Falaropo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaFalaropo
Falaropo-de-bico-grosso

Falaropo-de-bico-grosso
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Scolopacidae
Género: Phalaropus
Brisson, 1760
Espécies
P. fulicarius
P. lobatus
P. tricolor

Falaropo é o nome comum dado às três espécies de aves caradriformes scolopacídeas classificadas no género Phalaropus.

Os falaropos são aves de pequeno-médio porte, 15 a 25 cm de comprimento, com patas longas e dedos lobados. A cor da plumagem varia consoante a estação, sendo monótona em tons de cinza, preto e branco durante a maioria do ano, mas adquirindo cores mais vivas (castanho e avermelhado) durante a época de reprodução.

Todos os falaropos são migratórios que se reproduzem a latitudes elevadas, migrando para Sul nos meses de Inverno, embora a sua distribuição geográfica varie consoante a espécie. Estas aves preferem habitats aquáticos, em zonas costeiras ou perto de lagos interiores, no caso do falaropo-de-wilson que se reproduz nos lagos salgados da América do Norte.

Os falaropos alimentam-se de pequenos invertebrados aquáticos, incluindo plancton, moluscos e vermes. O grupo apresenta uma técnica única de alimentação: enquanto está à procura de comida em águas de pouca profundidade, o falaropo nada depressa em círculos fechados, de forma a provocar um pequeno remoinho na água. Pensa-se que a táctica tenha a vantagem de provocar a subida de potencial alimentos do fundo.

Os hábitos de reprodução são uma característica distintiva deste grupo. Ao contrário da maioria das aves, são as fêmeas quem representa o papel activo na época de reprodução, lutando entre si pela posse dos machos e defendendo o território de nidificação das rivais. Após a postura, as fêmeas iniciam de imediato a migração para sul, deixando os machos para trás para tratar da incubação e cuidar das crias sozinhos. Também ao contrário da maioria das aves, o dimorfismo sexual dos falaropos é notório pelo facto de serem as fêmeas a apresentar maiores dimensões e plumagem mais colorida.

Espécies[editar | editar código-fonte]

  • Falaropo-de-bico-grosso - Phalaropus fulicarius
  • Falaropo-de-bico-fino - Phalaropus lobatus
    • Época de reprodução: Círculo Ártico; Resto do ano: zonas costeiras tropicais e sub-tropicais
  • Falaropo-de-wilson - Phalaropus tricolor
    • Época de reprodução: Lagos Salgados da América do Norte; Resto do ano: América do Sul

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Maclean, G.L., 1993. Robert’s Birds of Southern Africa. 6th Edition. John Voelcker Bird Book Fund