Fazenda São José do Sossego

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fazenda São José do Sossego é uma propriedade rural de Conceição de Macabu, Estado do Rio de Janeiro, que denominou a localidade do Sossego, ao sul do município.

Fundada a partir da sesmaria recebida pelo português Manuel Figueiredo em princípios do século XIX, era acessível por meio fluvial, através das navegações pelos rios São Pedro e Aduelas.

Tornou-se famosa mundialmente ao receber Charles Darwin, autor da Teoria da Evolução das Espécies, como hóspede entre 12 e 19 de abril de 1832, quando o naturalista inglês empreendeu visita ao interior da Província do Rio de Janeiro.[1][2] Darwin chegou ao Rio de Janeiro em seu veleiro Beagle e contactou Patrick Lennon que possuía uma fazenda na região de Conceição de Macabu. Este o trouxe até o local e Darwin ficou aos cuidados do Dr. Robert Lawrie Reid, escocês, casado com Maria Figueiredo Lawrie, filha de Manuel Figueiredo, o proprietário da Fazenda São José do Sossego.

Referências

  1. Abreu Gomes, Marcelo. (2006). ABC de Macabu - Dicionário de Topônimos e Curiosidades de Conceição de Macabu. p374. Gráfica e Editora Macuco.
  2. «Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu». www.conceicaodemacabu.rj.gov.br. Consultado em 22 de abril de 2021