Fantaisie-Impromptu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tema principal da Fantaisie-Impromptu

A Fantaisie-Impromptu, de Frédéric Chopin, em dó sustenido menor, Opus póstumo 66, é uma composição para piano solo e uma de suas peças mais conhecidas. Foi composta em 1834 e dedicada a Julian Fontana, que a publicou, apesar de Chopin ter lhe pedido para não fazê-lo.

História[editar | editar código-fonte]

Embora a Fantaisie-Impromptu tenha sido originalmente composta em 1834, ela foi publicada postumamente em 1855, juntamente com as valsas Op. 69 e Op. 70. Esta obra é a última dos quatro improvisos de Chopin, compostos entre 1834 e 1842. A estreia desta peça foi realizada pela renomada pianista polonesa Marcelline Czartoryska, em Paris, no ano de sua publicação.

A razão pela qual Chopin optou por não publicar a Fantaisie-Impromptu permanece um mistério. No entanto, especula-se que a decisão pode estar relacionada à semelhança da peça com o terceiro movimento da Sonata para piano n.º 14, em dó sustenido menor (1801), de Ludwig van Beethoven, e com o Impromptu em mi bemol maior, de Ignaz Moscheles, também composto em 1834.

Apesar da versão de Fontana (1834) ser a mais conhecida mundialmente, uma descoberta interessante foi feita no início da década de 1960. O famoso pianista polonês Arthur Rubinstein adquiriu um álbum pertencente à Baronesa d'Esté em um leilão em Paris. Este álbum continha um manuscrito da Fantaisie-Impromptu, datado de 1835 e escrito pelo próprio Chopin. Na folha de rosto, estava escrito em francês: "Composto para a Baronesa d'Esté, por Frédéric Chopin". No prefácio da edição que ficou conhecida como "Edição Rubinstein", publicada em janeiro de 1962 pela editora G. Schirmer Inc, Rubinstein sugeriu que a frase "Composto para" em vez de uma dedicatória poderia indicar que Chopin vendeu a composição à Baronesa.

Comparada à versão anterior, a ‘Edição Rubinstein’ de 1835 se destaca por seu ‘delicado cuidado com os detalhes’ e ‘muitas melhorias na harmonia e no estilo’, especialmente na parte escrita para a mão esquerda. A Fantaisie-Impromptu continua sendo apreciada e reproduzida por ouvintes e pianistas em todo o mundo até hoje. A peça também já marcou presença em filmes, séries e desenhos animados.

Análise da obra[editar | editar código-fonte]

Interpretado por Darío Fernández Torre.

Coleção de Al Goldstein.

Interpretado por Muriel Nguyen Xuan.

Executada por Martha Goldstein em um piano Erard de 1851]].

Problemas para escutar estes arquivos? Veja a ajuda.

Alguns aspectos desta peça são similares à Sonata ao Luar de Beethoven, a qual também fora escrita em dó sustenido menor. Dois compassos após o início da melodia, um abrupto subir e descer tem as mesmas notas da cadenza no terceiro movimento da peça (Presto agitato). O clímax em um acorde de seis notas é semelhante em ambas as peças[1] e a parte central da Fantaisie-Impromptu, assim como o segundo movimento da Sonata ao Luar, é em ré bemol maior. O primeiro e terceiro movimentos são em dó sustenido menor.

Esta peça possui muitos ritmos alternados (a mão direita toca semicolcheias enquanto a esquerda, tercinas), uma linha melódica em movimento ininterrupto e compasso binário. O tempo, na abertura, é allegro agitato e muda para largo e, posteriormente, moderato cantabile, quando o tom se torna ré bemol maior, o equivalente harmônico da escala de dó sustenido maior que é paralela à de dó sustenido menor. A peça, então, muda para presto (embora algumas versões incorporem à partitura uma coda que faz repetir o tempo inicial) onde torna-se dó sustenido menor como no começo e acaba em um desfecho misterioso e silencioso, na qual a mão esquerda toca novamente as primeiras notas da seção central, e a direita continua a tocar as semicolcheias, até o acorde ascendente de dó sustenido maior que marca o fim.

A Opus póstumo 66 faz parte do repertório de muitos pianistas aclamados como Arthur Rubinstein, Claudio Arrau, Evgeny Kissin, Fernando Puchol, Tzvi Erez, Valentina Igoshina, Vladimir Horowitz, Yundi, entre outros.

Referências

  1. Felix Salzer, Aspects of Schenkerian Analysis, David Beach, ed. Yale University Press, 1983

Ligações externas[editar | editar código-fonte]