Fakarava

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Localização do atol nas Tuamotu

Fakarava é um atol da Polinésia Francesa, no arquipélago de Tuamotu. Estende-se por uma área de 100,5 km², com 1578 habitantes, segundo os censos de 2007[carece de fontes?], com uma densidade de 16 hab/km². A principal aldeia é chamada Rotoava. O atol fica a 488 km a nordeste de Taiti.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Fakarava é um atol retangular de 60 km de comprimento por 25 km de largura. É o segundo maior atol das Tuamotu, depois de Rangiroa, com área de 380 km²; e uma lagoa de mais de 1000 km²;. O atol dispõe de duas passagens para o interior, uma a norte e outra a sul. A passagem a norte, Garuae, é a maior na Polinésia Francesa. É rico em fauna marinha, com raias, mantas, barracudas, meros, tartarugas e golfinhos. É também um centro importante de mergulho desportivo.

A localidade principal é Rotoava, situada a nordeste. O atol tem um aeroporto a norte e um porto.

Vista da lagoa de Fakarava.

História[editar | editar código-fonte]

Antigamente era conhecido como Havaiki ou Havai'i, e Farea. O nome sagrado Havaiki encontra-se em outros lugares como Savai'i, Raiatea e Havai. Outro nome colonial era Wittgenstein. O atol foi descoberto por Bellinghausen em 1820. Foi evangelizado pelo católico Laval em 1849, e a primeira igreja foi construída em 1850, em Rotoava. No final do século XIX foi o centro administrativo das Tuamotu.

Comuna de Fakarava[editar | editar código-fonte]

Fakarava é a capital de uma comuna que inclui as comunas associadas de Kauehi e Niau, e os atóis dependentes de Raraka, Toau e Aratika, mais Taiaro que depende de Kauehi. O atol de Taiaro está declarado como reserva da biosfera pela UNESCO. Atualmente está e, processo de revisão com uma proposta para estender a reserva a todos os atóis da comuna de Fakarava.

Ilhas Habitantes (censo 1996) Área (km²)
Fakarava 467 380
Niau 160 20
Kauehi 699 28
Raraka 0 8
Aratika 0 10
Toau 0 9
Taiaro 0 6
TOTAL 1326 461

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.