Fala-me de Amor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fala-me de Amor
Informação geral
Formato Telenovela
Género drama, comédia, romance, suspense
Duração 60 minutos
Criador(es) Maria João Mira
Diogo Horta
Elenco Sofia Alves
Sílvia Rizzo
São José Correia
Sandra Faleiro
(ver mais)
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 206
Produção
Diretor(es) Manuel Amaro da Costa
Produtor(es) NBP
Tema de abertura Fala-me de Amor, por Santos & Pecadores
Tema de encerramento Fala-me de Amor, por Santos & Pecadores
Exibição
Emissora original TVI
Transmissão original 6 de março de 2006 a 4 de novembro de 2006
Cronologia
Mundo Meu
Doce Fugitiva

Fala-me de Amor é uma telenovela portuguesa exibida pela TVI entre 6 de março de 2006 e 4 de novembro de 2006 em 213 episódios substituindo Mundo Meu e antecedendo Doce Fugitiva nas noites do canal. É da autoria de Maria João Mira e Diogo Horta.

Conta com Sofia Alves, Sílvia Rizzo, São José Correia, Sandra Faleiro, Albano Jerónimo, Joaquim Horta, Pedro Lima, Ricardo Carriço, Dina Félix da Costa, Nuno Homem de Sá, Sinde Filipe e Lídia Franco nos papéis principais.

Fala-me de Amor foi prolongado de 180 para 213 episódios numa primeira fase. Já mais tarde, em Agosto de 2006, a TVI encomendou aos autores mais dois episódios, devido às fugas de informação nessa altura existentes.

Foi reposta na TVI Ficção entre 31 de dezembro de 2014 e 23 de maio de 2015, substituindo Sentimentos e antecedendo A Outra.

Foi reposta nas madrugadas da TVI entre 24 de fevereiro de 2017 e 24 de abril de 2017, Num compacto de 57 episódios, substituindo Dei-te Quase Tudo e antecedendo Tempo de Viver.

Obteve na sua estreia 1 800 000 espectadores. Cerca de 1 370 000 espectadores acompanharam o final desta trama.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história da telenovela gira à volta de quatro mulheres, os seus dramas e tristezas. Sara Botelho (Sofia Alves) é a ex-mulher de Eduardo Varela (Ricardo Carriço) e tem com ele uma filha: Beatriz Botelho Varela (Rita Lopes). Não liga aos homens, senão para os manipular, é uma mulher fria, porém, inteligente. Foi violada aos quinze anos pelo próprio pai de Joana Almada Vilar (Sílvia Rizzo), a sua melhor amiga, e passou a não ter mais capacidade de amar.

A vida prega-lhe uma partida e acaba por se apaixonar por Pedro Novais (Albano Jerónimo), amigo e colega de trabalho de Eduardo. Joana é casada com José Maria Vilar (Pedro Lima) e tem dois filhos adolescentes, mas é constantemente traída. Zé Maria acaba até por envolver-se com Sara. O filho de Joana foi raptado aos 3 anos (João Maria Maneira) e ela tem como objectivo reencontrá-lo. Joana acaba por se refugiar no álcool.

Os seus filhos Gonçalo Almada Vilar (Tomás Santos) e Clara Almada Vilar (Joana Oliveira) são amigos das filhas de Margarida Simões (São José Correia). Margarida é casada com Luís Simões (Joaquim Horta) e tem com este duas filhas, Rita Simões (Sara Barradas) que é muito rebelde, e também Filipa Simões (Sofia Costa), educada, atinada, mas muito maldosa. Determinada, põe o trabalho acima de tudo. É amiga de Sara, Joana e Leonor Moreira (Sandra Faleiro). Esta última é solteira, mas sonha em encontrar um príncipe encantado. É romântica e ingénua, e tem uma irmã que sonha ser modelo, Lara Moreira (Cláudia Vieira). O pai de Leonor é extremamente controlador. A mãe de Lara e Leonor morreu há alguns anos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Actores Convidados
Participação especial
Elenco Infantil
  • João Maria Maneira - Miguel Reis / Frederico Almada Vilar
  • Rita Lopes - Beatriz Botelho Varela
  • Beatriz Brás - Ana Cristina (Tininha) Reis Parreira
Elenco adicional

Banda Sonora[editar | editar código-fonte]

Audiências[editar | editar código-fonte]

  • Fala-me de Amor estreou a 6 de Março, segunda-feira a seguir ao Jornal Nacional com 18.3% de audiência média e 41.6% de share que viria a ser o melhor registo alcançado pela novela.[1] O ultimo episódio foi transmitido a 4 de Novembro, sábado, com 14.2% de audiência média e 47.5% de share.
  • A novela contou com 206 episódios e inicialmente foi transmitida a seguir ao Jornal Nacional, para depois passar para o período entre as 23 e as 24 horas. A totalidade dos episódios registou 10.9% de audiência média e 40.8%de share.[2]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Fala-me de Amor com estreia prometedora». Meios & Publicidade. 8 de março de 2006. Consultado em 31 de outubro de 2021 
  2. «Fala-me de Amor chega ao fim». www.marktest.com. Consultado em 22 de setembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]