Camarão-rosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Farfantepenaeus brasiliensis)
 Nota: Se procura pela espécie de camarão Leander potitinga, veja Potimirim.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCamarão-rosa

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Penaeidae
Género: Farfantepenaeus
Espécie: F. brasiliensis
Nome binomial
Farfantepenaeus brasiliensis
Latreille, 1817
Sinónimos
Penaeus brasiliensis

O Camarão-rosa é um camarão marinho da família dos peneídeos, encontrado do Leste dos Estados Unidos ao Sul do Brasil. Tal espécie atinge cerca de 18 cm de comprimento e tem o corpo vermelho com pontos escuros. Também é conhecido pelos nomes de caboclo e vilafranca.

O nome científico da espécie é Farfantepenaeus subtilis (Pérez-Farfante, 1967), A espécie Farfantepenaeus brasiliensis (Latreille, 1817)[1] é conhecido popularmente como camarão-branco e são espécies diferentes de um mesmo gênero.

[2] O camarão Farfantepenaeus subtilis (Pérez-Farfante, 1967) ocorre no Atlântico Ocidental, tendo como limites de sua distribuição geográfica, o litoral de Cuba até no Brasil (estado do Rio de Janeiro), sendo mais facilmente encontrado desde águas rasas até 90 metros de profundidade. O recrutamento pesqueiro para ambos os sexos é do tipo bimodal, com picos em fevereiro e outubro. A frequência de indivíduos por intervalos de comprimento do cefalotórax demonstra que os machos habitam a área de pesca por menos tempo que as fêmeas.

Referências

  1. “Farfantepenaeus brasiliensis” no site do ITIS acessado a 5 de agosto de 2009
  2. Texto retirado do Boletim ICMBio (RECRUTΑMENTO DO CAMARÃO ROSA, Farfantepenaeus subtilis (PÉREZ - FARFANTE, 1967) (CRUSTACEA: DECAPODA: PENAEIDAE), NO LITORAL SUL DO ESTADO DA BAHIA – BRASIL. Maria do Carmo Ferrão Santos e José Armando Duarte Magalhães
Ícone de esboço Este artigo sobre Crustáceos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.