Faisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaFaisão
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Géneros
Ithaginis

Catreus

Rheinartia

Crossoptilon

Lophura

Argusianus

Pucrasia

Syrmaticus

Chrysolophus

Phasianus

O faisão é uma ave galiforme de corpo robusto e de pernas e asas curtas. O grupo inclui diversos gêneros e espécies, muitas delas cinegéticas.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Faisão" é oriundo do grego phasianós, pelo latim phasianu e pelo provençal antigo faisan[1]. Que significa Ave colorida de penas curtas.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Todas as espécies de faisão apresentam forte dimorfismo sexual, sendo o macho maior e mais colorido que a fêmea. Os machos têm também longas penas posteriores, que se assemelham a uma cauda. As fêmeas incubam os ovos e tratam das crias sozinhas.

Um faisão pode viver até vinte anos. Na natureza ele se alimenta de frutas, raízes, insetos, folhas e verduras. O faisão torna-se maduro sexualmente aos um ou dois anos, dependendo da espécie. Nas condições climáticas brasileiras, ele se reproduz de setembro a dezembro, atingindo o pico máximo em outubro. Em cada postura o número de ovos varia de 15 a 30. O período de incubação é de 22 a 27 dias, variando a espécie.

Os ovos e outros pratos de faisão são muito apreciados, mas de alto valor, rondando os 40€ por pessoa.

Algumas espécies[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.752
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.