Família de Charmander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Agosto de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Charmander, Charmeleon e Charizard são espécies de pokémon que estão na mesma linha de evolução.

Pokémons[editar | editar código-fonte]

Charmander[editar | editar código-fonte]

Número: 4 Tipo: Fogo Evolui de: ovo Evolui para: Charmeleon

Charmander (ヒトカゲ; Hitokage em japonês) é um pokémon lagarto do tipo Fogo. Seu número é o #4. Evolui para Charmeleon, no nível 16.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Charmander é um fusão de char (carbonizar) com salamander (salamandra).

Hitokage é composto pelo kanji 火蜥蜴 (hitokage - significando salamandra ou lagarto-de-fogo), mas também pode ser o trocadilho 人影 (hito kage - figura sombria).

Caracteríticas[editar | editar código-fonte]

Charmander, assim como suas evoluções, possui uma chama no fim da cauda. Esta chama em sua cauda é a principal fonte de seus poderes, queimando fracamente ou intensamente de acordo com o humor dele, havia relatos de que se a chama de Charmander se apagasse ele morreria, como no episódio 11 de Pokémon onde foi citado por Brock. Foi revelado no episódio 14 de Pokémon Chronicles Jornada ao Ponto de Partida que quando a chama de Charmander se apagar ele fica impossibilitado de usar seus poderes de fogo, segundo Delia Ketchum (Mãe de Ash). Bebês Charmander demoram para se acostumar com ela, e geralmente se queimam. Tem a aparência de uma salamandra bípede, com algumas características de dinossauro, porém com aspecto mais suave e doméstico.

Os Charmander são pacíficos, pequenos em estatura e tamanho das garras, e fazem amizade com a maioria dos pokémons porém, tem muito poder. Um Lança-Chamas do Charmander pode derrotar uma manada de Exeggutors. Além disso, tem mais ataque do que Bulbasaur ou Squirtle, por isso é um dos pokémon preferidos para se começar uma jornada pokémon. Como o Charmeleon, sabe usar muito bem a sua cauda.

Os Chamander prefere locais quentes para viver. Charmander tem uma habilidade especial que o fortalece quando está num momento crítico na batalha, dando a essa habilidade o nome de Brasa (Blaze em Inglês). Charmander compartilha essa habilidade com Charmeleon e Charizard. No Anime o Charmander de Ash a usa pela primeira vez no episódio 25 Primeape Endoidece.

Charmeleon[editar | editar código-fonte]

Número: 5 Tipo: Fogo/Lutador Evolui de: Charmander, level 16 Evolui para: Charizard,

Charmeleon (リザード; Lizardo em japonês, Glutexo em alemão, Reptincel em francês e Rizado em espanhol) é um pokémon dragão do tipo Fogo . Seu número é o #5. Evolui para Charizard.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

O nome Charmeleon provavelmente deriva de uma junção de char (carbonizar) e chameleon (camaleão).

Em japonês o nome origina da pronúncia da palavra lizard (lagarto).

Características[editar | editar código-fonte]

Charmeleon é um réptil vermelho-escuro bípede, que possui uma protuberância em sua nuca (nota-se que na família Charmander, o Charmeleon é o mais escuro, ao contrário dos alaranjados Charmander e Charizard). Tem os braços curtos e com garras poderosas. Ao contrário de sua pré-evolução, este pokémon é competitivo e gosta muito de lutar, e é conhecido por lançar chamas azuis e queimar o solo quando agitado.

Sendo um Pokémon muito forte, não obedece a qualquer treinador. Podem aguentar altas temperaturas e tem um poder de fogo impressionante. Seu ponto fraco é a região da barriga onde fica o seu estômago. Em contrapartida, sabe usar muito bem a sua cauda, tanto para aquecer o lugar com a chama que está nela, como para golpear o inimigo.

É extremamente feroz quando na natureza e arranha impiedosamente seus oponentes com suas fortes garras. É um pokémon que não pode ser subestimado pela sua baixa estatura, pois esse pokémon esconde um grande poder interior.

Charizard[editar | editar código-fonte]

Número: 6 Tipo: Fogo/Voador Evolui de: Charmeleon Evolui para: Nenhum

Charizard (リザードン; Lizardoon em japonês, Glurak em alemão e Dracafeu em francês) é um pokémon lagarto dos tipos Fogo e Voador. Seu número é o #6.

Charizard é um famoso pokémon de Ash Ketchum e também o mais forte(até mais que o pikachu), é uma das cartas mais vendidas no Pokémon TCG [carece de fontes?].

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

O nome Charizard é uma aglutinação de char (carbonizar) e lizard (lagarto).

O nome japonês, Rizaadon, é provavelmente uma combinação da pronúncia da palavra inglesa lizard com a palavra japonesa don.

Características[editar | editar código-fonte]

A aparência de Charizard lembra a dos lendários dragões, mas isso não quer dizer que ele é do tipo dragão. Diferentemente de suas pré-evoluções Charmander e Charmeleon, Charizard tem poderosas asas, com a parte de dentro num tom esverdeado com um leve azul, e a parte de trás no tom normal de laranja. Tais asas lhe dão a habilidade do voo, que podem chegar a uma velocidade de 150 km/h. Por seu grande peso, Charizard precisa de muito esforço para tal ato, sendo necessário que descanse após voar. O seu ponto fraco são as asas, por não terem muita proteção. Ele pode resistir a grandes altitudes e aguentar a alta pressão e o calor extremo dos vulcões, coisa que só consegue neste estágio.

O sopro de um Charizard é tão quente quanto a força do Charmeleon. Além disso, suas características aditivas de fogo e dragão lhe concedem capacidade de aprender ataques como Wing Attack (aprendizagem própria no Lv. 36) ou Dragon Claw, Dragonbreath e Aerial Ace (via TM's), entre outros. Além disso, Charizard também pode aprender Blast Burn, o ataque mais poderoso de fogo, somente Pokémos iniciantes na última forma como Charizard podem aprender essa tecnica. também Overheat que pode ser aprendido por Charizard (via TM's). Sua força e seu surpreeendente poder de fogo faz com que seja admirado por inúmeros Pokémaníacos. Quando está em sua força máxima, a chama em sua cauda chega perto da ponta de sua cabeça, fazendo com que seus ataques de fogo possam derreter rocha sólida, ou derreter 10.000 toneladas de neve.

Charizards são geralmente muito competitivos, e gostam de ganhar grandes batalhas, ou então vencer os grandes lendários. Um exemplo é o Charizard de Ash Ketchum, que já ganhou de Articuno,Moltres e Entei, mas perdeu uma batalha para um Chikorita selvagem, por subestimá-lo demais. Além disso, é extremamente orgulhoso, e confia no seu poder mais do que tudo.

Para caçar, Charizard sobrevoa a sua presa, a ataca por trás e vai carregando com suas garras fortes.

Videogame[editar | editar código-fonte]

Série de RPG

Em Pokémon Red & Blue, Charmander é um pokémon inicial, assim como Bulbasaur e Squirtle. Nos remakes FireRed & LeafGreen, ele também é um pokémon inicial.

Em Pokémon Yellow, Charmander não é inicial, mas o jogador recebe um como presente no decorrer do jogo.

Spin Offs

Charmander também aparece em Pokémon Snap e Pokémon Stadium, para Nintendo 64, assim como em Pokémon Mystery Dungeon para Nintendo DS

Charizard é um personagem jogável no jogo de luta Super Smash Bros. Brawl.

Charmeleon aparece como um dos Pokémons de um Treinador adversário em:Pokémon Soul Silver para DS

Anime[editar | editar código-fonte]

No especial Pokémon Mystery Dungeon Team Go-Getters out of the gate um Charmander aparece como companheiro de Squirtle e Chikorita em sua equipe de resgate, tendo como participação mais notável o fato de encontrar o Pichu, que estaria perdido em uma caverna.

No filme Pokémon Voice of the Forest (Voz da Floresta), Sammy Carvalho, o Professor Carvalho mais novo, recebe um Charmeleon bem mais obediente que o de Ash. Ele luta ao lado da Bayleef de Ash contra os vilões Scizor e Sneasel.

Numa ilha entre as cidades de Lilycove e Mossdeep, três estudantes desafiam Ash. Um tinha um Ivysaur, outro um Wartortle e outro um Charmeleon.

Em uma das aventuras de Ash ele encontra um escultor de estátuas de cristal de pokémons que tenta encontrar o Onix de Cristal para recuperar sua inspiração. Quando o grupo o encontra ele envia seu Charmeleon para lutar, pois o Fogo aquece facilmente o Cristal.[1]

Outros Charizards já foram vistos, como o clone criado por Mewtwo (tinha listras vermelhas no dorso e na face), ou o que James usou na batalha do seu exame de entrada da Liga Pokémon. Um também no Concurso Pokémon da cidade de Verdanturf, um idoso chamado Don que não sabia voar ou cuspir fogo em um episódio de Pokémon Chronicles. Vários selvagens vivem no Vale, como Charla, uma fêmea pertencente à proprietária, Liza (o Charizard de Ash tem uma queda por Charla).

Charmander de Ash Ketchum[editar | editar código-fonte]

No anime, Ash Ketchum e sua equipe encontram um Charmander em uma rocha, aguardando seu treinador no episódio 11 Charmander, o Pokémon Perdido. Mais tarde ocorreu uma tempestade e como Charmander é um Pokémon de fogo, ele correu um enorme risco de perder vida em meio àquela tempestade, nesse episódio ele poderia ter morrido se sua chama apagase. Ash o resgatou e o levou para um centro Pokémon. Apesar de salvo, o Charmander foge do Centro e retorna à sua pedra, esperando por seu treinador, que o tinha enganado, dizendo ao pokémon que voltaria para buscá-lo, mas acabou abandonando-o. Depois que descobriu da farsa, Charmander decide acompanhar Ash e o time, para demonstrar sua gratidão.

Quando o Charmander de Ash Ketchum evolui para Charmeleon no episódio "A Marcha dos Exeggutors", sua personalidade muda completamente. Ele torna-se um pokémon muito desobediente e somente batalha quando está com vontade. Acredita-se que a desobediência começou quando Ash ordenou Charmeleon a fazer muitas coisas depois de ter evoluído, ao invés de parabenizá-lo. Irritado, lança uma bola de fogo na cara de Ash.

O Charmeleon evolui no episódio "O Ataque dos Pokémon Pré-históricos" onde Ash e a Equipe Rocket descobrem um grupo de pokémons fósseis que se acreditava que estavam extintos, onde Charmeleon foi chamado de sua pokébola para proteger Ash de um Aerodactyl que tinha a intenção de devorá-lo. Ash foi salvo pelo já evoluído Charizard, mas não ficou claro se o Charmeleon evoluí para resgatar Ash ou se era para derrotar o Aerodactyl, que estava quase derrotando-o.

Originalmente, Charizard (como o Charmeleon) decide não obedecer Ash, mas muitas vezes ele ajudou seu treinador quando este o provocava, dizendo que era um pokémon fraco. O exemplo mais conhecido deste procedimento foi no episódio 81 "Amigo e Inimigo", durante a Liga Índigo, no round 16, onde Ash batalhou com seu novo amigo Richie. Só restava um pokémon no time de Ash, contra dois no de Richie, e desesperado com a derrota, ele chama Charizard. Apesar de vencer facilmente o Charmander de Richie, ele recusa-se a enfrentar o Pikachu deste, fazendo Ash desistir. Ainda assim, em algumas instâncias isoladas, ele mostrou sinais de lealdade (por exemplo, no filme Pokémon 2000), chegando ao ponto de tornar-se obediente. No episódio 107, Charizard foi totalmente congelado por um Poliwrath. Por causa do esforço contínuo de Ash para reaquecer seu corpo (evitando assim a morte), Charizard resolve aceitar Ash como seu treinador. Charizard, em um certo ponto, transformou-se no monstro do time de Ash, comportando-se como um guerreiro e continuando a batalhar apesar dos infortúnios e dos ferimentos. Ainda assim Charizard é superconfiante, como em um capítulo em que foi derrotado por uma Chikorita habilidosa, que atacou suas pernas, se posicionado abaixo do dragão, fora do alcance de suas garras.

Quando descobrem o Vale Charisífico, Charizard decide deixar o time para morar no vale, um campo de treinamento para outros Charizards. Uma das razões para a partida de Charizard foi o aperfeiçoamento de seus ataques terrestres. Assim como outros pokémons de Ash, Charizard volta temporariamente ao time, geralmente quando Ash enfrenta um pokémon difícil como o Dragonair de Claire, Entei, o Blastoise de Gary Carvalho e o Articuno de Noland. Diferentemente dos outros afastados, Charizard fez mais aparições importantes depois que deixou o time. Charizard agora mora no Vale Charisífico, onde continua a treinar.

Geralmente interpretado como desafio, Charizard sempre cumprimenta Ash de volta com um Flamethrower na face de seu treinador. Ele também tem como movimento final seu ataque Seismic Toss, e a maioria dos pokémons fortes que Charizard derrotou, derrotou utilizando tal golpe. O Seismic Toss do Charizard inclui uma animação simbólica dele circulando a Terra antes de arremeter seu oponente contra o chão, mas ele na verdade sobe até certa altitude e despenca, realizando três loopings e chocando-se com o chão. Alguns pokémons são conhecidos por escapar deste ataque, incluindo o Dragonite de Drake no campeonato da Liga Laranja, o Dragonair de Claire no final da disputa de líder de ginásio em Johto (na segunda tentativa, Charizard queima o Dragonair no ar com o Fire Spin, movimento batizado por Ash de Flaming Seismic Toss), o Golem de Gary (muito pesado) e o Blaziken de Harrison nas quartas-de-final da Conferência de Prata. Na saga Fronteira da Batalha, ele derrota o Articuno de Noland sem usar o "ataque sísmico", retornado ao vale logo depois e depois ajuda Ash a derrotar Regice, Registeel e Regirock de Brandon e líder da Batalha da Fronteira.

A força do Charizard varia com a ocasião. Por exemplo, em Pokémon: The Movie 2000, Charizard produz uma Flamethrower que equivale a de Moltres, e em Pokémon 3: The Movie, ele barra seu clone produzido em uma intensa batalha contra o Entei que estava sendo comandado pelos Unown. Ele também derrota o Articuno de Noland, mas neste caso seu tipo tinha vantagem contra o tipo do Articuno. Em contrapartida, o Charizard já foi derrotado por pokémons bem mais fracos. Uma possível explicação para o espírito lutador dele é sua vontade de derrotar oponentes mais fortes, como os Legendários.

Batalhas Importantes![editar | editar código-fonte]

  • Richie enfrenta Ash pela quinta rodada da Liga Pokémon. O Charmander de Richie vence Pikachu. Ash então, como seu último pokémon na batalha, usa Charizard, vencendo o Charmander. Em seguida Richie usa o Pikachu, mas Charizard, depois de mostrar sua força contra o Pikachu, se recusa a lutar, perdendo a luta.[2]
  • Um líderes de ginásio das Ilhas Laranjas recebe o desafiante Ash Ketchum. No segundo round o desafio é esculpir um trenó de gelo usando três pokémons. Danny usa Machoke, Scyther e Nidoqueen. Ash usa Pikachu, Bulbassaur e Charizard. Charizard não quer fazer o serviço, e tentando acertar Ash com seu lança-chamas acaba terminando o trenó com apenas 3 ataques, vencendo o segundo round.[3]
  • No caminho para o quarto ginásio das Ilhas Laranjas Ash encontra um treinador com seu Poliwrath, confiante de sua força. Ash então usa o Charizard contra um Poliwrath, perdendo a luta poirque o Charizard não o obedeceu. Charizard recebe um ataque de "Raio de Gelo" ficando congelado. Ash tenta aquece-lo mesmo que tenha que se ferir. Na manhã seguinte Charizard está recuperado e parece que Ash subiu no seu conceito. Charizard então enfrenta novamente Poliwrath,vencendo-o.[4]
  • Ash desafia a líder do quarto ginásio das Ilhas Laranjas. Ela usa Alakazan e Marowak. Ash usa Pikachu e Charizard. Pikachu e Charizard começam não se dando bem na luta, mas depois passam a se ajudar, conseguindo vencer a batalha.[5]
  • No quinto round da batalha contra o campeão da Liga Laranja, Ash manda o Charizard contra o Electabuzz de Drake. Charizard vence com o Ataque Sísmico. Mas depois ele precisa lutar contra Dragonite e perde.[6]

Charmander de Richie[editar | editar código-fonte]

Richie também possui um Charmander, chamado Zippo, que foi usado na batalha contra Ash na Liga Pokémon Índigo. Ele usou o Zippo para enfrentar a Equipe Rocket juntamente com Ash antes de descobrir sobre sua batalha com Ash.[7]

Na luta com Ash depois de ter sua Butterfree derrotada pelo Pikachu de Ash Richie envia o Zippo que vence Pikachu. Mas na luta seguinte este perde facilmente para o Charizard de Ash. Apesar disso a batalha entre os dois treinadores termina com a vitória de Richie pois o Charizard de Ash decide não lutar contra o Pikachu de Richie.[2]

Quando Zippo reapareceu no desenho nas Ilhas do Redemoinho, já tinha evoluído para um obediente Charmeleon.

No fim de Pokémon Chronicles, Zippo está prestes a evoluir para Charizard.

Mangá[editar | editar código-fonte]

Pokémon: As Aventuras Elétricas do Pikachu[editar | editar código-fonte]

Quando Pikachu acidentalmente se separa de Ash, um Squirtle convence ele e o Pikachu a viajarem a um santuário dos pokémons fracos e abandonados. Ao longo do caminho eles encontraram a Equipe Rocket, assim como um Kangaskhan que havia adotado um menino humano. Viajando com o Pokémon canguru, já tendo visitado o santuário, foram atacados pela Equipe Rocket, mas esta foi derrotada pelo Kangaskhan e pelo Pikachu. O treinador do Charmander, que estava magoado porque seu pokémon havia se perdido dele, encontrou-o e não se separaram mais.

Em Pokémon Adventures, Green recebeu um Charmander de seu avô, Professor Carvalho. Desde que este evoluiu para Charizard, faz parte da equipe de líder de ginásio da cidade de Viridian, na qual Green é líder.

Na Jornada Mágica Pokémon, o personagem Peanut têm um Charmander. Este Charmander sempre causa problemas, porque ele insiste em brigar com outros pokémon. Em Pokémon Zensho, Satoshi recebe um Charmander como pokémon incial, enquanto que Blue recebe um Squirtle.

Jogo de cartas[editar | editar código-fonte]

Esta é uma lista das aparições nos decks:

Charizard é sem dúvida uma das cartas mais conhecidas. Sua aparição original foi no deck Básico (reaparecendo no Básico 2 e no Legendário), suportando o poder pokémon Queima de Energia e o ataque Fire Spin com 100 pontos de dano. Charizard EX é similar estruturalmente, mas é sem dúvida que a versão EX carrega o ataque mais custoso e poderoso do jogo: Burn Down. Ele necessita de cinco energias do tipo fogo, que depois são descartadas com o ataque, mas ataca com 200 pontos de dano que não são afetados por fraqueza, resistência, poder pokémon, PokéBody e outros efeitos no pokémon oponente.

Quando Pokémon TCG começou a ser difundido nos Estados Unidos, o Charizard do deck Básico tornou-se muito popular e requisitado. Nas lojas de cards, o valor da carta chegou a custar 200,00 dolares. Isto poderia ser uma influência do alto valor das outras cartas do Charizard porque nestas lojas o preço de cartas de mesmo rank como o Venussauro e o Zapdos, são consideravelmente mais baratas.

Aparições em outras séries[editar | editar código-fonte]

Austin Powers in Goldmember

Em uma cena do filme Austin Powers in Goldmember, um figurante com fantasia de Charmander e outro com fantasia de Pikachu tentam escapar do Mini-Cooper dirigido por Austin Powers, que depois se chocaria com a Parada Flutuante do Godzilla.

Referências

  1. Anime epi 089 - O Onix de Cristal
  2. a b Anime epi "081 - Amigos e Inimigos"
  3. Anime epi "095 - Manobras Radicais"
  4. Anime epi "107 - Fica Frio Charizard"
  5. Anime epi "110 - Encrenca em Dobro"
  6. Anime epi "113 - Al Pumelo" e "114 - Que Venha o Dragonite"
  7. Anime epi 080 - Amigos de Verdade"