Faixa de Gaza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Se foi redirecionado para esta página e não é a que procura, consulte: Gaza (desambiguação).


قطاع غزة
(Qita' Ghazzah)
רצועת עזה
(Retzu'at 'Azza)
Imagem:gz-map.png
Língua oficial árabe

(Outras línguas: hebraico, inglês)

Área

 - Total
 - % water


360 km²
0%

População

 - Total
 - Densidade


1,428,757 (149° - Julho de 2006)
3,968/km² (Julho de 2006)

Moeda 1 Novo sheqel israelense

(NIS) = 100 Agorot

Fuso horário UTC +2/+3

A Faixa de Gaza (em árabe: قطاع غزة. transl. Qita' Ghazzah; em hebraico: רצועת עזה, transl. Retzu'at 'Azza) é uma faixa costeira de terra situada no Médio Oriente ao longo do Mar Mediterrâneo, que faz fronteira com o Egito no sul e é cercada pelo território de Israel a norte e leste. Tem cerca de 41 quilômetros de comprimento, e sua largura varia entre 6 e 12 km, com uma área total de 360 km² sendo um dos territórios mais densamente povoado do planeta, com 1,4 milhão de habitantes para uma área de 360 km².[1] Possui uma infraestrutura precária, bem como uma situação econômica de penúria.[2] A designação "Faixa de Gaza" deriva do nome da sua principal cidade, Gaza, cuja existência remonta à Antiguidade.

Esta área atualmente não é reconhecida internacionalmente como parte de qualquer país soberano, mas é reivindicada pela Autoridade Nacional Palestina como parte dos territórios palestinos. Desde junho de 2007, após confronto armado com o Fatah, o Hamas assumiu o controle da faixa de Gaza.[3] O espaço aéreo e o acesso marítimo à Faixa de Gaza são atualmente controlados pelo Estado de Israel, que também ocupava militarmente o território entre junho de 1967 e agosto de 2005. O território da Faixa de Gaza é cercado por muralhas, tanto do lado egípcio quanto israelense.

Índice

[editar] História

Ver artigo principal: História da Faixa de Gaza
Ver artigo principal: História da Palestina
Ver artigo principal: História do Egito

Durante centenas de anos, o Império Otomano dominou Gaza, até que o território - junto com o restante da Palestina - passou para o controle dos britânicos, com o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Durante a primeira Guerra árabe-israelense, que conduziu à criação do Estado de Israel, Gaza absorveu um quarto das centenas de milhares dos refugiados palestinos expulsos das áreas que hoje fazem parte de Israel.[4][1]

[editar] Geografia

Principais características geográficas de Israel e da região sudeste do Mediterrâneo

A Faixa de Gaza é um território árido e retangular localizado no sudeste do Mar Mediterrâneo, com cerca de 45 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura. O território está limitado a norte e a leste por Israel e ao sul pela península do Sinai, no Egito.

O território é dividido em cinco partes: Rafah (ao sul, que faz fronteira com o Egito), Khan Yunis, Dayr al-Balah, Cidade de Gaza e o Norte de Gaza.

A Faixa de Gaza é plana, tendo como ponto culminante Abu 'Awdah, com 105 metros de altura.

O seu clima é temperado, com verões secos e quentes.

Apenas 13% do território é composto por terras aráveis.

[editar] Demografia

A população da Faixa de Gaza é de 1,428,757 habitantes (dados de Julho de 2006).[5] Cerca de 60% da população é composta por refugiados chegados nas duas vagas geradas pelas guerras de 1948-1949 e de 1967;[6] os restantes são populações nativas.[7] Grande parte da população habita nas cidades, das quais se destacam Gaza, Khan Yunis, Rafah e e Dayr al Balah.

A Faixa de Gaza tem uma das populações mais jovens do planeta, com 48,1% da população enquadrada na estrutura etária entre os 0 e os 14 anos. A taxa de crescimento anual da população é de 3.71% e a esperança média de vida é de 71,97 anos.

A maioria dos habitantes da Faixa de Gaza são muçulmanos sunitas, com uma minoria cristã.[8] A língua falada no território é o árabe, seguida do hebraico; o inglês é compreendido por alguns habitantes.

[editar] Transporte e comunicações

Partes dos danos ao Aeroporto Internacional de Gaza.

A Faixa de Gaza tem uma pequena e pobre rede de estradas e uma simples rede ferroviária ligando o norte ao sul do território palestino. Esta, no entanto, encontrava-se abandonada nos últimos anos.

O Aeroporto Internacional de Gaza (posteriormente renomeado Aeroporto Internacional Yasser Arafat) foi inaugurado a 24 de novembro de 1998, mas suas atividades foram encerradas em outubro de 2000 por ordem do governo de Israel.

No ano seguinte, a pista do aeroporto foi destruída pelas Forças de Defesa de Israel, inviabilizando seu funcionamento.[9] A Faixa de Gaza possui um heliporto.

Gaza ainda possuía um rudimentar serviço telefônico.

[editar] Religião

O islamismo é a religião de 99.3% da população e os outros 0.7% são adeptos do cristianismo.[5]

[editar] Ver também

Referências

  1. 1,0 1,1 Saiba mais sobre a Faixa de Gaza, território pobre controlado pelo Hamas. AFP. Publicado pelo G1 (28 de dezembro de 2008). Página visitada em 6 de janeiro de 2009.
  2. Vilma Gryzinski (7 de janeiro de 2009). A Guerra dos Quatro Dias. Veja 42 (1): 52. Abril. Página visitada em 29 de janeiro de 2009.
  3. Entenda o conflito na Faixa de Gaza. BBC Brasil. Publicado pelo Último Segundo (18 de janeiro de 2009). Página visitada em 29 de janeiro de 2009.
  4. Saiba mais sobre a faixa de Gaza. Folha Online (7 de maio de 2008). Página visitada em 6 de janeiro de 2009.
  5. 5,0 5,1 CIA World Fact Book - Faixa de Gaza (em inglês). CIA. Página visitada em 6 de janeiro de 2009.
  6. Palestine refugees (em inglês). Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente. Página visitada em 29 de janeiro de 2009.
  7. Entenda o conflito na Faixa de Gaza. Estadão (18 de janeiro de 2009). Página visitada em 29 de janeiro de 2009.
  8. Middle East Christians: Gaza pastor (em inglês). BBC (21 de dezembro de 2005). Página visitada em 29 de janeiro de 2009.
  9. Israel destrói pista do aeroporto de Gaza. France Presse. Publicado pela Folha Online (3 de dezembro de 2001). Página visitada em 6 de janeiro de 2009.

[editar] Ligações externas

Ferramentas pessoais
Criar um livro