Faça você mesmo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Faça você mesmo (em inglês do it yourself, sigla DIY) refere-se à prática de fabricar ou reparar algo por conta própria em vez de comprar ou pagar por um trabalho profissional. A prática, atualmente, engloba qualquer área de atividade, dos cuidados médicos ao design de interiores, da publicação à eletrônica.

A partir do final da década de 1970 o princípio faça você mesmo se tornou profundamente associado ao anarquismo e vários outros movimentos anticonsumistas, principalmente nos casos de grande e evidente rejeição à ideia de que um indivíduo deve sempre comprar de outras pessoas as coisas que deseja ou necessita. Faça você mesmo também pode ser considerado como um estilo de vida em que pessoas super motivadas começam a suprir suas necessidades por conta propia,sem precisar da ajuda de outras pessoas.


O faça você mesmo, concebido como princípio ou ética, questiona o suposto monopólio das técnicas por especialistas e estimula a capacidade de pessoas não-especializadas aprenderem a realizar coisas além do que tradicionalmente julgam capazes.

Desenvolvimento do conceito Faça Você Mesmo

Com o aumento do preço da mão de obra nos anos 1950 houve a necessidade das pessoas começarem a fazer as suas pequenas obras em casa.

Os programas de televisão começaram a ensinar a fazer as coisas estimulando o Do it yourself Faça Você Mesmo.

As empresas que vendem os materiais adaptaram-se para os comercializar em pequenas quantidades e com manual de instruções, dando origem às grandes cadeias de venda de produtos para bricolagem.

Com o aparecimento da Internet apareceram vários sites a explicar o passo a passo para fazer tudo o que se possa imaginar. O desenvolvimento do vídeo na Internet deu o impulso que faltava para que qualquer pessoa que deseje fazer um trabalho consiga fazê-lo seguindo o passo a passo explicado pelos vários vídeos disponíveis na Internet.

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Faça você mesmo

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.