Farroupilhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O termo farroupilha, assim como outras designações de grupos ou correntes políticas, foi usado em locais e situações distintas designando grupos não exatamente correlacionados.

Na política da corte Imperial

No 'período regencial do Império do Brasil, por volta de 1831, havia três correntes de pensamento político:

No sul do Brasil

Ao eclodir os primeiros embates no sul da nação, que se prolongaram na Guerra do Farrapos, em 1835 pareceu aos observadores distantes do território conflituoso, tratar-se de uma revolta com os ideais dos liberais exaltados do centro do país. Os revoltosos passaram a ser conhecidos pela denominação farroupilhas. Esta guerra entretanto ocorreu sob influências que foram somadas àquela:

  • Guerra da Cisplatina, que culminou - pelo insucesso brasileiro - com a formação do Uruguai, um Estado Republicano independente desanexado do Brasil, pela Convenção Preliminar de Paz em 1828, e onde lutaram pelo Império brasileiro os futuros líderes do conflito separatista do sul.
  • Influência do pensamento republicano corrente nas lojas maçônicas; e de pessoas provenientes da Europa que difundiam tais idéias , em evidência desde o sucesso da Revolução Francesa, em 1798.
  • O descontentamento dos agentes econômicos regionais; a exemplo do que ocorrera na bem-sucedida (do ponto de vista do Uruguai) incursão dos 33 orientales, os estancieiros contribuíram em contingentes e recursos financeiros para o movimnento.
  • O descontentamento dos militares locais, culminando com a destituição de Bento Gonçalves do comando militar da Província de São Pedro do Rio Grande, em benefício de elemento mais ligado a regência. Bento Gonçalves mantivera laços de amizade com D. Pedro I que havia abdicado (a menoridade de D. Pedro II impediu-o de assumir, de pronto, o comando do Império, originando, como consequencia, o período regencial).
  • Defendiam a descentralização o poder, a autonomia administrativa das, provincias , o sistema federalista.

A falta de recursos financeiros, mais evidente na segunda metade do confronto farroupilha , deixou os soldados sulistas com indumentária maltrapilha, sendo apelidados de farrapos.