Fascínios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fascínios
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 60 minutos
Criador(es) António Barreira
País de origem  Portugal
Idioma original Português
Produção
Produtor(es) NBP
Elenco Alexandra Lencastre
Rogério Samora
João Perry
Fernando Luís
Marco Delgado
Lia Gama
Julie Sargeant
Vera Kolodzig
Pedro Granger
Mariana Monteiro
Marina Mota
Tema de abertura "Encosta-te a Mim", de Jorge Palma
Exibição
Emissora de
televisão original
Portugal TVI
Transmissão original 26 de Novembro de 2007 a 5 de Outubro de 2008
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 215
Cronologia
Último
Último
Ilha dos Amores
Olhos nos Olhos
Próximo
Próximo

Fascínios é uma telenovela portuguesa da autoria de António Barreira, escrita com Eduarda Laia, Patrícia Müller, Manuel Tomás, Marta Coelho e Sandra Rocha, transmitida pela TVI que substitui Ilha dos Amores. As suas gravações decorreram entre Lisboa, São Pedro de Moel, Seixal e Goa, na Índia. Encontra-se em reposição na TVI Ficção desde 3 de Agosto de 2014.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Óscar Ventura (João Perry) é dono duma incomensurável fortuna, construída a partir do nada. Em 1961, aquando da invasão de Goa pelas tropas da União Indiana, Óscar viu-se obrigado a fugir para Portugal, trazendo consigo a sua filha Helena Basur Ventura (Helena Laureano), de apenas 8 meses. Para trás ficaram Kali Basur Ventura (Rita Pereira), sua companheira, que morre numa estrada minada em que o seu carro explode, e Raul Basur Ventura (Rogério Samora), o seu filho de 6 anos, que havia perdido o rasto dos pais. Óscar chegou a Portugal apenas com a roupa do corpo, mas a sua força depressa o impulsionou para o trabalho, que o transformaria num milionário alguns anos depois, dono do Grupo Ventura, onde pontua a conceituada e cara loja "Imperium".

Óscar casa com Margarida Miranda (Alexandra Lencastre), uma mulher ambiciosa e calculista, que traçou um plano perfeito para fisgar o milionário. De partida para lua-de-mel, Óscar, que quase havia perdido a esperança de encontrar o seu filho ainda vivo, é informado de que Raúl se encontra na Índia. E muda o destino da lua-de-mel para ir ao encontro do filho, cujo rasto perdeu há 46 anos. O reencontro com Raúl é o contrário do que o milionário esperava. Raúl fora adoptado por uma família indiana, no seio da qual cresceu, alimentando um ódio sem limites contra o pai biológico, por quem julga ter sido abandonado. Depois de dizer a Óscar que jamais o perdoará, Raúl conhece Margarida nas ruas de Goa e sem saber quem é aquela bela mulher, os dois acabam por se apaixonar julgando que nunca mais se vão ver. Até que o destino coloca novamente Raúl no caminho do pai, quando a empresa daquele ganha um concurso para modernização dos sistemas de segurança da loja "Imperium". Helena, a filha de Óscar, vive um casamento rotineiro com o ambicioso Jaime Brandão (Fernando Luis). Dedicada ao trabalho, cheia de energia e iniciativa, Helena nem sequer se apercebe de que o marido a trai com a sua melhor amiga, Carolina Lopes de Almeida (Joana Seixas), e com a madrasta, Margarida. Aliás, foi Jaime quem introduziu Margarida no seio da família Ventura e a ajudou a conquistar Óscar. Quando o milionário marcou casamento com Margarida, esta e Jaime traçaram um plano maquiavélico para se apoderar de toda a fortuna dos Ventura.

Leonor Ventura Brandão (Sara Prata) é filha de Helena e Jaime. Doce e meiga, namora com o possessivo Guilherme Lopes de Almeida (José Fidalgo), mas o seu coração irá pertencer a Vicente Oliveira (Nuno Janeiro), um jovem garçon que Guilherme colocará na prisão através dum equívoco. Ao invés de afastar Leonor do rapaz, o plano de Guilherme tem o efeito oposto: aproxima-os ainda mais. Apesar de namorar com Leonor, Guilherme é disputado por outras mulheres. Andreia Amaral (Sofia Ribeiro), uma rapariga pobre, aspirante a modelo, passa o tempo na cola do milionário, assim como Renata Miranda (Vera Kolodzig), a maquiavélica filha de Margarida, que, apesar de gostar de Paulo Andrade Correia (Pedro Caeiro), rapaz duma classe social inferior, não admite esse sentimento e considera que Guilherme é o homem que precisa para conseguir o mesmo estatuto da mãe.

Amália Lopes de Almeida (Helena Isabel) é detentora de 10% do Grupo Ventura, mas preferiu deixar essa área dos negócios ao filho, Guilherme, já que tem uma vida profissional agitadíssima. Amália é proprietária dum grupo editorial, onde pontua a revista "Flagrante", especializada em expor os escândalos dos famosos e dirigida pelo seu genro, Frederico Moreira (Marco Delgado), e para a qual trabalha o paparazzo Fábio Barreto (Tiago Castro). Frederico é casado com Constança Lopes de Almeida Moreira (Paula Neves), a filha mais velha de Amália, obstetra de profissão. Há sensivelmente um ano atrás, Constança e Frederico perderam o seu único filho, que morreu atropelado. Desde essa altura que Constança se sente culpada pela morte da criança, além de saber que Frederico também a culpa, já este se desinteressou da mulher e passa a vida a ter inúmeros casos extra-conjugais. Constança sabe dos relacionamentos do marido e, quando sentir que o seu casamento corre sérios riscos de acabar, tomará uma atitude louca, que será um escândalo quando for descoberta.

Salvador Lopes de Almeida (Pedro Granger) é o filho mais novo de Amália e vive num mundo à parte. Completamente desapegado de tudo o que sejam bens materiais, repugna o dinheiro e entra em processo de depressão quando o seu melhor amigo se mata por estar endividado. Depois de quase incendiar a casa onde a família vive, Salvador é internado numa instituição psiquiátrica, donde foge e embarca para a Índia, depois duma série de sonhos e premonições. Na Índia, Salvador conhece Nalini Rajgar (Mariana Monteiro), aquela que será a dona do seu coração, por quem se apaixona à primeira vista. O mesmo se passa com a rapariga, mas Nalini está de casamento marcado com um jovem da sua casta que ela nem sequer conhece, uma vez que a união foi negociada pela sua família. Salvador e Nalini envolvem-se, mas o rapaz vai perceber que os dois já se cruzaram noutras vidas, onde sempre a perdeu. E tudo fará para não a perder nesta!

Quem quer distância da família é Margarida, que paga para manter os pais, Alfredo Miranda (José Eduardo) e Nazaré Miranda (Lia Gama), bem como o irmão, Cristiano Miranda (Pedro Górgia), longe de si. Alfredo, Nazaré e Cristiano têm a vigarice na massa do sangue e, embora recebam dinheiro de Margarida, passam a vida atrás da filha mais velha. A única que não quer saber de Margarida é a sua irmã Ester Miranda (Julie Sargeant), uma mulher trabalhadora, divorciada, com dois filhos para criar, que não concorda com os meios que Margarida usa para subir na vida e manter o seu estatuto. Aliás, Margarida e Ester odeiam-se mutuamente.

Vizinhos da família de Margarida são Leopoldo Amaral (Júlio César) e Rosa Amaral (Marina Mota), um ex-militar já reformado e uma funcionária pública na pré-reforma, cujos dias são passados a atazanar a cabeça daqueles que moram no bairro. O sonho do casal, conhecido como Xerife e Bebé, é casar as filhas, Andreia e Emília Amaral (Victória Guerra), com dois homens ricos. Enquanto Andreia parece disposta a isso, Emilinha não abdica do seu romantismo e garante que só casará por amor.

Nas suas horas de solidão, Óscar tem o apoio incondicional de João Andrade (Francisco Nicholson) e Elvira Andrade (Margarida Carpinteiro), casal que o acompanha desde os tempos da Índia. Foi Andrade que ajudou Óscar a fugir naquela altura, tendo este trazido a mulher do amigo em sua companhia, enquanto Andrade, militar em serviço, ficou preso em terras indianas. Hoje, Andrade e Elvira vivem na mansão de Óscar, são os seus melhores amigos e confidentes.

Andrade e Elvira são pais de Cândida Andrade (Rita Salema), uma mulher batalhadora, que teve um primeiro casamento com Mateus Correia (Marcantónio Del Carlo), um viciado em jogo, e que actualmente é casada com Eduardo Machado (Guilherme Filipe), um advogado fracassado. Deste casamento nasceu Sara Andrade Machado (Teresa Macedo), uma jovem rebelde, sobre quem os pais não têm controlo.

O grande sonho de Óscar é fazer as pazes com o filho e unir os dois irmãos, Helena e Raúl, que não se suportam. Andrade, o fiel amigo de Óscar, ajudará este na conquista do coração de Raúl.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Rita Pereira fez uma participação especial como Kali Basur.
Elenco - 1961
Ator Personagem
Diogo Amaral Óscar Ventura
Rita Pereira Kali Basur
Renato Godinho João Andrade
Joana Bastos Elvira Andrade
Duarte Figueiredo Raul Ventura
Eva Mercês Helena Ventura
Elenco - 2007
Ator Personagem
José Eduardo Alfredo Miranda
Helena Isabel Amália Lopes de Almeida
Sofia Ribeiro Andreia Amaral
Diogo Raquel Bruno Miranda Medeiros
Rita Salema Cândida Andrade Machado
Joana Seixas Carolina Lopes de Almeida
Paula Neves Constança Lopes de Almeida Mor
Pedro Górgia Cristiano Miranda
Guilherme Filipe Eduardo Machado
Margarida Carpinteiro Elvira Andrade
Vitória Guerra Emilinha Amaral
Julie Sergeant Ester Miranda Medeiros
Tiago Castro Fábio Barreto
Beatriz Figueira Filipa Miranda Medeiros
Marco Delgado Frederico Moreira
José Fidalgo Guilherme Lopes de Almeida
Helena Laureano Helena Ventura
Fernando Luís Jaime Brandão
Francisco Nicholson João Andrade
Sara Prata Leonor Brandão
Júlio César Leopoldo Amaral
Alexandra Lencastre Margarida Miranda
Marcantónio Del Carlo Mateus Correia
Mariana Monteiro Nalini Bajgar / Ventura
Lia Gama Nazaré Miranda
João Perry Óscar Ventura
Pedro Caeiro Paulo Andrade Correia
Rogério Samora Raul Ventura / Yash Rajgar
Vera Kolodzig Renata Miranda
Marina Mota Rosa Amaral
Pedro Granger Salvador Lopes de Almeida
Teresa Macedo Sara Andrade Machado
Nuno Janeiro Vicente Oliveira

Banda sonora[editar | editar código-fonte]

Fascínios
Vera Kolodzig na capa da banda sonora
Banda sonora de Vários artistas
Idioma(s) Português
Inglês
Formato(s) 2 CDs
Gravadora(s) Farol Música


CD1[editar | editar código-fonte]

N.º Título Música Personagem Duração
1. "Enconsta-te a Mim"   Jorge Palma Genérico  
2. "If You Were a Sailboat"   Katie Melua Leonor  
3. "Secreto Segredo"   Gil do Carmo    
4. "Namoro"   Teresa Salgueiro Rosa  
5. "Sem Vintém"   Ala dos Namorados Cristiano  
6. "(Bem) na Minha Mão"   Susana Félix Ester  
7. "Se te Amo"   Qunita do Bill    
8. "Há Amores Assim"   Donna Maria    
9. "Confidências da Minha Rua"   Viviane Leopoldo  
10. "O Lugar"   Tiago Bettencourt & Mantha Guilherme  
11. "Castelos no Ar"   Rita Guerra Margarida  
12. "Vs"   Ricardo Azevedo    
13. "Vontade de te Matar"   Filarmónica Gil    
14. "Do Outro Lado do Olhar"   Sépia Leonor e Vicente  
15. "Tão Perto Tão Longe"   Hands On Approach Renata e Paulo  
16. "Boca do Mundo"   Mesa    
17. "O Que Fazes Tu de Mim"   Xaile    
18. "Did You Really Love Me"   Corvos    

CD2[editar | editar código-fonte]

N.º Título Música Personagem Duração
1. "Gostar de Ti"   Rita Guerra Constança  
2. "Se um Anjo te Levar"   Ménito Ramos Nalini e Salvador  
3. "Escolha do Sentido"   Sépia Nalini  
4. "Império em Chamas"   Alémmar    
5. "Se o Amor Fosse só Isso"   Patrícia Vasconcelos Jaime e Carolina  
6. "Verdade do Teu Calor"   Ricky    
7. "É Melhor Assim"   Pedro Vaz    
8. "O Amor Não Cai"   Sandra Fidalgo Amália  
9. "Shangrilá (Goa)"   Gonzaga Coutinho (part. especial de Rão Kyao)    
10. "Música ao Longe"   Yami    
11. "Gato Preto"   Jorge Vádio Nazaré  
12. "Nada"   Jorge Cruz    
13. "A Frase Mais Vulgar"   João Tiago Silva    
14. "A Vida Inteira (Não Tem Fim)"   Dora Raul e Margarida  
15. "Tribunal da Relação"   Mesa    
16. "Burning Down The House"   Corvos    
17. "Inidia 1 (Instrumental)"   Projecto CM    
19. "Electric Opus (Instrumental)"   David Cid e Ricardo Sousa    
20. "Green Fields 1 (Instrumental)"   David Cid e Ricardo Sousa    

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O mote para esta novela foi Entre o amor e o dinheiro. Ela prefere os dois., referindo-se claramente à vilã e protagonista Margarida Ventura, que se casa com um homem mais velho, Óscar Ventura (João Perry), apaixonada pelo filho dele Raúl Ventura (Rogério Samora), fazendo tudo para ficar com a herança do marido e, após a morte deste, para conquistar o seu filho.
  • Terceira vilã de Alexandra Lencastre em telenovelas. Depois de Isabel (em A Banqueira do Povo) e Luíza Albuquerque (em Ninguém como Tu) desta vez dá vida a Margarida Ventura. Inesquecível o seu bordão 'Deus me dê paciência'! E também os nomes que chamava às personagens de quem não gostava: 'O Coxo/O Perneta' (Andrade), 'A Velha/A Coruja' (Elvira) e a 'Ex-Mosquinha Morta' (Helena).
  • Algumas das cenas em Goa tiveram como locação a antiga Fortaleza da Aguada.
  • Fascínios, teve como título provisório Imperius.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]