Farol da Ponta dos Rosais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Farol da Ponta dos Rosais
Localização ilha de São Jorge, nos Açores
Inauguração 1 de Maio de 1958
Altitude 200 m
Enquadramento na paisagem do Farol dos Rosais.

O Farol da Ponta dos Rosais é uma estrutura de sinalização marítima, constituída por um farol, residências para os faroleiros e edifícios de apoio, hoje totalmente arruinada, localizada no extremo noroeste da ilha de São Jorge, nos Açores.

Características e história[editar | editar código-fonte]

O Farol dos Rosais situa-se sobre espectaculares escarpas, a mais de 200 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado a 1 de Maio de 1958, sendo na altura o melhor e tecnologicamente mais avançado farol da rede portuguesa. Foi residência de uma comunidade de meia dúzia de famílias, totalmente auto-suficiente em energia e água, dada a distância a que se encontra da freguesia dos Rosais, o povoado mais próximo.

Acabado de inaugurar, em 1964 foi temporariamente abandonado pelos seus habitantes aquando da crise sísmica dos Rosais e da erupção submarina que então ocorreu nas suas proximidades. Passada a crise, permaneceu habitado até 1 de Janeiro de 1980, sendo então definitivamente evacuado na sequência dos desabamentos de falésias provocados pelo terramoto de 1980. Passou a funcionar automaticamente após aquela data, deixando de emitir os seus relâmpagos por intervenção directa do homem em 5 de Julho de 1982. Em substituição do possante farol, no cimo da torre foi instalado um pequeno farolim alimentado a energia solar.

A partir do recinto do farol desfruta-se uma paisagem deslumbrante sobre os ilhéus dos Rosais, com as ilhas do Faial e Pico como pano de fundo. O local, os ilhéus e as falésias circundantes constituem um Sítio de Interesse Comunitário, criado ao abrigo da Directiva Habitats da União Europeia.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • FURTADO. Eduardo Carvalho Vieira. Guardiães do Mar dos Açores: uma viagem pelas ilhas do Atlântico. s.l.: s.e., 2005. 298p. mapas, fotos. ISBN 972-9060-47-9
Enquadramento na paisagem do Farol dos Rosais.
Ícone de esboço Este artigo sobre um farol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.