Fatal Fury: King of Fighters

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fatal Fury: King of Fighters
Produtora SNK
Editora(s) SNK Playmore
Plataforma(s) Neo Geo 16-bit
Data(s) de lançamento Japão e E.U.A.: 1992
Gênero(s) Jogo de luta (2D)
Modos de jogo Singleplayer e Multiplayer
Número de jogadores 1 a 2
Classificação ESRB: Não classificado (NR)
Média Cartucho 55 MB

Fatal Fury: King of Fighters (餓狼伝説~宿命の闘い~, Garou Densetsu ~Shukumei no Tatakai~?, A lenda do lobo faminto: A luta do destino) é um videogame produzido no ano de 1991 pela empresa fabricante de jogos SNK.

História[editar | editar código-fonte]

Southtown...Uma cidade com uma grande atividade industrial e, acima de tudo, bem conhecida por sua vida noturna apaixonante e as lutas interessantes que ocorrem nos becos da cidade pequena. Porque, basicamente, essa é a vida, o fluxo que alimenta as veias de Southtown. Lutar deixou de ser um passatempo para se tornar um modo de vida, um modo para sobreviver em uma cidade furiosa. Até mesmo se você escolhesse outro caminho, no final das contas, sua vida o levaria cedo ou tarde à batalha na arena. Em resumo, isto reflete a natureza violenta dos cidadãos de Southtown. Porém, isto se tornou mais evidente desde a chegada de um homem misterioso chamado Geese Howard.

Geese Howard se estabeleceu logo como o homem mais poderoso em Southtown, graças às operações ilegais com armamento e processamento de drogas. Suas riquezas pessoais se tornaram além do que qualquer pessoa poderia imaginar, ultrapassando até mesmo a do prefeito de Southtown. Embora ele não fosse o prefeito da cidade, Geese começou a inserir o fluxo de corrupção e temor nos corações da política de Southtown. Alcançou tais níveis que os policiais não só foram bem liquidados mantendo a boca fechada como também temem por suas vidas. As pessoas em Southtown não eram diferentes. As operações ilegais de Geese não puderam ser paradas de qualquer forma. E até mesmo se eles tentassem, seriam logo castigados violentamente pelas forças de Geese. Mas Geese não era um homem que precisava de proteção pessoal todo o dia. Geese é um mestre na escola de artes marciais chinesas Hakkyokuseiken e a sua força é tão terrível que ninguém tinha sobrevivido estando na frente dele. Ele emite um poder incrível de suas mãos.

Geese regeu Southtown com mão de ferro, realmente. Porém, para se manter entretido e eliminar alguma possível oposição, Geese criou o torneio "The King of Fighters". A competição envolvia um grupo de lutadores se enfrentando para ver verdadeiramente quem é o mais poderoso e desafiar Geese no campeonato. Porém, ninguém nunca chegou a isso, desde que Geese colocou o seu número um como guardacostas pessoal, o mestre do bastão Billy Kane, da Inglaterra. A habilidade dele com o bastão era admirável. Ele fez um trabalho rápido com qualquer um que o desafiou. Por isso Geese quase nunca lutou com qualquer pessoa.

Contudo no início de outro torneio, competidores novos entraram. Tudo parecia praticamente normal, com exceção de uma coisa, um certo par de irmãos que entrou para tornar as coisas mais difíceis para Geese e seus homens. E era bastante óbvio, considerando que o pai deles, outro grande mestre de Hakkyokuseiken chamado Jeff Bogard, foi morto por Geese. Jeff sempre foi um estudante melhor e um lutador mais forte que Geese. Por isso Geese o eliminou como qualquer possível ameaça para o domínio dele na cidade. Porém, os dois filhos de Jeff, Terry Bogard e Andy Bogard, junto com um amigo, o kick boxer japonês Joe Higashi, vieram para vingar-se de Geese. Então, o campeonato ficou sério. Era notável a facilidade deles em ganhar as batalhas, até mesmo do grande Billy Kane. Geese viu nisso a oportunidade perfeita para esmagar os vermes. Porém, ele ficou surpreso com a incrível força do irmão mais velho, Terry Bogard. Ele usava todas as técnicas de seu pai, mas ele tinha algo que o diferenciava de Jeff: o fato de ele na verdade gostar de lutar e derrotar os oponentes mais fortes. Geese não ficou entusiasmado com aquele homem, mas ficou surpreso por ele saber mais técnicas. Na agonia de sua derrota, Geese foi batido para fora da janela no topo da torre onde ele e Terry estavam lutando. Foi presumido que Geese estava morto.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagens principais (selecionáveis)[editar | editar código-fonte]

Inimigos[editar | editar código-fonte]


Chefes[editar | editar código-fonte]

Sistema de jogo[editar | editar código-fonte]

  • Direcional de 8 direções
  • Botão A: soco
  • Botão B: chute
  • Botão C: agarrão
  • Botão D: sem função

Trivia[editar | editar código-fonte]

  • Apesar de aparecer neste jogo no papel de adversário, Tung Fu Rue é na verdade o mestre de Terry e Andy e deseja apenas testar as habilidades de seus alunos. Tung também foi o mestre de Cheng Sinzan, Geese Howard e Jeff Bogard.
  • De acordo com a história oficial, Geese Howard assassinou Jeff Bogard quando Terry e Andy ainda eram crianças, devido ao mestre Tung tê-lo desprezado por ser maligno e ensinado apenas a Jeff os segredos de sua arte marcial.
  • Este jogo foi o 1º jogo de luta em que um lutador (Michael Max se você ficar fugindo muito e Geese Howard) podia provocar o adversário.
  • Fatal Fury: The King Of Fighters foi lançado antes de Street Fighter II e conta com ex-programadores que trabalharam no Street Fighter I.
  • Este jogo foi originalmente nomeado como Real Bout, mas depois os produtores mudaram de idéia. Porém, pode-se ver essa inscrição em alguns estágios do jogo. Curiosamente, a série foi renomeada de volta para Real Bout a partir de sua quarta edição (Real Bout Fatal Fury)
  • O capoeirista brasileiro Richard Meyer aparece neste jogo pela única vez como um personagem de luta. Porém, na sequência da série de jogos, seu aprendiz Bob Wilson passa a representá-lo e ele faz cameos nos cenários.
  • O boxeador afro-americano da categoria peso-pesado Michael Max é uma homenagem da SNK a um dos maiores lutadores de boxe de todos os tempos: Mike Tyson.
  • O DJ/Mixer profissional, rapper e dançarino profissional Duck King é uma homenagem meio tonta da SNK ao rapper afro-americano MC Hammer (Stanley Kirk Burrell), usando suas calças de paraquedista e usando breakdance como estilo de luta.
  • O brasileiro mestre de Capoeira e proprietário da rede de restaurantes, bares e boates Pao Pao Café Richard Meyer é uma homenagem (ainda que tonta) da SNK ao comediante, ator, cantor e escritor estadunidense Richard Pryor.
  • O último mestre do Hakkyokuseiken, um antigo estilo de kung fu incomum com base nas artes marciais, Tai chi chuan e Bājíquán, conhecido como Holy Fist of Eight Ways (八極聖拳, Hakkyokuseiken?), o lendário mestre ancião da China Tung Fu Rue é uma homenagem da SNK ao personagem Mestre Kame da série de mangá e anime Dragon Ball.
  • O lutador tailandês de Muay Thai (Boxe Tailandês) Hwa Jai é uma homenagem da SNK ao personagem Tong Po (intepretado pelo autor belga de origem marroquina Michel Qissi, nascido Mohammed Qissi, e mestre de boxe, caratê shotokan, kickboxing e muay thai) do filme Kickboxer - O Desafio do Dragão (1989).
  • O lutador australiano de Luta Livre Profissional (Pro Wrestling) Raiden/Big Bear é inicialmente uma homenagem da SNK ao lutador estadunidense de Luta Livre Profissional (Professional Wrestling ou Pro Wrestling) Big Van Vader (Leon Allen White), muito famoso nos anos 1980 e 1990 no Japão.
  • O mestre de artes marciais japonesas Geese Howard é possivelmente baseado no vilão Souther da série de mangá e anime Hokuto no Ken (Fist of The North Star).
  • Duck King, Michael Max e Richard Meyer são amigos e rivais de longa data.
  • Bill Kane, Raiden/Big Bear e Hwa Jai são os principais guarda-costas pessoais e os lutadores mais fortes a serviço de Geese Howard.
  • Geese Howard é o principal chefe do crime organizado de South Town. É o criador e o primeiro anfitrião do torneio de artes marciais mistas chamado de The King of Fighters, organizado na cidade estadunidense de South Town no ano de 1992.
  • Neste jogo, caso o jogador queira desafiar um outro jogador (jogar contra), primeiro os dois devem derrotar juntos o personagem controlado pelo jogo (2 contra 1). Isso somente não pode acontecer ao se enfrentar Geese Howard.
  • A música ouvida quando dois jogadores se enfrentam é retirada da 1ª fase de outro jogo produzido pela SNK: Street Smart.
  • A versão japonesa possui uma jogabilidade melhor sendo os movimentos os mesmos do Fatal Fury 2. A versão americana possui comandos difíceis de se fazer.