranga, Itaquera, Jardim São Luís e Tatuapé), tendo sido a segunda FATEC a ser inaugurada no município de São Paulo[4] e a primeira instituição pública de ensino superior a ser estruturada na zona leste de São Paulo[5] .

Os objetivos da FATEC-ZL são:

I - ministrar cursos superiores de tecnologia;

II - formar pessoal docente destinado ao ensino técnico e ao ensino tecnológico;

III - desenvolver e promover a cultura e a tecnologia por meio do ensino e da pesquisa; e

IV - estender à comunidade outras atividades de ensino não contempladas pelos itens acima, serviços especiais e resultados de pesquisas [6] .

Segundo dados de 2010[7] , 1.319 estudantes estavam matriculados nos cinco cursos de graduação tecnológica ministrados na instituição.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Prédio Principal da FATEC-ZL

Fundada em 1º de fevereiro de 2002[8] , inicialmente a Faculdade de Tecnologia da Zona Leste (FATEC-ZL) operava em conjunto com a Escola Técnica Estadual da Zona Leste (ETEC-ZL). Ambas as unidades funcionavam no mesmo campus, formando o Centro Tecnológico da Zona Leste (CTZL)[9] . Seus primeiros cursos de graduação oferecidos foram: Logística com ênfase em Transportes (hoje, Logística), Informática com ênfase em Gestão de Negócios (descontinuado em 2010) e Produção com ênfase em Plásticos (hoje, Polímeros)[10] .

O terreno onde hoje está instalado o Centro Tecnológico estava anteriormente reservado para a construção de uma penitenciária, porém fortes reivindicações da comunidade local forçaram a mudança de planos e a subsequente instalação da unidade de ensino[11] .

Ao aliar ensino técnico e graduação tecnológica, o CTZL esperava incentivar a continuidade dos estudos e contribuir para o aumento dos índices de empregabilidade dos jovens da região[12] . Apesar da iniciativa inovadora, optou-se pela extinção do Centro Tecnológico da Zona Leste em agosto de 2009. Dessa data em diante, a FATEC-ZL passou a funcionar de forma autônoma, como as demais FATECs que a precederam[13] .

Os cursos inicialmente implantados na faculdade foram reformulados em 2009 e 2010. A nomenclatura do curso de Logística com ênfase em Transportes, por exemplo, foi modificada para Logística e Transportes e depois para apenas Logística. O curso de Produção em Plásticos foi alterado até chegar no modelo atual, de Polímeros. Informática para a Gestão de Negócios foi substituído por Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2010, juntamente com a implantação do curso de COMEX, Comércio Exterior, no mesmo ano[14] .

As últimas mudanças foram realizadas em 2012 e 2013. Em 2012, a FATEC-ZL finalmente teve inaugurada uma nova unidade, no mesmo terreno, não mais precisando compartilhar o prédio antigo com a ETEC. Foram investidos R$ 10,8 milhões em obras e R$ 1,9 milhão em mobiliários e equipamentos para a conclusão da unidade[15] . Em 2013, para início no segundo semestre, foi implantado o novo curso de Gestão Empresarial[16] .

Os excelentes resultados obtidos com a instalação da FATEC Zona Leste, construída em uma região carente de ensino público e de qualidade, motivaram a criação de outras FATECs, como a da Zona Sul, inaugurada em 2 de março de 2006[17] .

Estrutura e Corpo Docente[editar | editar código-fonte]

Auditório da FATEC-ZL

A Faculdade de Tecnologia da Zona Leste está situada na Avenida Águia de Haia, 2.983, Cidade A. E. Carvalho, São Paulo - SP[18] . A Avenida Água de Haia se inicia na Estação Artur Alvim do Metrô (Linha 3 - Vermelha), onde um túnel a liga à Rua Dr. Luis Aires (Radial Leste) e termina no entroncamento com a Avenida São Miguel[19] . O acesso à instituição pode ser feito tanto de metrô, por intermédio da estação Artur Alvim e a partir dela de ônibus, quanto por meio do Terminal A. E. Carvalho, que fica a aproximadamente 500 metros da FATEC-ZL e por onde passam diversas linhas de ônibus[20] .

No início de suas operações, a faculdade se localizava em espaço compartilhado com a Escola Técnica da Zona Leste (ETEC-ZL). Hoje, se situa em um bloco à parte, inaugurado em 22 de setembro de 2012[21] . Algumas áreas continuam compartilhadas entre as duas instituições, como a cantina, a biblioteca e alguns laboratórios e salas administrativas.

Biblioteca da FATEC-ZL

Compõem-se na estrutura da FATEC-ZL a existência de Laboratórios de Informática (8 no total, utilizados por todos os cursos), Laboratório de Polímeros, Laboratório de Usinagem, Laboratório de Ensaios, Laboratório de Metalografia, Laboratório de Projetos, Laboratório de Automação, Laboratório de Logística, Salas de Aula (20 no total), Biblioteca (acervo de 10.430 volumes), Sala de Professores, Laboratório Livre de Informática, Centro de Informática, Auditório, Cantina e Área Administrativa[22] .

Segundo a Página Oficial da faculdade[23] , a FATEC Zona Leste possui em seu quadro 72 docentes, sendo que dentre estes 61 são concursados na própria instituição e 11 são cedidos por outras FATECs. A maioria dos professores (41 ou 56,94%) possui Mestrado em sua área de atuação. 12,50% (9 de 72) possuem Doutorado, 8,33% (6 de 72) possuem Especialização e 5,56% (4 de 72) possuem Graduação em suas áreas de ensino. Uma professora (1,39%) é Livre-Docente e outros dois (2,78%) têm Pós-Doutorado em suas áreas. Os 9 restantes (12,50%) não divulgaram seu nível de formação.

Diferentemente de outras instituições públicas de ensino superior, a FATEC-ZL - da mesma forma que as demais FATECs - não possui reitoria, sendo dirigida por um diretor. Em um passado recente, diversos atos, como a expedição de diplomas, dependiam de remessa à reitoria da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, devido à vinculação entre esta entidade e o Centro Paula Souza. Com o advento da legislação atual[24] , várias atribuições foram repassadas da reitoria da UNESP às diretorias das FATECs, sendo hoje competência do diretor da FATEC-ZL, entre outros atos, administrar a faculdade, representar a instituição em atos públicos e acadêmicos e conferir graus, assinar diplomas, títulos e certificados escolares.

Cursos Oferecidos[editar | editar código-fonte]

Compete à Faculdade de Tecnologia da Zona Leste[25] [26] ministrar o Ensino Superior a partir dos seguintes cursos:

  • de Graduação em Tecnologia, destinados à formação de Tecnólogos e de professores do ensino profissionalizante em seus vários ramos, graus e ciclos;
  • de Graduação em Licenciatura e Bacharelado, em caráter excepcional e com as devidas justificativas e aprovações nas instâncias competentes; e
  • de Extensão Universitária, destinados a difundir conhecimentos e técnicas para a comunidade em geral.

Os cursos superiores de graduação atualmente ministrados pela FATEC-ZL, distribuídos por períodos letivos semestrais[27] , são[28] [29] :

O foco da instituição está na formação de profissionais ligados ao eixo "Administração e Negócios", pois mais da metade dos cursos oferecidos pela entidade estão voltados à área[30] . Os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Polímeros, historicamente mais antigos, são ministrados nos períodos vespertino ou noturno. O curso de Comércio Exterior é ministrado nos períodos matutino ou vespertino e o curso de Gestão Empresarial, o mais recente, é oferecido apenas no período matutino[31] .

Os cursos da FATEC-ZL têm duração de 3 anos e possuem períodos de Estágio Supervisionado[32] e necessidade de apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)[33] , ambos obrigatórios para a obtenção do grau desejado. As duas atividades, realizadas geralmente no sexto e último semestre, auxiliam os alunos a aplicar seus conhecimentos em situações reais, sendo avaliados por pessoal especializado do mercado de trabalho e do corpo docente.

Ingresso na Instituição[editar | editar código-fonte]

Laboratório de Logística da FATEC-ZL

Conforme disposto em norma infralegal[34] , o ensino na FATEC-ZL é gratuito e o ingresso à graduação, aberto a qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio, se dá por concurso público (vestibular), realizado semestralmente sob a responsabilidade do Centro Paula Souza (CEETEPS). O processo classificatório, que é realizado com o aproveitamento dos candidatos até o limite das vagas fixadas para os diversos cursos, é constituído de duas partes:

  • redação; e
  • prova com 54 questões, cada uma com 5 alternativas.

As 54 questões da prova de múltipla escolha são separadas em 10 conjuntos, sendo eles compostos por:

  • 5 questões relativas a cada uma das 8 disciplinas que compõem o núcleo comum do ensino médio (Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês), num total de 40 (quarenta) questões;
  • 5 questões com a finalidade de verificar a capacidade de raciocínio lógico do candidato; e
  • 9 questões que propõem a articulação de conhecimentos das disciplinas de ensino médio, para a solução de situações-problema.

Dos 10 conjuntos de questões, 8 têm peso 1 e os 2 restantes têm peso 2. Essa classificação varia de acordo com o eixo tecnológico do curso escolhido. Exemplificando-se, na avaliação para os cursos do eixo tecnológico "Gestão e Negócios" (Logística, Comércio Exterior e Gestão Empresarial) as disciplinas de Português e Matemática têm peso 2, enquanto as demais permanecem com peso 1. Já para o eixo tecnológico "Produção Industrial" (curso de Polímeros), as disciplinas com maior peso são Matemática e Química, enquanto para o eixo tecnológico "Informação e Comunicação" (curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas), os conjuntos com peso 2 são Matemática e Raciocínio Lógico.

Existe ainda, no processo de ingresso à faculdade, um Sistema de Pontuação Acrescida, instituído por decreto estadual[35] . Por esse sistema, são acrescidos pontos à nota final obtida no exame seletivo, nos seguintes percentuais:

  • 3%, ao candidato que se declarar afrodescendente;
  • 10%, ao candidato que declarar ter cursado todas as séries do ensino médio em instituições públicas; e
  • 13%, ao candidato que atender cumulativamente os itens anteriores.

Pontos Positivos[editar | editar código-fonte]

Laboratório de Polímeros da FATEC-ZL

Comprovando o alto padrão empregado na formação de seus alunos, a Faculdade de Tecnologia da Zona Leste obteve a maior concorrência dentre todas as FATECs nas estatísticas do vestibular para o 1º semestre de 2013[36] . Seu curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (período noturno) deteve o maior índice de candidato por vaga, de 18,83 (753 candidatos para 40 vagas). Outro curso da instituição, o de Logística (período noturno), também figurou na lista dos 10 cursos mais concorridos no vestibular das FATECs em 2013, tendo sido o 6º mais disputado, com uma relação candidato-vaga de 15,93 (637 inscritos para 40 vagas)[37] .

A título de comparação, serão utilizados dados da Universidade de São Paulo, a única universidade do Brasil a figurar entre as 200 melhores instituições de ensino superior no "The Times Higher Education World University Rankings 2012-2013"[38] . Os mais de 100 cursos oferecidos pela instituição no vestibular de 2013 tiveram um total de 159.609 inscritos concorrendo a 11.982 vagas, resultando em uma relação candidato-vaga média de 13,32. Do total de cursos, mais de dois terços teve uma relação candidato-vaga menor que 15 e quase um terço teve relação candidato-vaga inferior a 5[39] . Enquanto isso, os 10 cursos mais concorridos no vestibular 2013 das FATECs apresentaram uma demanda de 7.744 candidatos para uma oferta de 460 vagas, resultando em uma relação candidato-vaga média de 16,83[40] .

Ala Antiga da FATEC-ZL

Os dados reforçam a grande procura pelos cursos oferecidos pela FATEC-ZL e pelas demais FATECs distribuídas no território paulista. Além da gratuidade e qualidade oriundas às instituições de ensino superior mantidas pelo poder público, serve de incentivo ao candidato o alto índice de empregabilidade compartilhado pelas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo. Segundo dados do fim de 2012[41] , 92% dos tecnólogos das FATECs estão empregados um ano após a conclusão do curso e, dentro deste universo, 96,2% têm vínculo formal de trabalho.

No quesito salarial, também se destacam os resultados alcançados por alunos egressos da FATEC-ZL. Enquanto a média salarial brasileira para um recém-formado gira em torno de R$ 1.500,00[42] , um levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza[43] aponta como remuneração média dos concluintes das FATECs o valor de R$ 2.712,00 (4 salários mínimos) e, após um ano, o valor de R$ 3.729,00 (5,5 salários mínimos).

Pontos Negativos[editar | editar código-fonte]

Embora referenciada por seus pontos de excelência, a instituição também acaba sendo alvo de críticas. Reclamações frequentes citam o prazo de demora para a expedição de diplomas, muitas vezes ultrapassando 3 anos de espera. Informações recentes também ressaltam a falta de reconhecimento junto ao Conselho Estadual de Educação de dois cursos antigos da FATEC-ZL, o que também prejudica o processo de emissão dos diplomas.

Outra irregularidade, grave pelo fato da instituição se situar a poucos metros de um distrito policial (64º DP - Cidade A. E. Carvalho), é o aumento no número de vítimas de assaltos e furtos em pontos de ônibus e nas imediações da faculdade. De acordo com estudantes, houve um aumento nos assaltos em 2013 e falta policiamento no local. Eles são abordados à noite, ao sair das aulas[44] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.fateczl.edu.br/crbst_5.html
  2. http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Cursos/Fatec/
  3. http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Fatec/Escolas/zona-leste.html
  4. http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Fatec/Escolas/
  5. http://www.universia.com.br/html/noticia/noticia_clipping_fed.html
  6. Deliberação CEETEPS-7, de 15-12-2006.
  7. http://noticias.terra.com.br/educacao/fatec-da-zona-leste-e-oficialmente-inaugurada-em-sao-paulo,8b79ec8d7cbea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
  8. http://www.ebah.com.br/fateczl
  9. http://eteczonaleste.com.br/
  10. http://www.fateczl.edu.br/cursos.html
  11. http://www.fateczl.edu.br/crbst_5.html
  12. http://noticias.terra.com.br/educacao/fatec-da-zona-leste-e-oficialmente-inaugurada-em-sao-paulo,8b79ec8d7cbea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
  13. http://www.fateczl.edu.br/crbst_5.html
  14. http://www.fateczl.edu.br/crbst_5.html
  15. http://noticias.terra.com.br/educacao/fatec-da-zona-leste-e-oficialmente-inaugurada-em-sao-paulo,8b79ec8d7cbea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
  16. http://www.fateczl.edu.br/cursos.html
  17. http://www.fateczonasul.edu.br/fatec/historico.php
  18. http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Fatec/Escolas/zona-leste.html
  19. http://www.fateczl.edu.br/crbst_3.html
  20. http://www.fateczl.edu.br/crbst_3.html
  21. http://noticias.terra.com.br/educacao/fatec-da-zona-leste-e-oficialmente-inaugurada-em-sao-paulo,8b79ec8d7cbea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
  22. http://noticias.terra.com.br/educacao/fatec-da-zona-leste-e-oficialmente-inaugurada-em-sao-paulo,8b79ec8d7cbea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
  23. http://www.fateczl.edu.br/crbst_29.html
  24. Deliberação CEETEPS-7, de 15-12-2006.
  25. Deliberação CEETEPS-7, de 15-12-2006.
  26. Deliberação CEETEPS-12, de 14-12-2009.
  27. Deliberação CEETEPS-7, de 15-12-2006.
  28. http://www.fateczl.edu.br/cursos.html
  29. Guia do Estudante - Profissões Vestibular 2013 - Outubro de 2012 - Editora Abril
  30. Guia do Estudante - Profissões Vestibular 2013 - Outubro de 2012 - Editora Abril
  31. http://www.vestibularfatec.com.br/onde-estudar/escola.asp?cod_escola=165
  32. http://www.fateczl.edu.br/crbst_10.html
  33. http://www.fateczl.edu.br/crbst_16.html
  34. Portaria CEETEPS nº 215, de 27 de março de 2013.
  35. Decreto Estadual nº 49.602, de 13/05/2005.
  36. http://noticias.r7.com/educacao/noticias/fatec-da-zona-leste-tem-o-maior-indice-de-candidato-por-vaga-20121121.html
  37. http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2012/11/21/fatecs-divulgam-concorrencia-do-vestibular-2013-foram-mais-de-56-mil-inscritos.htm
  38. http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/2012-13/world-ranking
  39. http://www.fuvest.br/estat/insreg.html?anofuv=2013
  40. http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2012/11/21/fatecs-divulgam-concorrencia-do-vestibular-2013-foram-mais-de-56-mil-inscritos.htm
  41. http://www.vestibularfatec.com.br/manual/2013-2SEM/Mensagem.pdf
  42. http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/max-gehringer/2012/08/24/QUAL-O-SALARIO-RAZOAVEL-PARA-UM-RECEM-FORMADO.htm
  43. http://noticias.terra.com.br/educacao/fatec-da-zona-leste-e-oficialmente-inaugurada-em-sao-paulo,8b79ec8d7cbea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
  44. http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u1275072.shtml

Ligações externas[editar | editar código-fonte]