Fail-Safe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fail-Safe
Missão Suicida (PT)
Limite de Segurança (BR)
 Estados Unidos
1964 • p&b • 112 min 
Direção Sidney Lumet
Roteiro Walter Bernstein
Elenco Henry Fonda
Walter Matthau
Larry Hagman
Dan O'Herlihy
Género guerra
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Fail-Safe (br: Limite de Segurança / pt: Missão Suicida) é um filme estadunidense de 1964, do gênero filme de guerra, dirigido por Sidney Lumet.

O filme aborda o tema da guerra nuclear, em estilo realista e angustiante, próximo da linguagem própria das reportagens televisivas. O argumento é semelhante ao de Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (pt: Dr. Estranhoamor), de Stanley Kubrick.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A ação se passa em 1964, no auge da guerra fria. Devido a um erro em seus aparelhos de defesa, os computadores do Strategic Air Command, órgão governamental estadunidense responsável pela estratégia e tática da defesa nuclear, determinam a um grupo de seis bombardeiros atômicos que ultrapassem o ponto chamado "limite de segurança" e destruam Moscou com duas bombas atômicas. Alarmado, o governo estadunidense tenta de todas as formas chamar seus aviões de volta, mas os pilotos ignoram as ordens verbais, uma vez que seu treinamento o exige; tampouco conseguem abater os aviões. Impotente, e se deparando com a ameaça soviética de retaliação atômica total, o presidente estadunidense faz ao premiê soviético uma proposta que poderá evitar a guerra total: ele determinará a destruição de Nova Iorque caso Moscou seja destruída. Inicia-se, assim, um corrida contra o tempo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

BAFTA 1966 (Reino Unido)

  • Sidney Lumet foi indicado ao Prêmio UN.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.