Fazer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Oy Karl Fazer Ab
Fazer
empresa privada
Atividade alimentícia
Fundação 1891
Sede Helsínquia,
Empregados 15.800 em 2008
Produtos alimentícios
Website oficial Página oficial

Fazer é uma empresa filandesa na área de alimentos.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada por Karl Fazer.[1] (um chef com 25 anos nesta época) em Helsínquia, no outono de 1891[1], a partir de uma cafeteria que produzia seus próprios produtos, como pães, pasteis, doces e chocolates. Com a popularidade de seu estabelecimento, Fazer abriu uma fábrica no ano de 1897, após um acordo firmado com seu irmão, Max Fazer, que possuía um mercado atacadista, para a distribuição dos produtos[2]

Após a morte de Karl, em 1932, assumiu a administração da industria Fazer, seu filho Sven Fazer, que a partir de 1939, transformou a empresa, numa das maiores industria de alimentos da Finlândia, especializada em chocolates e bombons.[1]

Com a Segunda Guerra Mundial, a Fazer começou a produzir macarrão e biscoitos para o exército e na década de 1950[1], já operava algumas indústrias de pães e mais tarde, adquiriu moinhas de farinha.

Na década de 1990, ocorreram algumas fusões e aquisições e a empresa expandiu-se pela Europa. No início dos anos de 2000, associou-se com outras empresas, principalmente a suíça Cloetta, e a Fazer entrou no mercado de confeitos, tornando-se no Grupo Cloetta Fazer.

Em 2008, a família Fazer iniciou um processo judicial para a dissolução do grupo (que possuía mais de 15.800 funcionários), ou a compra total das ações pertencente a Cloetta. Como resultado final do processo, o grupo foi desfeito e cada empresa, Cloetta e Fazer, seguiram caminhos em separado[3].

O café aberto por Karl, em 1891, é mantido em funcionamento pela empresa, tornando-se um ponto de referência turística de Helsínquia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Sítio oficial (em finlandês)

Referências

  1. a b c d Karl Fazer − henkilökuva, Fazer Group 
  2. Fazer E-paper (em finlandês)
  3. Fazer Sweets to be 100% Finnish Again Yle Uutiset (em finlandês)
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.