Fatal Frame (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fatal Frame
Produtora Tecmo
Editora(s) Tecmo
Plataforma(s) PlayStation 2, Xbox
Data(s) de lançamento Japão 13 de dezembro de 2001
Estados Unidos 4 de março de 2002
União Europeia 8 de agosto de 2002
Gênero(s) Survival horror
Modos de jogo Single player
Média DVD-ROM

Fatal Frame, ou Zero (零〜zero〜) no Japão e Project Zero na Europa, é um jogo de video game lançado para o PlayStation 2 e Xbox, o jogo é do estilo Survival horror, é o primeiro da série Fatal Frame.

História[editar | editar código-fonte]

Nove dias se passaram desde que Mafuyu Hinasaki, irmão de Miku Hinasaki, desapareceu.

Tudo isso começou há um mês atrás.

A mídia noticiou que o novelista Junsei Takamine havia desaparecido enquanto fazia pesquisas para a criação de sua nova novela, e Mafuyu, um aspirante à jornalista, percebeu que tinha algo errado. Mafuyu, então, decide começar a procurar por Junsei, e essa busca o leva a uma mansão abandonada.

A Mansão Himuro localiza-se silenciosa e imponente, embrenhada numa floresta.

Uma lenda dizia que essa mansão pertenceu à um rico latifundiário, que tinha o controle absoluto da área. Mas agora, a mansão não passa de uma sombra destruída pelo tempo.

Ao que Mafuyu explora a mansão, ele acha recados em papéis escritos pelo próprio Junsei e sua equipe. Esses recados remetiam um número de eventos misteriosos que aconteceram no passado negro da mansão.

Para descobrir mais sobre o que aconteceu com a mansão e com Junsei, Mafuyu se embrenha cada vez mais na mansão, e percebe que ele não está sozinho.

Miku foi para a Mansão Himuro para achar seu irmão. E ela não fazia idéia no que estava se metendo.

Datas de Lançamento[editar | editar código-fonte]

Playstation 2

Xbox

Personagens[editar | editar código-fonte]

Noites[editar | editar código-fonte]

Spoilers

Noite 0 - Himuro Intro[editar | editar código-fonte]

Mafuyu Hinasaki chega na Mansão Himuro em busca de seu mentor Junsei Takamine e o resto de seu grupo de pesquisa. Ele leva a velha camera de sua mãe, que tem a capacidade de exorcizar espíritos. Enquanto está ali, ele tem flashbacks do grupo chegando na mansão, assim como encontrando seus moradores. O grupo é sequestrado e morto pelos espíritos, e no fim desse capítulo, é deixado claro que Mafuyu também fora sequestrado.

Nesse capítulo, o jogador aprende vários comandos básicos do jogo, como atirar em fantasmas. Somente quatro cómodos da mansão foram explorados: a Entrance (Entrada), o Fireplace Room (algo como Sala da Lareira), o Rope Hallway (Corredor das Cordas) e o Upstairs (algo como escada á cima ou segundo andar).

Noite 1 - Strangling Ritual[editar | editar código-fonte]

Após nove dias, Miku Hinasaki chega na Mansão Himuro, em busca de seu irmão. À medida que avança na mansão, encontra a Câmera Obscura, a antiga camera de sua mãe. Miku continua investigando a mansão, resolvendo enigmas e lutando contra espíritos, até que chega num templo sagrado da Mansão Himuro e encontra o espírito do mentor de seu irmão, Junsei Takamine. Após enfrentá-lo, o espírito de uma garota aparece, e Miku é capturada.

Nesse capítulo, somos apresentados a muitos fantasmas que continuarão a aparecer até o fim do jogo, como Broken Neck e Long Armed Man. Também, é encontrado o primeiro pedaço de espelho, que será muito importante até o fim do jogo. O boss, Junsei Takamine, é fácil de se vencer, porém, a garota que aparece, Kirie, não pode ser derrotada até o fim do jogo.

Noite 2 - Demon Tag[editar | editar código-fonte]

Miku acorda numa sala de bonecas, e marcas de cordas são deixadas em sua foto e em seu corpo, nas mãos, nos pés e no pescoço. Nesse capítulo, Miku descobre uma terrível verdade: o primeiro ritual da família Himuro, o chamado de Demon Tag(ou pega-pega), pode parecer uma simples brincadeira, porém, escolhe duas crianças para um ritual cruel... um ritual no qual a primeira criança a ser pega é considerada fraca, e, depois de alguns anos, essa criança, já adulta, tem de por uma máscara com espinhos nos olhos, e após ser cega, tem de escolher duas outras crianças.

Nesse capítulo, ocorre a primeira aparição de Blinded, um dos fantasmas mais fortes do jogo. Blinded aparece durante o capítulo como um fantasma facilmente exorcizável, e, no fim, como um boss extremamente forte. Também, Miku encontra outros pedaços do espelho sagrado. Nesse capítulo ainda descobrimos um lugar chamada Demon Mouth, ou "Boca do demônio", onde Miku enfrenta Blinded como boss e onde há uma gigantesca porta, na qual Miku entra na terceira noite. Depois de derrotar Blinded na Demon Mouth, Kirie aparece novamente, e ela novamente não pode ser derrotada.

Noite 3 - The Calamity[editar | editar código-fonte]

Miku descobre o que acontece com a segunda criança, a última a ser pega na Demon Tag: ela é presa e purificada, separada do mundo por 3669 dias, e no 13º dia do 12º mês, acontece o Ritual do Estrangulamento: a garota tem cordas amarradas em seus pulsos, em seus tornozelos e em seu pescoço, e essas cordas são puxadas, mutilando a garota. O sangue que espirra nessas cordas é usado para fechar o portal do Inferno. Porém, o último ritual deu errado: a garota, um dia, olhou pela janela e viu um homem, que era extremamente parecido com Mafuyu. Ela se apaixonou, e, quando o mestre da família percebeu isso, mandou matar o homem. A garota percebeu o que havia acontecido, e essa paixão manchou seu sangue: ela já não era mais pura. Assim, o ritual deu errado, e o espirito da garota foi consumido pelas trevas que saíram do Inferno, fazendo dela uma forte assombração. O chefe da família, por sua vez, enlouquece com as Trevas, pega sua katana e mata todos os membros da família e qualquer pessoa que ali passava, e depois se mata, formando assim, uma vila inteira de espíritos consumidos pelas Trevas. A garota que foi sacrificada e consumida pelas Trevas é ninguém menos que... Kirie!

Nesse capítulo, Miku encontra o penúltimo pedaço do espelho sagrado.

Miku enfrenta no fim do capítulo o Mestre da família, e abre um templo que, traduzindo seu nome, significa algo como "Templo da Lua Cheia". Nesse templo, ela abre uma passagem secreta que a permite chegar ao corredor que leva para a porta do Inferno. Nesse corredor, Kirie aparece mais uma vez, e, ao contrário das outras vezes, a única maneira de passar para o próximo capítulo não é ser capturado, e sim fugir. Assim que Miku chega á escada, o espírito de uma garota, que mais tarde revela-se ser o espírito de Kirie em sua forma pura, a ajuda a escapar.

Noite Final - Kirie[editar | editar código-fonte]

Miku consegue fugir do corredor, e acorda numa sala em que encontra fotos que sua mãe tirou. Após resolver outra série de enigmas, ela encontra Kirie novamente, e tem de fugir para se salvar. Assim que está segura, ela entra no Templo da Lua Cheia novamente, e desce as escadas para o corredor do Inferno. Assim que entra, ela tem uma visão de Kirie sendo levada para realizar o Ritual, e de Mafuyu interrompendo a caminhada da família.

Assim que volta a si, Miku caminha até o último portão, o portão que guarda o portão do Inferno, e encontra um bilhete de Mafuyu. Nele, está escrito que Mafuyu também conseguiu desenrolar toda a história, e que, aparentemente, ele é muito parecido com o homem por quem Kirie se apaixonou. Nessa carta, ele pede para que Miku volte, pois é muito perigoso, mas ela ignora o aviso e entra. Ela então acha o portão do Inferno aberto, e Kirie aparece para atacar. Apesar de lutar muito, Miku não consegue derrotar Kirie, que destrói a camera. Assim que a camera se despedaça no chão, Miku encontra o último pedaço do espelho, que estava na camera. Com o espelho completo, ela o posiciona na pedra em frente ao portão e as Trevas são destruídas. Kirie finalmente se encontra pura novamente, e Mafuyu é liberto. A garota Kirie, aquela que ajudou Miku a escapar, lembra Kirie de seu destino, e Kirie se sacrifica. A caverna começa a desabar, e Miku chama Mafuyu para fugir. Ele se recusaa deixar Kirie sozinha, e a caverna desaba.

Miku acorda do lado de fora da mansão, e vê os espíritos da família subindo para o céu. Ela percebe que seu irmão não saiu, e que agora está sozinha no mundo. No fim do jogo, ela diz:

Foi então que parei de ver coisas que outras pessoas não veêm

Ao terminar o modo "Nightmare", um novo e verdadeiro final é revelado: ao invés de ficar com Kirie, Mafuyu escapa da mansão junto com Miku.

Diferencias Regionais e de Plataformas[editar | editar código-fonte]

Regionais

  • O nome da série é diferente no Japão, na Europa e nos EUA: no Japão, o série é chamada de Zero, enquanto na Europa é chamada de Project Zero e nos EUA é chamada de Fatal Frame.
  • Miku se vestia diferente no jogo original japonês: ao invés do cabelo preto, seu cabelo era ruivo e ela se vestia com algo parecido com um uniforme escolar. Esse designe foi usado para o jogo Fatal Frame III: The Tormented.
  • Depois que o jogo foi lançado para Playstation 2 em todas as regiões, foi lançado para Xbox no Japão com alguns extras e algumas diferenças, como, por exemplo, o nome da série em Xbox no Japão é Fatal Frame ao invés de 零~Zero~.
  • Outro relançamento do "Best of the Bests" dos tres primeiros jogos foi lançado antes do lançamento do quarto jogo, Fatal Frame IV.

Plataformas

  • A versão Xbox contém novos textos e diários, o novo modo de dificuldade Nightmare, um novo boss e um novo fim("Photograph"), fantasias extras e mais fantasmas escondidos. Os kanjis de números japoneses foram trocados por números romanos.
  • Na versão PS2 do jogo Monster Rancher 4, Miku é uma personagem, com uma Câmera Obscura e dois fantasmas ao seu redor.

Baseado numa história real?[editar | editar código-fonte]

Nas versões americana e européia(assim como em Xbox), a frase "Baseado numa história Real" foi adicionada a capa. Isso causou uma grande dicussão, que continua até hoje, se os fatos são realmente verdadeiros. Quanto ao assunto, a Tecmo disse: A história assustadora do jogo foi baseada em duas histórias do folclore japonês, as duas sobre regiões montanhosas do interior do Japão

Ligações externas[editar | editar código-fonte]