Federação Acreana de Basketball

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Federação Acreana de Basketball
(FEAB)
Tipo Desportiva
Fundação 17 de dezembro de 1990 (33 anos)
Propósito Basquete
Sede Rio Branco,  Acre ( Brasil)
Filiação CBAt
Presidente Atevaldo Santana do Nascimento
Sítio oficial feab.com.br

A Federação Acreana de Basketball (AO 1990: Acriana) (FEAB) é uma entidade do basquetebol no Acre. Sua sede está localizada no Parque da Maternidade, no centro da cidade de Rio Branco. É fialiada a Confederação Brasileira de Basketball.

História[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, a organização dos esportes no Acre era responsabilidade da Federação Acreana de Desportos (FAD), entidade que teve seu nome modificado, em 1983, para a atual Federação de Futebol do Estado do Acre. O basquete acreano só passou a ter entidade própria quando, em 17 de dezembro de 1990, foi criada a Federação Acreana de Basketball pelo professor Gerson Moreira Pinto, presidente da Federação Rondoniense de Basketball (a pedido da Confederação Brasileira de Basketball).

A reunião de fundação da FEAB ocorreu no auditório da Fundação Cultural do Acre, em Rio Branco. O primeiro presidente da entidade foi Atevaldo Santana do Nascimento, na época, um árbitro de futebol de apenas 21 anos de idade.

A criação da FEAB possibilitou que o Acre fosse representado pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Seleções, realizado na cidade de Brasília, em 1991. A equipe, treinada por Mustana Anute, era composta pelos seguintes atletas: Agnaldo Rocha, Cleilton Costa, Clemilton Lima, Dalzimar da Costa, Edwin Mayna, Erivan Silva, James Cley Carvalho, James Eremith de Souza, José Rubens de Souza, Marcel Mourão e Wenden Charles.

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Ano Presidente
1990–1994 Atevaldo Santana do Nascimento
1994–1998 Jorge Pereira da Silveira
1998–2002 José Reinaldo Cajado de Azevedo
2002 Atevaldo Santana do Nascimento
2002–2006 Gilsomar Lopes da Silva
2006–2018 Atevaldo Santana do Nascimento

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.