Fecho de mecha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Arcabuz que utiliza o dispositivo de fecho de mecha.

A mecha ou fecho de mecha foi o primeiro mecanismo desenvolvido para o disparo de armas de fogo, que até então eram disparadas manualmente com a introdução de uma brasa ou pavio em um orifício na culatra da arma . O mecanismo consiste em um pavio aceso, a mecha, preso a uma alavanca metálica curva denominada serpentina que quando acionada por outra alavanca presa a parte inferior da arma ou por algum tipo de gatilho curva-se e introduz a mecha por um orifício na culatra da arma incendiando a pólvora. Esse mecanismo possibilitou uma considerável melhora na utilização das armas de fogo, permitindo que o atirador deflagrasse o tiro apenas com o movimento do dedo, enquanto poderia mirar no alvo com maior precisão. Foi criado na Europa no Século XV e foi efetivamente utilizado até a primeira metade do Século XVIII.

Referências

Veja Também[editar | editar código-fonte]