Fallen (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fallen
A Queda (PT)
Possuídos (BR)
 Estados Unidos
1998 • Cor • 123 min 
Direção Gregory Hoblit
Roteiro Nicholas Kazan
Elenco Denzel Washington
John Goodman
Idioma Inglês, aramaico
Distribuição Warner Bros. Pictures
Lançamento 16 de janeiro de 1998 (EUA)

Fallen (Possuídos no Brasil, A Queda em Portugal) é um filme norte-americano de 1998, um suspense sobrenatural dirigido por Gregory Hoblit e estrelado por Denzel Washington, John Goodman, Donald Sutherland e Embeth Davidtz.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Após a execução do serial killer Edgar Reese (Elias Koteas) na câmara de gás, o policial e detetive John Hobbes (Denzel Washington) acredita que parte dos seus problemas terminaram, mas logo repara que pessoas na rua cantam a mesma melodia que o criminoso cantou na sua execução. A partir desse ponto, o policial conclui que todos estavam possuídos por Azazel, um anjo amaldiçoado que não tem forma mas que com um simples toque consegue penetrar em quase todas os seres vivos. Quando Hobbes é forçado a matar um professor, que estava possuído pelo espírito, fica claro que ele precisa proteger as pessoas desta entidade demoníaca.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O filme foi lançado nos EUA em 16 de Janeiro de 1998, e no mesmo ano foi lançado na França (dia 18 de Março) e no Brasil (dia 17 de Abril). O VHS do filme foi lançado em Portugal em 21 de Janeiro de 1999.

Foi o primeiro dos três filmes estrelados pelo ator Denzel Washington no ano de 1998 (os outros filmes foram He Got Game e The Siege).

Recepção[editar | editar código-fonte]

Fallen recebeu mistas avaliações dos críticos, que elogiaram a premissa do thriller, mas reciclado e emocionante que nem todos os filmes do gênero. A revista Variety escreveu que "Washington tem a missão quase impossível de realizar em conjunto um quadro complicado e não muito envolvente emocional ou intelectualmente. O Chicago Reader elogiou o desempenho de Washington, mas não gostou da utilização contínua do filme da música "Time Is on My Side" da banda inglesa The Rolling Stones.

O site Rotten Tomatoes informou que 42% dos críticos deram ao filme uma revisão positiva, baseada em 53 comentários.

Fallen arrecadou US$ 25 milhões nos Estados Unidos durante sua exibição.

Ligações externos[editar | editar código-fonte]