Febe (Bíblia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santa Febe
Diaconisa
Nascimento século I d.C.
Morte século I d.C.
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 3 de setembro na Igreja Católica e na Igreja Ortodoxa
25 de outubro na Igreja Luterana
Gloriole.svg Portal dos Santos

Febe (grego koiné Φοίβη) foi uma cristã mencionada por Paulo de Tarso em sua Epístola aos Romanos (Romanos 16:1)[1] .

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Febe era uma cristã, descrita em Romanos como "estando a serviço" da igreja em Cencréia. Dependendo da versão, ela aparece como uma "serva", que se utiliza de uma versão geral ao invés de uma mais específica do original grego. Outros já traduzem o termo como "diaconisa"[1] .

A palavra grega diakonon, utilizada para descrever Febe, é uma forma masculina do substantivo, que poderia ser traduzido como "diácono" ao invés de "diaconisa"[2] .

Enquanto alguns estudiosos mantém que Paulo tenha restringido o cargo de diácono aos homens (Veja "Não permito à mulher"), outros contestam essa afirmação. Quando descrevendo as qualidades que os que ocupam o cargo de "diácono" devem ter, Paulo escreveu que as gunaikas ("mulheres") devem «...ser sérias, não maldizentes, sóbrias, fiéis em tudo.» (1 Timóteo 3:11). Combinado com o fato de que Paulo chamou Febe de diakonos da igreja, a instrução do apóstolo para as "mulheres" em 1 Timóteo pode indicar que havia uma ordem entre os servos na igreja primitiva que incluía membros homens e também mulheres.

Alguns estudiosos acreditam que Febe foi a responsável por entregar a Epístola aos Romanos para os membros da comunidade em Roma[1] [3] .

Referências

  1. a b c St. Phoebe (em inglês) Catholic Online. Visitado em 23/04/2011.
  2. Veja a transliteração do original grego aqui
  3. Por exemplo Borg, Marcus e John Dominic Crossan. The First Paul: Reclaiming the radical visionary behind the church's conservative icon (em ). London: SPCK, 2009. p. 51.
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.