Faial (Santana)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
 Portugal Faial  
—  Freguesia  —
Penha de Águia, Faial
Penha de Águia, Faial
Brasão de armas de Faial
Brasão de armas
Localização no concelho de Santana
Localização no concelho de Santana
Faial está localizado em: Madeira
Faial
Localização de Faial na Madeira
32° 47' N 16° 51' O
País  Portugal
Região Flag of Madeira.svg Madeira
Concelho STN1.png Santana
Fundação 20 de fevereiro de 1550 (464 anos)
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 22,60 km²
População (2011)
 - Total 1 567
    • Densidade 69,3/km2 
Gentílico: faialense
Código postal 9230 - _ _ _
Orago Nossa Senhora da Natividade
Correio electrónico juntafaialmadeira@mail.telepac.pt
Sítio www.faial.freguesias.pt

Faial é uma freguesia portuguesa do concelho de Santana, na Ilha da Madeira. Tem 22,60 km² de área e 1 567 habitantes (2011). Densidade: 69,3 hab/km².

Localiza-se a uma latitude 32.7833 (32°47') Norte e a uma longitude 16.85 (16°51') Oeste, estando a uma altitude de 219 metros. Tem uma estrada que liga ao Concelho de Santana. A actividade principal é a agricultura. Tem costa no Oceano Atlântico a norte e a Sul encontra-se o Pico Ruivo no limite da freguesia. O Faial tem uma escola, uma igreja, uma pista de Karting.

Existe um porto piscatório na parte norte da freguesia e um fortim mandado edificar pela família Catanho de Menezes, antigo senhorio da freguesia. Neste fortim estão alguns canhões, que até há poucos anos, eram usados nas festas da freguesia em honra a Nossa Senhora da Natividade (7 e 8 de Setembro ou fim de semana a seguir) e ao Senhor Santissimo Sacramento (Festa do Senhor), no momento da passagem da procissão.

A sua igreja, foi reconstruida na primeira metada da década de sessenta, após um incêndio que destruiu por completo o espólio da antiga igreja paroquial.

Tem uma piscina de água salgada (um pouco fria) localizada na foz da Ribeira do Faial, conhecido pelos naturais da freguesia por "Boca da Ribeira". Em 2004, foram realizadas obras de melhoramento das infra-estruturas de apoio, nomeadamente snack bar, restaurante, sanitários e balneareos, assim como uma piscina para crianças, parque infantil e ainda dois campos, um de piso sintético e outro de areia.

Freguesias próximas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Região Autónoma da Madeira, integrado no Projecto Madeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.